Datos del trabajo


Título

DEBATENDO O ENSINO DO CONTROLE DE INFECÇOES NOS CURSOS DE GRADUAÇAO EM ENFERMAGEM

Introdução

As infecções relacionadas à assistência à saúde, tornaram-se nas últimas décadas um importante problema de saúde pública mundial, que vem se intensificando com a problemática da resistência microbiana. Todos os membros da equipe de saúde são reconhecidos como essenciais para a prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, todavia, a equipe de enfermagem é reconhecida como um dos principais elementos que pode contribuir para o sucesso deste processo, uma vez que são os profissionais que permanecem a maior parte do tempo com o paciente, além de desenvolver a coordenação das unidades e ter uma visão global dos riscos aos quais os pacientes estão expostos nos serviços de saúde(1-2).Nesta perspectiva, entende-se que os profissionais de saúde precisam conhecer e compreender as questões relacionadas à prevenção e ao controle das IRAS, estando preparados para uma atuação profissional com ênfase na prática de promoção da saúde e prevenção de agravos, considerando que este é um assunto de grande relevância e impacto social, reconhecido mundialmente como tal e presente em todos os níveis (primário, secundário ou terciário) e locais (instituições de menor ou maior complexidade ou cuidados domiciliar) de assistência à
saúde.

Objetivos

Identificar a opinião de profissionais com expertise em prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde sobre o ensino das competências para à prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil.

Método

Foi realizado um estudo misto, por meio da técnica Delphi, que é conhecida por estruturar um processo de comunicação sistemática, controlada pelo pesquisador, permitindo que os experts recebam feedbacks acerca das opiniões expostas, recolocando suas opiniões e respondendo as entradas dos demais participantes, permitindo que ao final das rodadas se alcance o consenso do problema em questão. Participaram do estudo 31 enfermeiros e oito médicos brasileiros com expertise em prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. A coleta de dados foi desenvolvida em quatro rodadas interativas e sequenciais, no período de agosto de 2015 até fevereiro de 2016. Os dados qualitativos foram analisados por meio da análise de conteúdo e os quantitativos, a partir da estatística descritiva. Este trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos sob parecer 818.839/2014.

Resultados

Resultados: Dentre os principais elementos evidenciados pelos experts em prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, emergiu à necessidade dos cursos de graduação em enfermagem incluírem de modo efetivo o ensino da prevenção e do controle de infecções enquanto competência do enfermeiro generalista, que se movimenta em todos os serviços e equipes da rede de atenção à saúde. Além disso, se reconhece a influência que os profissionais de saúde, que atuam nos serviços onde os estudantes realizam suas atividades teórico-práticas e estágios, exercem sobre o processo de formação destes futuros profissionais, sendo necessários que os serviços de saúde compreendam sua corresponsabilidade para com a formação dos novos profissionais, oferecendo as condições adequadas para o desenvolvimento das melhores práticas(3). O professor que acompanha o estudante nos laboratórios e nos serviços de saúde, acabam sendo considerados como modelos de profissionais para os estudantes, sendo fundamental que todo o corpo docente esteja sensibilizado para esta problemática, para que as experiências dos estudantes estejam amparadas nos pressupostos das práticas de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde(4). Um elemento que foi considerado como primordial para o sucesso da compreensão e consolidação dos conhecimentos acerca desta temática pelos estudantes é a presença de um professor especialista na área, que auxilie o corpo docente na abordagem do tema nas diversas disciplinas ao longo do curso de graduação. Acredita-se que um professor especialista tenham condições de criar melhores oportunidades para o desenvolvimento deste assunto com os estudantes. Quanto as característica das estratégias de ensino, evidencia-se a necessidade de um ensino pautado nas premissas da prática reflexiva, que instigue o estudante a um constante processo de análise e reflexão de suas vivências e experiências, resignificando-as e identificando maneiras de aprimorar suas ações(5). Um ponto que não houve consenso entre os expertes foi a abordagem do tema por meio de uma disciplina específica ou como um tema transversal do currículo, as argumentações para ambas as alternativas questionam que apenas uma disciplina em um momento pontual do curso não seria suficiente para que o estudante compreenda a complexidade e amplitude do tema, do mesmo modo, que a abordagem transversal muitas vezes acaba sendo muito diluída ao longo do curso, não favorecendo que o estudante compreenda o tema de um modo integral, identificando a inserção e relação do mesmo com a prática do enfermeiro. Umas das possibilidades seria mesclar as duas formas de abordagem do tema, ou ainda, buscar novas alternativas e desenhos curriculares que permitam o desenvolvimento destas competências pelos futuros enfermeiros.

Considerações Finais

Os participantes deste estudo reconhecem a importância do ensino da prevenção e do controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, nos cursos de graduação em enfermagem, para que a formação dos enfermeiros generalistas englobe os temas essenciais para uma atenção à saúde integral, resolutiva e não cause danos desnecessários aos pacientes. Ainda, para abranger a complexidade dos elementos que se interligam para a formação profissional, o ensino deve pautar-se em estratégias pedagógicas que instiguem a reflexão no estudante, estimulando-o a desenvolver o pensamento crítico. O estudo pode, ainda, promover o debate sobre o ensino da prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde, destacando sua grande importância para que se consiga fortalecer e qualificar a formação dos enfermeiros generalistas, além disso, torna-se possível vislumbrar novas alternativas para o desenvolvimento de distintas inovações curriculares para a graduação em enfermagem, buscando o desenvolvimento e a consolidação de um ensino crítico e reflexivo, que favoreça a formação de profissionais autônomos e resilientes, com capacidade para identificar situações de risco e intervir precocemente evitando a ocorrência de danos desnecessários aos pacientes.

Palavras Chave

Enfermagem; Controle de infecções; Ensino superior.

Area

Ambiente e Saúde

Autores

Aline Massaroli, Jussara Gue MARTINI, Rodrigo Massaroli, Júlia Valéria V. de Oliveira Bitencourt, Mariely Carmelina Bernardes Fornari