Datos del trabajo


Título

SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO TRABALHO PARA O CIRURGIAO DENTISTA NA PRATICA DAS RELAÇOES: UMA ABORDAGEM QUALITATIVA.

Introdução

O trabalho é a essência da humanidade dos homens. Historicamente, o trabalho humano tem passado por uma série de transformações que culminam em mudanças na sua significação e representação, motivadas pelos seus diferentes objetivos como sobrevivência, acumulação de capital, conquista de posições e formas de realização. Os sentidos do trabalho não são fixos e variam conforme a sociedade, as necessidades e interesses que nós construímos a cada época. Na evolução desse conceito, o sentido do trabalho foi definido como uma estrutura afetiva formada por 3 componentes: o significado, a orientação e a coerência. O significado refere-se às representações que o sujeito tem de sua atividade, assim como o valor que lhe atribui. A orientação é a sua inclinação para o trabalho, o que ele busca e o que guia as suas ações. A coerência é a harmonia ou o equilíbrio que ele espera de sua relação com o trabalho.

Objetivos

Desta forma, o presente estudo partiu da necessidade de conhecer o sentido e significado do trabalho para o cirurgião-dentista, no cotidiano do serviço público de um município de médio porte paulista, que foi pioneiro na implantação de equipes de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família. A Hipótese deste estudo é que o sentido e o significado do trabalho estejam passando por mudanças (ou transformações) em função do novo modelo de gestão.

Método

O projeto dessa pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas com número de CAAE 54300715.8.0000.5418 em 11/05/2016. Foi utilizada abordagem qualitativa, uma vez que ela possibilita a compreensão da realidade humana em seu contexto social, pois se preocupa com o universo de significados, motivos, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à quantificação de variáveis. Foram incluídos na pesquisa todos os cirurgiões dentistas que atuavam na assistência do município na atenção primária ou na atenção secundária (amostra por exaustão), totalizando 20 profissionais. Os sujeitos foram inicialmente abordados por meio de e-mail, contendo explicação inicial sobre a pesquisa e o convite para participar. Em caso de concordância, foi entregue o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os dados foram coletados por meio de questionário auto aplicado para caracterização da amostra, observação direta do pesquisador e grupos focais, que duraram cerca de 50 minutos e foram realizados em 3 períodos diferentes com 6 a 8 sujeitos cada. Os 03 grupos focais foram conduzidos por dois moderadores. A pesquisadora assistiu a todos os grupos sem participar ativamente. As pessoas sentaram em roda e um gravador de áudio foi instalado no centro da roda. A pergunta disparadora foi: Para você, qual é o sentido ou significado do seu trabalho, aqui na prefeitura? O material empírico coletado e áudio gravado foi transcrito na íntegra e analisado pelo método de análise de conteúdo.

Resultados

Foram consideradas as 20 pessoas que responderam ao questionário da caracterização dos sujeitos e participaram do grupo focal. Destes, foi possível identificar que 65% dos profissionais atuam na Estratégia de Saúde da Família, a maioria tem entre 20 e 29 anos de formado, a média de idade do grupo pesquisado é de 47 anos de idade e a maioria é composta por mulheres. Um ponto que merece destaque é que 70% dos profissionais pesquisados possuem especialização em saúde da família ou saúde coletiva ou saúde pública. Além disso, 85% destes profissionais atuam na área em que é especialista, ou seja – a área em que escolheu fazer uma especialização. Através da observação direta foi possível identificar que a rotatividade entre os profissionais é muito baixa (a média de tempo de trabalho dos profissionais pesquisados foi de 17 anos). Da análise dos dados emergiram 04 categorias: A relação entre dentista e paciente; a relação entre dentista e a gestão; o trabalho do dentista entre a satisfação e o sofrimento e a relação social de classes.

Considerações Finais

O trabalho do cirurgião dentista da rede pública pesquisada demonstrou-se carregado de sentidos e significados. Por vezes agradáveis, por vezes angustiantes ou sofridos. A postura dos dentistas pesquisados, em grande parte, é a de quem se percebe “fazendo caridade”. Se por um lado parece desejar a curvatura do paciente para si de modo reverente, por outro lado queixa-se da falta de autonomia do paciente. Mas há uma linha de conflito entre os profissionais. Alguns respeitam a autonomia do paciente e outros se frustram diante dela por não conseguirem impor seu saber tecnicista, preventivista. Assim, o significado do trabalho se modifica de acordo com as necessidades e os interesses que são construídos dentro do universo pesquisado. Nota-se presente o sofrimento no trabalho, físico e emocional. Contudo, relatam a importância de atender bem o paciente. Isso reflete a ideia de uma dificuldade em exercer um cuidado humanizado. Os dentistas relacionam de certa forma o sofrimento em função da falta de espaços coletivos de compartilhamento de saberes e práticas. Há potencial de trabalho nos trabalhadores pesquisados. Isso pode ser aproveitado nos cuidados diretos com os usuários elevando a capacidade resolutiva dos serviços. Uma estratégia poderia ser a reestruturação dos processos de trabalho, a potencialização do trabalho vivo em ato e a valise das relações como fonte de energia criativa e criadora de um novo momento na configuração do modelo de atenção à saúde.

Palavras Chave

Satisfação no emprego. Cirurgiões-dentistas. Relações interpessoais.

Area

Processo de trabalho e profissionalização

Autores

Célia Regina Sinkoç, Jaqueline Vilela Bulgareli, Pedro Augusto Thiene Leme, Antonio Carlos Pereira, Karine Laura Cortellazzi, Brunna Verna Castro Gondinho, Rosana Fátima Possobon, Lucianae Miranda Guerra