Datos del trabajo


Título

PRATICANDO A TECNICA DE ENTREVISTA NA PESQUISA QUALITATIVA: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

A pesquisa se configura como um esteio de materialização do ‘fazer ciência’, tendo como fruto o conhecimento científico. Desse modo, para que um estudo se concretize utilizam-se diferentes instrumentos e técnicas para alcançar uma resposta clara. A pesquisa científica, como prática em constante transformação, é resultante de um contexto dinâmico de produção e reprodução de conhecimentos que se alternam, transformam a realidade e se transformam, contribuindo para a dinâmica das ciências na medida em que estas se ramificam e requerem processos mais complexos para dar respostas aos seus problemas de pesquisa. Da mesma maneira que a ciência, as práticas de pesquisa são determinadas tanto pelo contexto social e histórico quanto pelas referências teóricas que fundamentam conceitos e pressupostos científicos.(1) Em vista dessa transformação permanente, fez-se necessário também aperfeiçoar e desenhar novas técnicas de pesquisa para atender as necessidades de cada contexto social. A respeito das técnicas, estas começaram a se desenvolver a partir do final do século XIX com os estudos das sociedades tradicionais pelos antropólogos, Lewis Henry Morgan (Estados Unidos) Franz Boas (Alemanha) e do polonês Bronislaw Malinowski.(2) Entre as diferentes técnicas de pesquisa, destacamos a entrevista, pois é a mais pertinente quando o pesquisador quer obter informações a respeito do seu objeto, permitindo conhecer atitudes, sentimentos e valores implícitos ao comportamento, podendo ir além das descrições de ações, incorporando novas fontes para a interpretação dos resultados pelos próprios entrevistadores. (3) Tal técnica também é comumente utilizada na investigação social, na coleta de dados, para ajudar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social.

Objetivos

Relatar a vivência da utilização da técnica de entrevista semiestrutura no desenvolvimento da pesquisa qualitativa.

Desenvolvimento

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por discentes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública de uma Universidade de Fortaleza, no período de 02 a 15 de abril de 2018. A experiência vivenciada foi fruto de uma atividade prática proposta na disciplina de ‘Métodos e Técnicas em Saúde”, que tinha como proposito pedagógico inserir os alunos na seara da pesquisa qualitativa, com o objetivo de favorecer a aquisição de habilidades na abordagem de entrevista. Para isso, solicitou-se que cada mestrando realizasse uma entrevista com um profissional da área da saúde, utilizando a referida técnica para obtenção das informações. Os entrevistadores abordaram sete profissionais de saúde, sendo três enfermeiras, uma fonoaudióloga, uma médica, uma psicóloga e um fisioterapeuta, que atuam em diversos serviços/unidade de saúde de Fortaleza, a maioria pertencendo ao Sistema Único de Saúde. As entrevistas foram realizadas conforme disponibilidade do profissional, tanto no ambiente de trabalho, quanto na residência do participante. A duração média de cada entrevista foi de 10 (dez) minutos, sendo gravada em áudio, após autorização dos entrevistados. As entrevistas foram gravadas utilizando-se os recursos de áudio dos aparelhos de smartphones do próprio entrevistador para a posterior transcrição das informações registradas. A entrevista foi composta por duas questões norteadoras, que foram formuladas pelas docentes da disciplina: a) O que lhe motivou a entrar na área da saúde? e b) O que você entende por ‘saúde’? Contudo, foi orientado que os entrevistadores poderiam formular outras questões no momento da entrevista, desse modo, foram acrescidas as questões: c) Você se sente realizada(o) com sua profissão? Por quê? d) Para você, qual é o maior desafio para o profissional de saúde exercer sua profissional, na atualidade? e) Que características você considera essencial para ser um bom profissional de saúde? A entrevistas foram transcritas na íntegra e devidamente codificadas, visando garantir o anonimato dos entrevistados, por meio das abreviaturas das profissões acrescidas da ordem numérica. Exemplo: Enfermeiro – Enf 1, Enf 2; Médico – Med 1; Psicóloga – Psi 1; Fonoaudióloga – Fono 1; Fisioterapeuta – Fisio 1. Com intuito de aproximar os alunos de um referencial teórico de análise do material coletado, foi adotado o método proposto por Bardin, que se configura nas seguintes etapas: a) Pré-análise, nesta etapa realizamos a leitura exaustiva do conteúdo das entrevistas, com identificação dos indicadores a serem abordados na análise; b) Exploração do material, nesta fase organizamos os trechos recortados dos depoimentos em categorias empíricas identificadas a partir dos significados que emergiram destes; e c) Interpretação, nesta etapa analisamos e discutimos os significados que emergiram dos depoimentos.(4) Os depoimentos dos profissionais de saúde possibilitaram a construção de cinco núcleos temáticos. Estes foram denominados como: I. Motivação Profissional; II. Percepção sobre Saúde; III. Desafios Profissionais; IV. Metas Profissionais e V. Perfil Profissional. Observou-se que o emprego da entrevista como técnica de coleta de dados se adequou perfeitamente aos objetivos da atividade proposta. Além disto, pôde-se obter um retorno satisfatório de informações que, provavelmente, não fosse possível com a utilização de outras técnicas que poderiam impossibilitar a conversação e condução das questões de pesquisa.

Considerações Finais

A experiência proporcionada pela atividade mostrou que a entrevista, como técnica de coleta de material de informação para investigação qualitativa, se apresenta como um importante aliado do entrevistador/pesquisador. Faz-se necessário registrar que a atividade permitiu aos discentes a possibilidade de compreender como se fazer uma abordagem dos sujeitos de uma pesquisa, como formular as perguntas, considerando o contexto social e singular de cada pessoa. Acredita-se que essa experiência foi frutífera e exitosa no sentido de potencializar habilidades essenciais para a formação do pesquisador, dando-lhe subsídios metodológicos para futuras pesquisas qualitativas

Palavras Chave

Metodologia de pesquisa; Técnica de pesquisa; Entrevista.

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Autores

Francisco Ariclene Oliveira, Márcia Maria Tavares Machado, Maria Socorro Sousa, Maria Margarette Oliveira Andrade, Nardelli Brenda Soares Barros, Ana Beatriz Souza Martins, José Quirino Silva Filho