Datos del trabajo


Título

ATUAÇAO DA ENFERMAGEM NO PERIODO PERIOPERATORIO DE CIRURGIA POR VIDEOLAPAROSCOPIA: UMA REVISAO INTEGRATIVA

Introdução

Em 1985, foi proposto um modelo assistencial denominado de Sistema de Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP), com o propósito de promover a assistência integral, continuada, participativa, individualizada, documentada e avaliada, ou seja, a assistência de enfermagem é uma intervenção conjunta que promove a continuidade do cuidado, além de proporcionar a participação da família do paciente e possibilitar a avaliação da assistência prestada1.
A prática profissional do enfermeiro busca executar as atividades de forma humanística, contemplando as necessidades assistenciais e de gerenciamento, o que levou a enfermeira Wanda de Aguiar Horta, a partir do ano de 1979, iniciar com a Prescrição de Enfermagem, uma SAE designada para o Centro Cirúrgico (CC), denominada Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória (SAEP). Neste contexto a evolução cirúrgica e novas descobertas de tecnologias ajudaram a enfermagem a avançar na assistência Perioperatória2.
Observou-se que o jejum é um procedimento que se iniciou a partir das observações realizadas por Mendelson em 1946, que estabeleceram correlação entre a alimentação e aspiração pulmonar do conteúdo gástrico, sendo importante salientar que o jejum no pré-operatório de líquidos e alimentos sólidos durante um período de oito a doze horas, é frequentemente praticado, tendo por propósito assegurar o esvaziamento gástrico, evitando a broncoaspiração do paciente

Objetivos

analisar na literatura a atuação de enfermagem no período perioperatório de cirurgia por videolaparoscopia

Método

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura nacional, referente à produção na área de enfermagem em centro cirúrgico (CC) e que tem como propósito sumarizar os estudos já concluídos na área de interesse. Para tanto foram estabelecidos os seguintes passos: seleção da questão temática, estabelecimento dos critérios para seleção das pesquisas, representação das características da pesquisa original, análise dos dados, interpretação dos resultados e apresentação da revisão. Para seleção dos artigos foram estabelecidos os critérios de inclusão: artigos publicados pela enfermagem brasileira na área de Centro Cirúrgico em periódicos nacionais nos períodos de 2011 a 2016 e indexados nas seguintes bases de dados: LILACS, MEDLINE e SCIELO e disponíveis na íntegra on-line.
Para a elaboração da revisão integrativa foram percorridas seis etapas, sobre as quais discorreremos a seguir na apresentação da construção do processo: A primeira etapa consistiu na formulação da pergunta norteadora “Qual a atuação da enfermagem no período perioperatorio de cirurgia por videolaparoscopia?”. Na segunda etapa foram realizadas pesquisas nos bancos de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e SciELO (Scientific Electronic Library Online), até 2 de abril de 2017, utilizando-se os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Enfermagem”, “Assistência Perioperatória” e “Videolaparoscopia”. Na terceira etapa ocorreu a extração das informações dos artigos para serem incluídas na revisão integrativa e a elaboração de um banco de dados com as informações pertinentes. Nas quarta e quinta etapas, avaliaram-se os artigos e discutiram-se os tópicos que emergiram da leitura. Finalmente, a sexta etapa contemplou a análise dos artigos selecionados. Ressalta-se que tanto a análise quanto a síntese das informações extraídas dos artigos foram feitas de forma descritiva, o que viabilizou observar, descrever e classificar as informações com o propósito de reunir o conhecimento publicado sobre o tema eleito para esta revisão.

Resultados

Dos 161 artigos encontrados, foram excluídos 138, respeitando os critérios de exclusão acima mencionados na metodologia. Dos 21 artigos nas indexadas, somente 8 deles atenderam aos critérios de inclusão. A data de publicação variou entre 2011 e 2016, sendo este último ano o de maior publicações. Nas bases de dados SCIELO foram encontrados 5, 2 no LILACS e 1 no MEDLINE, totalizando 8 artigos encontrados. .
Para a segurança do paciente cirúrgico, a ISC agregou o importante programa “Cirurgias Seguras Salvam Vidas” da OMS. Apoiando essa proposta, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do Brasil, publicou o documento: “SÍTIO CIRÚRGICO - Critérios Nacionais de Infecções relacionadas à assistência à saúde", no qual estabelece nove indicadores de processo para prevenção deste evento, a ser aplicado nas instituições brasileiras: 1) o tempo de internação pré-operatória menor ou igual a 24 horas em cirurgias eletivas; 2) a tricotomia com intervalo menor ou igual a duas horas; 3) o uso de tricotomizador elétrico ou tesoura; 4) a antissepsia do campo operatório; 5) o controle térmico nas cirurgias colorretais; 6) o controle glicêmico no pós-operatório imediato nas cirurgias cardíacas; 7) os registros de inspeção das caixas de materiais cirúrgicos, 8) a profilaxia antimicrobiana em até uma hora antes da incisão e 9) a profilaxia antimicrobiana até 24 horas

Considerações Finais

O enfermeiro exerce papel importante na implantação de medidas preventivas de hipotermia em sala de operação, evitando as complicações que ela ocasiona em recuperação anestésica, visando à melhoria da qualidade da assistência de enfermagem prestada no período perioperatório, maior segurança ao paciente e diminuição de custos hospitalares.
A pesquisa mostrou que na preparação do pré-operatório, transoperatório e pós-operatório realizada pela equipe de enfermagem, ocorre uma incoerência assistencial, pois para alguns pacientes a enfermagem contribui de forma positiva para o enfrentamento desse momento de angústia e cuidar de pacientes cirúrgicos não é um ato simples. O período pré-operatório é um momento fundamental para avaliar estes pacientes, pois é nele que se realiza a anamnese e são abordadas as questões relativas ao ato cirúrgico. O paciente cirúrgico no período pré-operatório pode agregar subsídios para destacar que uma das formas de prestar assistência é por meio da sistematização da assistência de enfermagem, aliada a uma rotina de orientações, realizada pelo enfermeiro da clínica cirúrgica.

Palavras Chave

“Enfermagem”, “Assistência Perioperatória” e “Videolaparoscopia”.

Area

Ambiente e Saúde

Autores

JAQUELINE vieira oliveira, JAQUELINE vieira oliveira