Datos del trabajo


Título

DA PROMOÇAO DA SAUDE A LITERACIA PARA A SAUDE: A CONTRIBUIÇAO DO GRUPO DE PESQUISA NA FORMAÇAO PROFISSIONAL

Introdução

A política de saúde implementada no Brasil a partir da efetivação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) tem apontado a necessidade de aprofundamento de habilidades e competências para a formação dos profissionais que pretendem atuar na área de saúde pública. O grupo de estudos e pesquisas PROmoção em comunicação, educação e LIteracia para a SAúde no Brasil – ProLiSaBr, inscrito junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), foi criado em 2014 como uma estratégia para fomentar os debates, reflexões e produções de conhecimento no âmbito da promoção da saúde. As linhas de pesquisa do grupo ProLiSaBr são: educação, comunicação, tecnologias e literacias; interface educação, saúde, políticas públicas e literacia para a saúde e políticas e práticas de educação, saúde e serviço social. Para suas atividades o ProLiSaBr tem como foco central a promoção da saúde, a comunicação em saúde, a educação popular em saúde e a literacia para a saúde. O referido grupo traz como contribuição a proposta de estudos, pesquisas e produção de conhecimentos com ênfase na literacia para a saúde como estratégia para a efetivação de ações de promoção da saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Literacia em Saúde pode ser entendida como “O grau em que as pessoas são capazes de acessar, compreender, avaliar e comunicar informações, para envolver-se com as demandas de diferentes contextos, a fim de promover e manter boas condições de saúde ao longo da vida ".1

Objetivos

promover a reflexão e discussão acerca do papel dos grupos de estudos e pesquisas no processo de formação profissional com ênfase na área de saúde, bem como avaliar a contribuição do grupo ProLiSaBr para o estudo, a extensão e a produção de conhecimentos na área da promoção da saúde e literacia para a saúde.

Desenvolvimento

O grupo de estudos ProLiSaBr realiza reuniões quinzenais para discussão e acompanhamento de sua produção (pesquisas, projetos de ensino e extensão), bem como para o debate dos estudos teóricos relacionados à suas linhas de pesquisa. Atualmente, o grupo é constituído por 6 docentes da área de Serviço Social, 1 docente da área da Sociologia e 1 docente da área de Letras, 8 discentes do curso de Serviço Social, 4 profissionais – assistentes sociais e 1 enfermeiro. Até 2017 o Grupo realizou 27 reuniões de estudo e pesquisa, 30 submissões e publicação de resumos e artigos científicos e participação em eventos no Brasil, Portugal, França, Itália e Espanha. Em 2016 foram ofertados os seguintes cursos de extensão: "Literacia para a saúde e Envelhecimento” para alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade – UATI , "Comunicação, educação e Literacia para a saúde: estratégia para a promoção da saúde" para alunos e profissionais de diversas áreas de saúde. Em 2018 está sendo ofertado o curso: “Educação Popular em saúde: espaço de promoção da saúde, autonomia e emancipação”. Estão sendo realizadas quatro pesquisas: "Literacia para a saúde dos trabalhadores do HC” (2016-2018), "Promoção da Saúde: 30 anos após a Carta de Ottawa (2016-2017), “Literacia para a saúde – residência” (2018); projeto participação e controle social nas políticas de saúde em Uberaba-MG (2018). Na extensão foi implantado o projeto Bem me quero – 1ª etapa: março a dezembro/2017 e 2ª etapa março a dezembro/2018, que é destinado aos servidores da UFTM e seus familiares A sistematização das atividades realizadas pelo ProLisaBr ocorre por meio da elaboração da “Memória de Reunião” com registro após cada encontro do grupo, elaboração de projetos de pesquisa e extensão, produção de relatórios de pesquisa e extensão, publicação de resumos e artigos completos em periódicos e anais de eventos.

Considerações Finais

O grupo ProLiSaBr tem caráter interdisciplinar com proposta de estudos e pesquisas na área de saúde pública2. A partir de uma parceria com a Rede Lusófona de Literacia para a Saúde o grupo tem avançado no estudo e pesquisa da categoria teórica – Literacia para a saúde. Tal categoria teórica apresenta poucos estudos no Brasil, mas é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um termo importante nos avanços das discussões na área da promoção da saúde, qualidade de vida, estilo de vida saudável e acesso universal à saúde pela população1. Nesta direção, aponta-se para o relevante trabalho do grupo para a formação profissional tanto na graduação como na pós-graduação a partir da ampliação dos espaços de reflexões, debates e produção científica. Nesse contexto, a proposta do grupo de estudos e pesquisas se alinha às perspectivas para a formação profissional por estar ancorada em atividades de ensino, pesquisa e extensão3. Ressalta-se também a contribuição do ProLiSaBr na efetivação das ações de promoção da saúde, bem como para a democratização do acesso ao conhecimento, por meio da articulação dos conhecimentos teóricos com a prática profissional, propiciando a busca de soluções para as demandas apresentadas na realidade e ainda a socialização e produção de conhecimentos científicos. Tais aspectos ratificam o compromisso dos docentes, estudantes e profissionais enquanto pesquisadores do grupo ProLiSaBr, comprometidos com avanços científicos e tecnológicos especialmente na área de promoção da saúde e literacia para a saúde para a criação e/ou fortalecimentos dos espaços de formação profissional.

Palavras Chave

promoção da saúde, literacia para a saúde, formação profissional

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Autores

Rosane Aparecida Sousa Martins, claudia Helena Juliao, Marta Regina Farinelli, Edna Aparecida Carvalho Pacheco, Acir Mario Karwoski, Luis Saboga-nunes, Celeste Aparecida Pereira Barbosa, Priscila Maitara Avelino Ribeiro, Marilia Gabriela Sotovani Carascosa, Isadora Catananti Ardenghi