Datos del trabajo


Título

CUIDADOS DE ENFERMAGEM PRE-OPERATORIOS NA ANGIOPLASTIA PERCUTANEA: CONVERGENCIA DA PESQUISA COM A PRATICA DE ENFERMEIROS

Introdução

O setor de Hemodinâmica (HD) merece destaque dentre os campos de atuação da Enfermagem por se tratar de uma área relativamente nova para a atuação do enfermeiro e sua equipe. Os procedimentos hemodinâmicos servem para controlar e tratar agravos derivados de distúrbios cardiovasculares, dentre eles, a aterosclerose. Esta é considerada como a maior causadora de doenças e agravos decorrentes da obstrução de vasos do corpo humano. Uma das formas de tratar estas intercorrências é a Angioplastia Transluminal Percutânea, realizada no setor hemodinâmico. Todo o processo do procedimento tem início na internação do paciente na clínica cirúrgica, caracterizando o início do período pré-operatório da angioplastia, onde permanece internado e é assistido pela equipe de saúde. Mesmo o paciente realizando o procedimento no setor de HD, todo o cuidado perioperatório é fundamental para o sucesso do mesmo e para a efetivação de um cuidado seguro. Grande parte desse cuidado é realizado pela equipe de enfermagem, sendo enfermeiro o gestor desse cuidado. Nessa perspectiva, todo cuidado perioperatório deve ser embasado, entre outros aspectos, na segurança do paciente, de modo que a frequência dos erros e eventos adversos possam ser minimizados e/ou eliminados, tendo em vista que muitas vezes podem ser prevenidos. Essa prevenção tem por base principal a assistência ao paciente no período perioperatório. Podemos destacar o período pré-operatório como decisivo para o desenvolvimento de todos os outros passos da cirurgia de maneira mais segura e com qualidade.

Objetivos

Construir e avaliar um instrumento sistematizado, do tipo checklist, contendo os cuidados de enfermagem para o período pré-operatório de angioplastia percutânea em pacientes internados em clínica cirúrgica.

Método

Pesquisa convergente assistencial (PCA) realizada em hospital escola público de Santa Catarina, no período novembro de 2016 a abril de 2017. A coleta de dados foi por meio de entrevista semiestruturada com enfermeiros das unidades de clínica cirúrgica e hemodinâmica. Todas as entrevistas foram gravadas em formato de áudio e transcritas. Posteriormente, os achados nas entrevistas foram contrapostos à literatura científica, por revisão narrativa de literatura e elaborou-se um checklist contendo os cuidados de enfermagem pré-angioplastia percutânea. O checklist construído foi compartilhado e avaliado pelos enfermeiros participantes da pesquisa, onde cada um recebeu um envelope contendo o mesmo com orientações para realizar correções e sugestões. A devolutiva ocorreu após sete dias. Utilizou-se ainda registros em diário de campo, contendo notas de campo e teóricas de um das pesquisadoras. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Santa Catarina, sob parecer número 1.769.389 e CAAE 58885316.1.0000.0121.

Resultados

Participaram sete enfermeiras, sendo seis da clínica cirúrgica e uma da hemodinâmica, com idade oscilante entre 27 a 53 anos. O tempo de trabalho na profissão variou entre cinco a 32 anos e nos setores investigados oscilou entre três a 30 anos. Emergiram da análise de dados três categorias temáticas, quais sejam: Dificuldades relacionadas ao preparo pré-operatório; Checklist como medida de segurança cirúrgica; Intervenções para composição de um checklist pré-operatório. A primeira categoria representa as principais dificuldades encontradas pelos enfermeiros no processo de cuidado ao paciente no período pré-operatório, destacando-se: fragilidade do processo de comunicação entre as equipes médicas e de Enfermagem; fragilidades do processo de trabalho. Em à comunicação, a principal dificuldade relaciona-se ao agendamento e orientações para o paciente acerca do procedimento. Sobre as fragilidades do processo de trabalho destaca-se: sobrecarga de trabalho da equipe, falta de recursos humanos, ausência de alguns materiais para o preparo pré-operatório, falta de padronização para este tipo de cuidado, deficiência de instrumentalização de alguns profissionais, automatização e empirismo ao prestar o cuidado. Na segunda categoria, o checklist foi compreendido como instrumento indispensável para propiciar a segurança do paciente e qualidade da assistência mediante implementação e controle das intervenções de enfermagem necessárias para o preparo pré-operatório. Além disso, o mesmo possibilita que os registros sejam realizados adequadamente, de forma completa e integral. Esta melhor execução e controle de cuidados pré-operatórios auxiliarão na redução da ansiedade e medo do paciente. Por conseguinte, auxiliará na estabilização de sinais vitais, valores glicêmicos, redução de processos infecciosos e identificação de complicações pós-operatórias. A última categoria temática compreende as intervenções de enfermagem empregadas pelos enfermeiros das unidades pesquisadas em seu cotidiano. Posteriormente estas condutas foram confrontadas com literatura pertinente estruturando-se o checklist. O instrumento foi subdividido em três tópicos: 1) Dados de identificação do paciente; 2) Intervenções de Enfermagem: data e horário da angioplastia, checagem da assinatura do termo de consentimento e da não administração de anticoagulantes e/ou antiagregantes plaquetários, verificação do estado de hidratação do paciente e exames laboratoriais (uréia, creatinina), identificação de focos infecciosos prévios e sangramentos, verificação de sinais vitais/glicemia capilar, encaminhamento ou realização de tricotomia/escovação dental/banho com sabão degermante, realização de tricotomia, colocação de camisola com abertura para trás, retirada de próteses/adornos/esmaltes, realização de punção venosa periférica, anexar exames/laudos/imagens no prontuário do paciente; 3) Espaço para registros de enfermagem e identificação do profissional responsável pela checagem dos cuidados realizados.

Considerações Finais

A partir do estudo foi possível identificar as dificuldades enfrentadas pela equipe de enfermagem na implementação dos cuidados pré-angioplastia. Perante as dificuldades, emergiu à partir da prática dos enfermeiros e subsidiado pela literatura científica atual, um instrumento do tipo checklist, contendo os principais cuidados de enfermagem no preparo do paciente para o procedimento de angioplastia percutânea. O mesmo foi elaborado e avaliado em conjunto com os enfermeiros da clínica cirúrgica e hemodinâmica. Esta proposição no cenário da prática assistencial contribui para transformá-lo em um ambiente mais seguro para o paciente e equipe. Prova disso é a preposição do grupo pesquisado para que o instrumento seja validado e ampliado para os períodos pré e pós-operatórios.

Palavras Chave

Cuidados de Enfermagem. Enfermagem perioperatória. Angioplastia. Segurança do Paciente.

Area

Outros

Autores

Juliana Balbinot Reis Girondi, Karolina Terezinha de Oliveira, Luciana Martins da Rosa, Lúcia Nazareth Amante, Roseli Schmoeller, Luciara Fabiane Sebold, Darla Lusia Ropelato Fernandez