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Título

PROMOÇÃO DA SAÚDE, ENFERMAGEM E UNIVERSIDADES SAUDÁVEIS

Introdução

As universidades se constituem em espaços sociais significativos para o estímulo da promoção da saúde e do bem-estar de grupos específicos da população. Responsabilidades no período universitário podem influenciar a saúde, a qualidade e o estilo de vida dos estudantes. O movimento das Universidades Promotoras de Saúde (UPS) possibilita fortalecer ações de promoção de saúde, facilitando o desenvolvimento intelectual e profissional dos estudantes. A UPS é uma proposta que visa fortalecer a saúde dos docentes, discentes e funcionários da universidade.1 Essa e outras iniciativas foram geradoras do que se denomina atualmente de “entornos saudáveis”, cujo enfoque aborda a saúde como um produto de interdependência entre o indivíduo e seu ambiente social.2 A concepção da promoção da saúde alcança uma abrangência muito maior do que a que circunscreve o campo da saúde, incluindo o ambiente em sentido amplo.3 Nesses espaços, muitas pessoas vivem e experimentam diferentes aspectos relacionados as suas vidas. O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade critica do educando, sua curiosidade, sua autonomia.4 Para formar profissionais que atendam às exigências de um mundo globalizado, em constante transformação, que necessita de profissionais com competências necessárias para liderar grupos e participar em diferentes frentes de trabalho, com visão e percepção de seu papel social, devem ser experimentadas propostas inovadoras de participação social, que estimulem a prática reflexiva, humanizadora e sensível.

Objetivos

Sintetizar a produção do conhecimento sobre o movimento das Universidades Promotoras da Saúde (UPS), visando à aplicabilidade dos resultados desses estudos com estudantes de enfermagem.

Método

trata-se de um estudo de revisão de literatura, do tipo metanálise, conduzido conforme a metodologia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Para identificar os artigos sobre o tema, realizou-se busca eletrônica de artigos indexados nas bases de dados PubMed, LILACS, BDENF e Cochrane. A estratégia de busca utilizada foi a partir dos descritores: health promotion AND universities AND nursing AND student health services, que encontram-se indexados no sistema de Descritores em Ciência da Saúde – DeCS. Quanto ao corte temporal, optou-se por ampliá-lo para datas de publicações de 2003 a 2017, em virtude de que foi em 2003 que teve inicio a formalização institucional do movimento das UPS, com participação de ações de promoção da saúde, na America Latina e com alcance Iberoamericano.1 O processo de seleção de artigos respeitou como critérios de inclusão artigos publicados nos últimos 15 anos nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram excluídos os artigos repetidos em mais de uma base de dados.

Resultados

Após a consulta às bases de dados e a aplicação das estratégias de busca, foram identificados, lidos e analisados todos os resumos resultantes. O resultado da pesquisa evidenciou que nos últimos 15 anos, desde quando teve início o movimento das UPS, poucos estudos realizados que envolveram a Enfermagem no contexto das Universidades Saudáveis. Do total dos 16 artigos encontrados, todos são de língua inglesa, sendo que o mais recente foi publicado em 2017. A partir das quatro bases de dados pesquisadas, foram encontrados 14 artigos na base PubMed e 2 artigos na base Cochrane. Após leitura, foram selecionados 10 artigos no total. Dos estudos identificados, seis foram excluídos após a análise dos títulos e resumos, pelos seguintes motivos: voltado para tecnologias e consensos da pratica educacional ou possuindo como público alvo os funcionários de determinada universidade e a comunidade ao redor. Percebeu-se também que com a inserção do descritor “serviços de saúde para estudantes” houve uma queda considerável do total dos artigos encontrados. Dessa forma, justificam-se novos estudos que contemplem os estudantes de enfermagem nesse contexto.

Considerações Finais

As responsabilidades no período universitário podem influenciar a saúde, a qualidade e o estilo de vida dos estudantes tanto no que tange a questões pessoais como profissionais. Os egressos das universidades serão futuramente responsáveis pela formulação de políticas públicas, que farão ou não a diferença na qualidade de vida das pessoas. Assim, é necessário o desenvolvimento profissional contínuo, orientações específicas para os discentes, que melhor definam e abordem o cuidado e identifiquem os serviços de apoio aos graduandos. Promover a construção de novos conhecimentos e práticas de promoção da saúde com estudantes de enfermagem, oportunizam as “boas práticas” e fortalecem a promoção da saúde e qualidade de vida. É necessário que a universidade demonstre seu comprometimento social com as políticas e práticas universitárias, reconheça seu papel social, visando melhorias na formação integral dos estudantes e na sua qualidade de vida, com a implementação de políticas públicas saudáveis e efetivas para este público específico.

Palavras Chave

Promoção da saúde; Universidades; Enfermagem.

Area

Promoção da saúde

Autores

ADRIANA DA SILVA SANTIAGO, BEATRIZ CARVALHO ESPINDOLA, VERA MARIA SABOIA