Datos del trabajo


Título

APLICAÇAO DO MODELO DE CUIDADO TRANSPESSOAL EM ENFERMAGEM DOMICILIAR AS CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE SAUDE E AS SUAS FAMILIAS

Introdução

Os Modelos de Cuidado de enfermagem podem ser entendidos como uma estrutura teórica na qual ocorre inter-relação entre conceitos, pressupostos e formas de cuidar.1,2 Trata-se de uma composição, formada pelos metaparadigmas da Enfermagem (Ambiente, Enfermagem, Saúde, Ser Humano), e outros que se fizerem necessários, além de pressupostos fortalecidos por referencias teórico-filosóficos que objetivam orientar o cuidado.3-5 Nesta perspectiva, em 2013, foi desenvolvido o Modelo de Cuidado Transpessoal em Enfermagem Domiciliar (MCTED)5, com base no Processo de Cuidar de Lacerda.6 Este modelo é orientado teórica e filosoficamente pela Teoria do Cuidado Humano de Jean Watson7, possui pressupostos e conceitos humanistas próprios, e envolve a utilização dos elementos do Processo Clinical Caritas (PCC).8 O MCTED pode ser aplicado para diferentes populações, dentre eles sua utilização para crianças com necessidades especiais de saúde (CRIANES) e seus familiares no domicílio, devido ao número crescente de crianças com essa condição crônica em todo o mundo e suas demandas de cuidados específicas.9,10 Desta forma, considera-se o atendimento às necessidades de cuidado na visão da teórica eleita, o qual é entendida como algo que o ser cuidado considera essencial ou percebida como inevitável.11 Neste referencial compreende-se que para alcançar um estado de saúde ótimo é imprescindível a satisfação das necessidades humanas e que elas funcionem de maneira interdependente, integradas e em uma perspectiva de cuidado holístico.12 Nesta compreensão, a teórica fundamenta-se em uma hierarquia de necessidades, cujas de ordem inferior, seriam as fisiológicas, biofísicas e psicofísicas, e as de ordem superior, correspondem as necessidades psicossociais, de realização, associação e as de busca de crescimento, para assim alcançar a transcendência e o healing.11,12 Conhecendo esta realidade, e reconhecendo a importância da Enfermagem se apropriar de referenciais teóricos para a prática, a questão norteadora deste estudo é: como se dá a aplicação do Modelo de Cuidado Transpessoal em Enfermagem Domiciliar as CRIANES? E verificar se as necessidades de cuidado podem ser atendidas?

Objetivos

Aplicar o Modelo de Cuidado Transpessoal em Enfermagem Domiciliar com CRIANES.

Método

trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de uma Pesquisa-Cuidado (Pesquisa-Intervenção).13 Foram contemplados os cinco componentes essenciais da Pesquisa-Cuidado: aproximação com o objeto de estudo; encontro com o ser pesquisado-cuidado; conexões entre teoria e prática; afastamento do ser pesquisador-cuidador e do ser pesquisado-cuidado; análise do apreendido. Participaram do estudo oito CRIANES e 12 familiares cuidadores, totalizando 77 horas e cinco minutos de cuidado. Para Análise do Apreendido, foi utilizada a “Estratégia Analítica Geral- Contando com Proposições Teóricas” e como técnica analítica específica foi adotada a “Combinação de Padrão14. Para assegurar a condução ética, durante o processo de pesquisa as disposições da Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde (CNS)15foram respeitadas.

Resultados

Os 8 pressupostos do MCTED foram empregados 537 vezes (100%), nas 77 horas e cinco minutos de cuidado. O pressuposto 3 foi o mais utilizado com n= 165 (30,7%), uma vez que este direciona o profissional a utilização dos Elementos do PCC e traz alicerce para a efetivação do cuidado transpessoal. O pressuposto que apresentou menor utilização foi o de número 1, com n=18 (3,3%), por estar intrinsecamente relacionado ao Encontro Transpessoal. Este pressuposto como proposto no MCTED e validado nos achados mostra que o encontro transpessoal necessita de uma frequência maior de encontros vinculação, confiança, amadurecimento na relação e empatia entre profissional enfermeiro, criança e família. Averiguando as formas de emprego dos Elementos do PCC durante a aplicação do MCTED, verificou-se a adoção conforme o previsto e indicado pelo pressuposto 3 do MCTED, que afirma que “a aplicação dos Elementos do PCC durante as fases de Contato Inicial, Aproximação, Encontro Transpessoal e Separação são capazes de propiciar um cuidado transpessoal”.5 Assim, os Elementos do PCC foram empregados 322 vezes (100%). A fase do MCTED que mais utilizou Elementos do PCC foi o Contato Inicial n=67 (21%), em que se destacou o elemento do PCC 9.8 Fato que justifica a sua maior utilização nesta fase, pois esta é considerada uma etapa de muitas descobertas entre o ser que cuida e o ser cuidado, a Enfermeira identifica as necessidades de cuidado dos envolvidos e procura atendê-las. Durante toda a aplicação do MCTED, com as CRIANES e seus familiares, foram identificadas e buscou-se atender as necessidades de cuidado segundo visão da teórica escolhida, por 467 vezes (100%). A fase do modelo a qual apresentou o maior número foi durante o Contato Inicial n=299 (64%), por conseguinte a necessidade nesta etapa que mostrou maior identificação e resposta foi a de ventilação n=108 (23,1%), atribuída como concreta e de ordem inferior (biofísica). Na etapa do modelo a fase de Aproximação, a necessidade que exibiu distinção foi a de realização n=38 (8,1%), reconhecida como superior (psicossocial). Distinguida como integradora, o que vai ao encontro da própria fase, que é representada por diversas formas de comunicação. No Encontro Transpessoal a necessidade destacada foi a de auto-realização n= 8 (1,7%), diferenciada como sendo de ordem superior, abstrata, intra-interpessoal. Ela busca a transcendência e assim, o healing, foi expreso várias vezes, por um período de alegria, esperança pela melhora e recuperação da criança, quando ocorreu identificação e consideração das necessidades de crenças dos envolvidos, envolvimento de questões espirituais, satisfação das ações de cuidado, sentimento de gratidão, carinho e amor pelos envolvidos na relação. Na última etapa do modelo, a Separação foi a que obteve o menor número de necessidades de cuidado atendidas, bem como de pressupostos e Elementos do PCC utilizados, pois no fim da relação estabelecida, quando os envolvidos se libertam do vínculo estabelecido, todos encontram-se preparados para continuarem suas vidas, quando fortalecidos pelas etapas anteriores.

Considerações Finais

A potencialidade demonstrada pela aplicação do MCTED é chancelada pelos resultados obtidos, os quais mostram a eficácia dos elementos e suportes teóricos do modelo em atender as necessidades de cuidado das CRIANES e de seus familiares. Assim, este modelo considera as especificidades e particularidades de cada ambiente e orienta a aplicabilidade da Teoria do Cuidado Humano, sendo, portanto importante para a prática profissional do Enfermeiro, promovendo a aplicabilidade cotidiana do cuidado transpessoal.

Palavras Chave

Teoria de Enfermagem; Modelos de Enfermagem; Cuidados de Enfermagem; Assistência Domiciliar; Saúde da Criança.


Referências

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Area

Saúde da Criança

Autores

Luana Tonin Tonin, Maria Ribeiro Lacerda, Luciane Favero, Jaqueline Dias do Nascimento