Datos del trabajo


Título

GESTAO DAS PRATICAS DE EDUCAÇAO PERMANENTE EM UM HOSPITAL REFERENCIA EM CARDIOLOGIA

Introdução

O avanço tecnológico, em especial na alta complexidade, exige que o profissional de saúde acompanhe a evolução do conhecimento em sua área de atuação. A pesquisa brasileira tem avançado na área cardiológica, e a enfermagem tem contribuído de forma efetiva para esse avanço. A compreensão dos enfermeiros de como a problemática das doenças cardiovasculares se insere no cotidiano da assistência comporta a aplicação de metodologias da assistência na prevenção destas doenças, assim como no cuidado ao ser humano acometido por doença cardiovascular, de modo a favorecer a gestão do cuidado de enfermagem 1.

Objetivos

Compreender o significado atribuído por enfermeiros gestores do cuidado de enfermagem às práticas da educação permanente em saúde em um hospital referência em cardiologia.

Método

Estudo qualitativo, o qual utilizou a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD)2 como método de coleta a análise dos dados. Selecionou-se como cenário do estudo uma instituição hospitalar pública de saúde referência cardiovascular para o Estado de Santa Catarina. Foram entrevistados 22 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, os quais constituíram 3 grupos amostrais. O processo de coleta de dados para a construção da TFD iniciou por meio de uma questão central e ampla: Como você significa as práticas de educação permanente como enfermeiro gestor do cuidado de enfermagem atuante em uma instituição referência cardiovascular? Os dados foram organizados no software NVIVO10.

Resultados

O fenômeno “Vislumbrando a gestão das práticas de educação permanente na emergência do cuidado de enfermagem qualificado em cardiologia” é composto por 5 categorias. Categoria 1 Causa: Identificando necessidades de conhecimento e aperfeiçoamento profissional em cardiologia a fim de promover a segurança do paciente observa-se que a segurança do paciente depende do preparo do profissional considerando que o conhecimento em cardiologia está em constante mudança e diante dos déficits na formação do profissional de saúde. Categoria 2 Contexto: Revelando as especificidades do cenário e o apoio incipiente da instituição referência frente as prática de educação no trabalho destaca-se ser importante conhecer a instituição como um todo para entender que cada parte da instituição possui especificidades de cuidado. Foi percebido o apoio incipiente da instituição para as práticas de educação permanente em saúde considerando que o responsável pelo setor de educação permanente possui inúmeras atribuições além da coordenação do setor e este não possui financiamento específico para tais práticas. Categoria 3 Interveniências: Percebendo potencialidades e fragilidades para gestão das práticas de educação permanente na instituição percebeu-se o apoio e incentivo da gerência de enfermagem em relação à participação dos profissionais às práticas de educação oferecidas dentro e fora da instituição, porém constatou-se a resistência de alguns líderes em relação a liberação dos profissionais para participação em tais práticas. Além disso, é essencial o envolvimento dos profissionais de setores chaves na elaboração das práticas educativas na instituição e o envolvimento da equipe multiprofissional como também dos usuários no planejamento do cuidado. Categoria 4 Estratégias: Buscando estratégias para gestão das práticas de educação permanente diante da adesão incipiente às praticas tradicionais os enfermeiros gerenciam informações e conhecimentos entre a equipe no próprio cotidiano de trabalho em espaços informais considerando a pouca adesão às práticas educativas oferecidas na instituição tidas como tradicionais. Práticas como simulação e treinamento em loco apresentaram resultados positivos e o núcleo de segurança do paciente foi destacado como principal gestor de práticas de educação permanente na instituição por coletar a necessidade da prática por meio das fichas de notificação de efeitos adversos, promover ações para solucionar os problemas levantados, e mensurar os resultados por meio de indicadores (as próprias notificações). Categoria 5 Consequências: Desvelando outras configurações para gestão das práticas de educação no trabalho a fim de alcançar um cuidado de excelência mostra a necessidade de buscar permanentemente a qualificação profissional para atingir o cuidado de excelência porém com novas conformações institucionais a fim de favorecer a gestão das práticas de educação permanente como maior divulgação e estímulo para participação nas práticas de educação oferecidas na instituição, levantamento das necessidades da prática, práticas no horário e ambiente de trabalho, e a emergência de novos modelos de educação no trabalho que considere a aprendizagem significativa.

Considerações Finais

Os resultados revelam que o significado das práticas de educação permanente em saúde na instituição está relacionado ao preparo da equipe, a segurança do paciente e profissional, a valorização do trabalho do enfermeiro e ao cuidado qualificado/de excelência. Diante dos resultados do estudo torna-se evidente a emergência de novos modelos de práticas de educação no trabalho que envolva os profissionais em uma relação dialógica e de cooperação, respeitando os enfoques tradicionais, porém considerando que práticas educacionais, como cursos e palestras, pontuais e isoladas já não correspondem às necessidades dos profissionais de saúde, dos usuários e da própria instituição. Espera-se uma lógica para educação no trabalho que esteja orientada para a transformação dos serviços de saúde e comprometida permanentemente com o desenvolvimento de seus recursos humanos, considerando que as mudanças necessárias vão além da necessidade de conhecimentos específicos apontando para mudanças no próprio contexto institucional.
1. Stipp MAC. The management of care in cardiovascular nursing. Esc Anna Nery Rev Enferm [Internet]. 2012[cited 2015 Sep 12];16(1):7-7. Available from: http://www.scielo.br/pdf/ ean/v16n1/en_v16n1a01.pdf
2. Strauss A, Corbin J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2008.

Palavras Chave

Enfermagem; Gestão em Saúde; Educação Permanente; Serviço Hospitalar de Educação; Cardiologia.

Area

Gestão de Serviços de Saúde

Autores

Cintia koerich, Alacoque Lorenzini Erdmann