Datos del trabajo


Título

INFLUENCIA DA DIMENSAO ESPIRITUAL E RELIGIOSA NO COTIDIANO DA ENFERMAGEM HOSPITALAR

Introdução

O desenvolvimento de estudos voltados ao cotidiano da enfermagem, tem despertado o interesse de pesquisadores por incluir em seu bojo, questões que se referem ao sujeito, seu corpo, sua inteligência, suas emoções e sua capacidade de se relacionar. (1) Da mesma forma que a espiritualidade e religiosidade, enquanto atividade que mobiliza o sujeito, favorece a relação com o paciente em sofrimento. Deste modo o enfermeiro tem a oportunidade de trabalhar o silêncio interior como forma de auto cura, à medida que entra em sintonia com o paciente se autotransforma para ter mais saúde, potencializando-se. (2) O conceito de espiritualidade é amplo e envolve significados, propósitos e valores humanos, como: amor, compaixão, empatia, responsabilidade, cuidado, sabedoria, entre outras coisas. Remete à reflexão, vinculando-se ou não a uma religião, ao significado da vida, ao sagrado ou transcendente. Enquanto a religião se constitui por crenças, práticas, símbolos, rituais, aproximando o indivíduo ao sagrado ou ao transcendente. (3) O enfermeiro hospitalar deve conhecer os principais fatores de revigoramentos dos pacientes, incitando-os e reforçando sua fé, a fim de que possa proporcionar conforto e segurança, o qual a espiritualidade ou a religião oferece. (4) Enquanto um ser em movimento, o enfermeiro, capaz de imprimir algo de singular naquilo em que participa, deve estar atento para o fato que sua própria espiritualidade pode influenciar na percepção do mundo e, sobretudo, nos cuidados prestados. (5) Busca-se, a partir desta reflexão, desenvolver um debate referente à espiritualidade e religiosidade e sua influência no cotidiano do enfermeiro hospitalar, oferecendo também uma compilação de informações sobre o tema. Da mesma maneira que o estudo seja capaz de colaborar, enquanto subsídio bibliográfico e informativo, a fim de fomentar emendadas iniciativas de pesquisa acerca do tema em questão.

Objetivos

Refletir sobre a influência da dimensão espiritual e religiosa no cotidiano do enfermeiro hospitalar.

Desenvolvimento

Análise reflexiva a partir de artigos nacionais e internacionais pesquisados na BVS, PubMed/MEDLINE e na biblioteca SciELO. A tessitura da reflexão se deu, abordando a questão da espiritualidade e religiosidade relacionando ao cotidiano da enfermagem. Os artigos foram analisados possibilitando o agrupamento por afinidade de temática.
Os Resultados apontam que na enfermagem a compreensão da dimensão espiritual está fortemente relacionada com o conceito de religiosidade, isso se justifica pelo fato da temática não ser estudada de forma mais detida do decorrer da formação acadêmica. (6) Enfermeiros podem compreender e identificar algumas particularidades implicadas nos conceitos de espiritualidade e religiosidade, de modo igual, reconhecendo articulação entre eles. Entretanto, faculta espaços de discussão sobre o papel da espiritualidade e da religiosidade, em todo processo formativo de enfermeiros, inclusive em ações de educação permanente, contribuindo desta maneira para o resgate da essência do cuidado integral. (4) No processo de hospitalização, onde o paciente muitas vezes se depara com questões sobre o significado da vida, da fé em algo, do processo da enfermidade, da morte. Mas ao permitirem receber ajuda espiritual, aqueles que acreditaram em sua espiritualidade ou seguiram as práticas de alguma religião, apresentam outra postura ante a doença diferente dos que não acreditaram ou não a praticaram. Afim de favorecer o tratamento, qualidade dos cuidados e o restabelecimento da saúde, com promoção de ações de atenção espiritual, com ações voltadas a ajuda espiritual, como: orações, leituras de mensagens apaziguadoras, cânticos espirituais, praticadas individualmente ou em grupos.(7) O conceito de espiritualidade, enquanto dimensão humana tende a se evidenciar em situações de maior sofrimento ou dificuldade na vida, como é a doença, condição na qual os enfermeiros se deparam cotidianamente com os pacientes. (8) Enfermeiros, muitas vezes sentem-se despreparados para suprir necessidades espirituais de seus pacientes. Além da falta de capacitação, outras barreiras se apresentam ao fornecer cuidados espirituais, como: falta de tempo e recursos, falta de privacidade, e atitudes pessoais/sensibilidades por parte do enfermeiro. (9) A literatura aponta que embora os enfermeiros reconheçam a influência positiva do enfoque da religiosidade/espiritualidade durante o cuidado, relatam que não se sentem preparados para tal abordagem e que a formação não inclui, no seu currículo, questões referentes ao tema que possam auxiliar no desenvolvimento desta habilidade.(10)
Referências:
1 Souza MMT, Tavares CMM, Gomes AMT, Passos JP. A Clínica da Atividade e o prazer no trabalho do enfermeiro no contexto hospitalar. 2º. Seminário Nacional sobre Saúde e Trabalho, USP, Ribeirão Preto. 2017; 1(1):135-135.
2 Koenig H, King D, Carson VB. Handbook of religion and health. 2nd ed. Oxford: University Press; 2012.
3 Koenig HG. Religion, spirituality, and health: the research and clinical implications. ISRN Psychiatry [Internet]. 2012;ID278730:1-33.
4 Nascimento LC, Santos TDFM, Oliveira FCS, Pan R, Flória-Santos M, Rocha SMM. Spirituality and religiosity in the perspectives of nurses. Texto & Contexto Enfermagem [Internet]. 2013;22(1).
5 Souza MMT, Passos JP. The nursing work in the hospital context from the perspective of the activity clinic: preview note. Revista Enfermagem Atual. 2018; 84: 97-98.
6 Brito FM, Costa ICP, de Andrade CG, de Lima KFO, da Costa SFG, Lopes MEL. Spirituality in iminent death: strategy utilized to humanize care in nursing. Revista Enfermagem UERJ [Internet]. 2014;21(4):483-9.
7 Araújo EC. A espiritualidade nos cuidados de enfermagem ao paciente hospitalizado. Revista de enfermagem UFPE [Internet]. 2015 Set ;9(Supl.8):
8 Berenguer SMAC, de Oliveira Pinto SM. The competence for the spiritual care in nursing. J Nurs UFPE on line. 2016 Dec; 10(6):4974-5.
9 Lind B, Sendelbach S, Steen S. Effects of spirituality training program for nurses on patients in a progressive care unit. Critical Care Nurse [Internet]. 2011;31(3):87-90.
10 Longuiniere ACFDL, Yarid SDY, Silva ECS. Influence of religiousity / spirituality of health professionals in the valorization of the spiritual dimension of the critical. J Nurs UFPE on line [Internet]. 2017 Jun;11(Suppl.

Considerações Finais

Verificou-se que o cotidiano do enfermeiro sofre influência da sua própria espiritualidade e religiosidade. Além da falta de capacitação profissional, outras barreiras são apontadas, tais como: falta de tempo privacidade e atitudes pessoais/sensibilidades da enfermagem. Em síntese, as reflexões neste sentido sugerem espaços de discussão sobre o papel da espiritualidade e religiosidade no cotidiano bem como no processo formativo da enfermagem desde a graduação à educação permanente

Palavras Chave

Enfermagem; Espiritualidade; Hospital; Prática Profissional; Religião

Area

Outros

Autores

Marilei de Melo Tavares, Antônio Marcos Gomes Tosoli, Diogo Jacintho Barbosa, Julio Cesar Cruz da Rocha, Margarida Maria Rocha Bernardes, Priscila Cristina da Silva Thiengo