Datos del trabajo


Título

A SALA DE ESPERA COMO ESTRATEGIA DE EDUCAÇAO POPULAR EM SAUDE: A EXPERIENCIA NO HC/UFTM

Introdução

Este trabalho apresenta o estudo de caso acerca do projeto de Sala de Espera, realizado no Ambulatório de Pediatria do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro-HC/UFTM, com bolsa concedida pela Pró-reitoria de Extensão-PROEXT, vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa Prolisabr, materializando uma estratégia centrada na autonomia e participação social com vistas à promoção da saúde.
A sala de espera enquanto estratégia para a educação em saúde configura e representa uma possibilidade material para o alcance dos objetivos de possibilitar a criação de espaço humanizado de assistência à saúde dos usuários e de suas famílias, e promoção de ações pautadas na educação popular em saúde comprometida com a universalização do acesso à saúde.¹
Nesta direção ressalta se a relevância da educação popular em saúde para subsidiar ações que enfatizam o comprometimento com o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde bem como concretizar o direito a participação e mobilização social dos cidadãos na saúde. A educação popular em saúde deve pautar-se num diálogo conjunto (horizontal) que respeite a singularidade e os saberes populares, rumo a construção de um conhecimento coletivo, propiciando condições para que o indivíduo tenha mais autonomia e se emancipe, colaborando para uma sociedade mais justa.²

Objetivos

Objetivo geral: relatar as experiências obtidas nas atividades de educação, promoção e prevenção em saúde desenvolvidas na sala de espera do Ambulatório de Pediatria do HC-UFTM, realizada pelas estudantes de serviço social sob orientação do professor coordenador, no período de agosto a dezembro de 2017, possibilitando o aperfeiçoamento teórico-prático na área da saúde através do contexto social que os usuários vivem e o quanto influenciam em sua saúde.
Possibilitar a criação de espaço humanizado de assistência à saúde dos usuários e de suas famílias, bem como promover ações com ênfase na educação popular em saúde com vistas a contribuir para a universalização do acesso à saúde e a ampliação dos níveis de literacia para a saúde da população atendida.

Desenvolvimento

O projeto Sala de Espera foi implementado a partir de várias etapas. Na fase preparatória ocorreu a estruturação do referido projeto para registro, tendo como fundamentação a educação popular em saúde² e realizados estudos bibliográficos e documentais sobre educação em saúde, educação popular em saúde e sala de espera.
Na execução do projeto foram realizadas visitas aos diretores e coordenadores vinculados ao Ambulatório de Pediatria, reunião com profissionais do Serviço Social, para análise da viabilidade, recursos e demandas naturais para o desenvolvimento das atividades propostas no projeto.
A mobilização da população usuária - crianças e familiares atendidos no Ambulatório de Pediatria do HC-UFTM - foi realizada no ambiente da sala de espera com apresentação do projeto Sala de Espera seguido da apresentação da temática a ser trabalhada naquela data. A partir da anuência dos participantes a atividade foi desenvolvida através de rodas de conversas, abordagens individuais e em pequenos grupos, orientações e esclarecimentos sobre temas relativos à questão da saúde, direitos da criança e adolescente e promoção da saúde. Os temas foram abordados com linguagem acessível e exemplos a partir do cotidiano dos participantes, contribuindo para reflexão e debate dos temas abordados.
Desse modo, o trabalho pautado na perspectiva emancipatória, prática pedagógica que se faz gradualmente, buscou a elevação dos pensamentos de senso comum a uma racionalidade mais crítica, através de ações que proporcionaram a socialização dos saberes, a publicização de informações e reflexões críticas contínuas que garantiram resultados que se aproximaram da concepção da emancipação dos sujeitos, desconstruindo valores da atual ordem e os pensamentos enraizados e alienantes.
A temáticas trabalhadas versaram sobre direitos sociais e fundamentais, enfatizando o direito à saúde, relação família e educação na sociedade moderna, direitos da criança e adolescente, formas de violências, políticas públicas e órgãos que integram a rede protetiva para efetivação dos direitos. A seleção das temáticas obedeceu a critérios de interesse do público alvo, bem como, àqueles relacionados às demandas do Ambulatório de Pediatria visando o fortalecimento do sujeito social.
Na epistemologia do saber popular, a verdade funda-se em conhecimentos intuitivos assegurados pela tradição da prática social da existência humana. Na relação entre o saber popular e o saber científico, não cabe qualquer tipo de impedimento e, ou cisões em seus usos, tampouco qualquer tipo de tensão, pois ambos os tipos de saber anunciam ajuda mútua e complementaridade e reconhecem em si mesmos seus limites e suas contribuições.2
Após o encerramento de cada atividade semanal, os materiais utilizados como cartazes/panfletos foram afixados no mural da sala de espera para divulgação e síntese do trabalho realizado. A avaliação sistemática do projeto, realizou-se ao final de cada atividade da sala de espera, através da devolutiva do público alvo, como também nas reuniões semanais da equipe para avaliar e projetar ações que atendessem os limites e possibilidades da realização da sala de

Considerações Finais

Considerações finais
Os sujeitos participantes avaliaram favoravelmente as ações e estratégias utilizadas para o projeto sala de espera. O espaço criado representou acolhimento humanizado, diminuição da ansiedade e protagonismo na relação profissional da saúde e pacientes. A efetivação do projeto contribuiu também para o desenvolvimento de habilidades e competências discentes no âmbito das políticas sociais, dentre elas a política de saúde. A inserção dos discente em atividades de extensão possibilitou a aproximação à realidade social e às demandas da população e promoveu a vivência e o aprendizado a partir de uma relação direta com os usuários da política de saúde. O projeto Sala de Espera criou condições para que a equipe articulasse o conhecimento teórico e a realidade social exercitando a práxis.

Referências

1- ROSA, J; BARTH, P.O; GERMANI, A.R.M. A sala de espera no agir em saúde: espaço de educação e promoção à saúde. Perspectiva, Erechim. V,35. N129, p,121-130, março/2011. Acesso em 03/08/2017. Disponível em: http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/129_160.pdf

2- BRASIL. Política Nacional de Educação Popular em Saúde. PORTARIA Nº 2.761, de 19 novembro de 2013. Brasília: MEC/SECAD. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2761_19_11_2013.html>. Acesso em mar./2018.

Palavras Chave

sala de espera, educação popular em saúde, direitos sociais, saude

Area

Educação popular e saúde

Instituciones

UFTM - Minas Gerais - Brasil

Autores

Edna Aparecida Carvalho Pacheco, Edilaine Dias Lima, Rosane Aparecida Sousa Martins