Datos del trabajo


Título

DIARIO DE CAMPO NA PESQUISA QUALITATIVA DE ENFERMAGEM: DA TEORIA A PRATICA

Introdução

Ao realizar uma investigação é importante que o pesquisador mantenha registros e elabore anotações sobre os eventos ou acontecimentos relacionados ao trabalho de campo, em especial na etapa de coleta de dados. O diário de campo é entendido como um instrumento auxiliar de apreensão da realidade pesquisada1 Além do mais pode ser utilizado como uma tecnologia na prática da pesquisa em saúde, por meio do qual os pesquisadores descrevem suas experiências na condução do estudo, incluem a apropriação das estratégias metodológicas, as dúvidas e inquietações experienciadas, as reações dos entrevistados, os insights e as reflexões teóricas suscitadas.2 Existem diferentes possibilidades para a utilização do diário de campo, nos mais variados métodos de pesquisas qualitativas utilizados pela Enfermagem. Esta ferramenta metodológica pode registrar tanto as perspectivas do pesquisador, quanto as diversas teias, que envolvem cada momento do campo de pesquisa, e no diálogo com os escritos que emergiram das diversas observações.3 Desta perspectiva, emergem algumas indagações: que inquietações mobilizam a prática do diário de campo nas pesquisas de enfermagem? Como criar espaço para descrever as intervenções dos cuidados de Enfermagem nas pesquisas qualitativas?

Objetivos

Descrever o desenvolvimento de uma proposta de construção e análise do diário de campo em pesquisas qualitativas da Enfermagem.

Desenvolvimento

Construção do diário de campo para pesquisas de enfermagem: os registros em diário de campo são feitos a cada encontro com o ser pesquisado-cuidado e/ou ambiente estudado, devem seguir o seguinte plano: data; hora de início e de término do encontro; local; planejamento e atividades desenvolvidas; reconstrução dos diálogos e depoimentos; descrição de relatos particulares, quem esteve envolvido no cuidado, de que maneira e qual a natureza da ação; comportamentos e suposições do pesquisador4 e a descrição dos cuidados de Enfermagem realizados. Reflexões do Processo vivido: após o registro no diário de campo, se faz necessário realizar memorandos do processo vivido, que podem ser considerados espaços analíticos sobre questões chave da pesquisa, passagens críticas que servirão para auxiliar o pesquisador a manter o diário de pesquisa detalhado, orientar o desenvolvimento teórico em curso, as atividades desenvolvidas, além de todas as decisões de análises feitas. Marcação no texto do início ao final de cada Diário de Campo: a maior parte dos registros serão destacadas de acordo com o objeto de estudo a ser pesquisado, objetivos e hipóteses iniciais de forma a permitir o recorte e a quantificação posterior. Tratamento e apresentação dos resultados: após a demarcação das informações pertinentes, será evidente extrair as informações geradas na coleta de dados (na construção do Diário de Campo). Nesta etapa é essencial que o pesquisador tenha percepção do seu constructo teórico, quais os objetivos, questão norteadora e referencial teórico. Tal reflexão gera um número elevado de informações e será necessário organização e olhar crítico alcançado por meios de quadros auxílios para análise de diário de campo. Análise dos temas emergidos: implica em realizar a quantificação, segundo a frequência, presença ou ausência das categorizações realizadas no quadro auxílio. Após a quantificação deverão ser definidas as dimensões nas quais aparecem, podendo agrupa-las, segundo critérios empíricos, teóricos ou ainda hipóteses de análise. E por fim, a Apresentação dos resultados: que podem ser de forma descritiva ou ainda, tabelas, gráficos, quadros.

Considerações Finais

A presente estratégia metodológica de construção e análise de diário de campo em pesquisas qualitativas na Enfermagem foi construída e testada durante o desenvolvimento de um mestrado acadêmico em Enfermagem5 e demonstrou ser uma ferramenta que permite, ao mesmo tempo, relatar atividades de campo, cuidar e pensar no próprio modo de operar a pesquisa, tornando-se uma fonte rica de reflexões. No entanto, para que isso aconteça é necessário precisão às etapas dos procedimentos técnicos e aos diferentes tipos de raciocínios implicados em cada objeto de pesquisa. Salienta-se a possibilidade de incluir nas anotações do diário de campo as articulações, embasamento ou fundamentações advindas do referencial teórico escolhido. Essas inter-relações entre o vivido na prática e as ideias propostas pelo referencial teórico, exigem do pesquisador reflexão, abstração e aprofundamento. A consideração do diário de campo como parte do caminho metodológico torna o instrumento um componente potencializador dos dados coletados para iniciar a análise. Ele contém elementos que foram apreendidos no ato em si de cuidar, no momento de interação com o ser pesquisado e, portanto, possui importância singular e particular. Desta forma, o diário de campo pode fazer o pesquisador enfermeiro compreender o fenômeno para além do controle do dado, e assim, essa técnica poderá de fato, contribuir para o avanço do conhecimento na Enfermagem e desenvolvimento da pesquisa qualitativa.

Palavras Chave

Pesquisa em Enfermagem; Pesquisa Qualitativa; Métodos; Metodologia

1- Sampieri RH, Collado CF, Lucio PB. Metodologia de pesquisa. Trad.: Daisy Vaz de Moraes. 5. Ed. Porto Alegre: Penso; 2013.
2- Araújo LFS, Dolina JV, Petean E, Musquim CA, Bellato R, Lucietto GC. Diário de pesquisa e suas potencialidades na pesquisa qualitativa em saúde. Rev. Bras. Pesq. Saúde. Jul-set, 2013. [acesso 2018 Fev 28]; 15(3):53-6. Disponível em: http://periodicos.ufes.br/RBPS/article/viewFile/6326/4660
3- Oliveira RCM. (Entre) Linhas de uma pesquisa: o Diário de Campo como dispositivo de (in)formação na/da abordagem (Auto)biográfica. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. 2014 [acesso 2018 Mar 18]; 2(4), 1-19. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1059
4- Lopes WO, Saupe R, Massaroli A. Visita Domiciliar: tecnologia para o cuidado, o ensino e a pesquisa. Cienc Cuid Saude, 2008 [acesso 2016 Set 02]; 7(2):241-247. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Aline_Massaroli/publication/251067139_Visia_domiciliar_tecnologia_para_o_cuidado_o_ensino_e_a_pesquisa__DOI_104025cienccuidsaudev7i25012/links/56a7392908ae997e22bbc9c0/Visita-domiciliar tecnologia-paraocuidadooensinoeapesquisaDOI104025cienccuidsaudev7i25012.pdf
5- Tonin L. Aplicação do Modelo de Cuidado Transpessoal em Enfermagem Domiciliar à crianças com necessidades especiais de saúde e suas famílias. Universidade Federal do Paraná; 2017 [acesso 2018 Fev 25]. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/53490/R%20-%20D%20-%20LUANA%20TONIN.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Area

Outros

Autores

Luana Tonin, Maria Ribeiro Lacerda, Luciane Favero, Jaqueline Dias do Nascimento, Ivete Palmira Sanson Zagonel