Datos del trabajo


Título

O USO DA GROUNDED THEORY NA FORMULAÇAO DE MODELOS TEORICOS EXPLICATIVOS DIANTE A VIVENCIA DE SENSAÇOES DE PRAZER SEXUAL AO AMAMENTAR

Introdução

Os fenômenos que envolvem o ato de amamentar e a sexualidade estão inseridos em normas tradicionais e crenças, que acabam controlando excessivamente a sexualidade das mulheres1. Isso gera impactos negativos, tornando essa experiência regada por tabus e preconceitos, principalmente em relação às experiências sensuais e eróticas durante amamentação2. Acredita-se que investigar essa temática por meio de abordagens qualitativas de pesquisa contribuirá para a desmitificação de crenças e tabus, bem como para compreender o fenômeno que envolve as sensações de prazer sexual e/ou excitação sexual ao amamentar. Assim, optou-se pelo uso da Grounded Theory, por ser um método de pesquisa interpretativo e sistemático para o desenvolvimento de teorias e compreensão das realidades sociais.

Objetivos

Refletir sobre o uso da Grounded Theory, na formulação de modelos teóricos explicativos do fenômeno que envolve as sensações de prazer sexual e/ou excitação sexual ao amamentar.

Desenvolvimento

Ao investigar sobre a temática de sensações de prazer sexual e/ou excitação sexual ao amamentar, identificou-se uma grande lacuna no meio científico. A realização de um levantamento bibliográfico nas bases de dados Lilacs, Medline e ScienceDirect evidenciou apenas cinco estudos3-7, com predominância de artigos de revisão de literatura e internacionais. Nesse contexto, a utilização da Grounded Theory permitiu construir modelos teóricos explicativos, a partir da identificação dos significados atribuídos por mulheres ao fato de experimentar, sentir ou vivenciar sensações de prazer sexual e/ou excitação sexual durante a amamentação8. Esse objeto de pesquisa surgiu com base em uma realidade indutiva, ou seja, por meio da compreensão dos aspectos sociais, culturais e psicossexuais que envolvem o corpo feminino e o ato de amamentar. A escolha do referencial metodológico partiu do ponto de vista que já existe um conhecimento mínimo sobre um fenômeno ou quando uma nova perspectiva é requerida. Através desse processo, o pesquisador descobre os padrões fundamentais da vida social ou do processo social básico, que leva ao desenvolvimento de uma teoria9. Para isso, os dados coletados são analisados simultaneamente, visando à saturação teórica. Neste estudo a saturação teórica atingiu-se com um total de 17 participantes. Porém, durante a análise profunda dos dados, identificou-se a possibilidade de, no processo de análise comparativa, reagrupar as participantes em: 1º grupo amostral composto por cinco mulheres que admitiram vivenciar a excitação sexual ao amamentar; 2º grupo amostral formado por doze mulheres que negaram a excitação sexual ao amamentar, porém relataram outras sensações de prazer sexual durante amamentação. Dessa forma, por meio da codificação substantiva e categorização conceitual teórica, identificou-se as categorias que descreveram o fenômeno investigado, a saber: 1) Significando a amamentação como ato sagrado, inocente e assexuado: a socialização da amamentação; 2) Vivenciando e significando sensações de prazer ao amamentar; 3) Ressignificando a vivência de sensações de excitação sexual ao amamentar. O uso da Grounded Theory foi considerado como método adequado, pois visou compreender uma realidade, as atitudes dos indivíduos, os significados atribuídos às situações, interações e experiências de suas vidas nos aspetos subjetivos do seu cotidiano12. Ainda, percebeu-se algumas potencialidades durante aplicabilidade do método, pois trata-se de um processo dinâmico e sistemático contribuindo para fidedignidade dos dados, por meio das realidades observada. Como ferramenta ao pesquisador para esclarecimento de dúvidas, inquietações e percepções ao longo da coleta e análise de dados, utilizou-se o desenvolvimento de notas teóricas, metodológicas ou do pesquisador13.

Considerações Finais

analisar o uso da Grounded Theory através do objeto de pesquisa permitiu ao pesquisador reconhecer as potencialidades da sua escolha. Percebeu-se que o referencial metodológico foi eficaz na compreensão da vivência das sensações de prazer sexual e/ou excitação sexual ao amamentar, devido as especificidades apresentadas na formulação de modelos teóricos explicativos do fenômeno. Essa compreensão é de suma importância, pois permite ao pesquisador e aos profissionais de saúde um planejamento do cuidado, com base nos símbolos e significados advindos dos processos de interação social, visando a integralidade e a singularidade de cada indivíduo. Dessa forma, o uso da Grounded Theory é uma excelente alternativa metodológica para construção de conhecimento científico no campo da saúde, por auxiliar na construção de modelos teóricos explicativos e na compreensão da subjetividade das realidades sociais.

1. Orisaremi TC. The influence of breastfeeding beliefs on the sexual behavior of the Tarok in north-central Nigeria. Sexaul & Reproductive Healthcare, 2013; 4(4): 153-160.
2. De Pierrepont C, et al. Que savons-nous sur la sexualité périnatale ? Un examen de la portée sur la sexopérinatalité - Partie 2. J Gynecol Obstet Biol Reprod, Paris, 2016.
3. Martins EL, Vargens OMC. Perceptions of women about sexuality during breastfeeding: an integrative literature review. Rev enferm UERJ. 2014; 22(2): 271-7.
4. Convery KM, Spatz DL. Sexuality & breastfeeding: What do you know. MCN Am J Matern Criança Nurs., 2009; 34(4): 218-23.
5. Riordan JM; Rapp ET. Pleasure and Purpose: the sensuousness of breastfeeding. Journal of Obstetric, Gynecologic & Neonatal Nursing, 1980; 9:109-112.
6. Avery MD, Duckett L, Frantzich CR. The experience of sexuality during breastfeeding among primiparouswomen. Journal of Midwifery & Women’s Health. 2000; 45: 227-37.
7. Spencer NA, et al. Social chemosignals from breastfeeding women increase sexual motivation. Horm Behav., 2004; 46(3): 362-70.
8. Martins EL. Vivenciando a amamentação e sensações de prazer sexual e/ou excitação sexual ao amamentar: significados de mulheres. 2015. 99f. Dissertação (Mestrado em enfermagem) Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
9. Santos SR, Nóbrega MML. A Grounded Theory como alternativa metodológica para pesquisa em enfermagem. Rev. Bras. Enferm., Brasília, 2002; 55(5): 575-579.
10. Dantas CC, et al. Teoria Fundamentada nos Dados - aspectos conceituais e operacionais: metodologia possível de ser aplicada na pesquisa em enfermagem. Rev Latino-am Enfermagem, 2009; 17(4).
11. Blumer H. Symbolic interacionism: perspective and method. Berkeley: University of California, 1969. 208 p.
12. Baggio MA, Erdmann AL. Teoria fundamentada nos dados ou Grounded Theory e o uso na investigação em Enfermagem no Brasil. Revista de Enfermagem Referência, 2011; 3(3): 177-185.
13. Glaser BG. Theoretical sensitivity: advances in the methodology of grounded theory. California: Sociology Press, 1978.

Palavras Chave

amamentação; prazer; saúde da mulher; enfermagem

Area

Gênero, Sexualidade e Saúde

Instituciones

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Elaine Lutz Martins, Octavio Muniz da Costa Vargens, Carla Marins Silva