Datos del trabajo


Título

ATUAÇAO DOCENTE DO ENFERMEIRO: EXPERIENCIAS DISCENTES COMO DETERMINANTE DAS PRATICAS PEDAGOGICAS

Introdução

Apesar de a legislação vigente assegurar aproximações do futuro enfermeiro à conteúdos pedagógicos durante sua formação, independente de este cursar a licenciatura, esse tema não tem sido, usualmente, incorporado no percurso formativo desses profissionais de saúde no Brasil.(1-4)
São comuns relatos de enfermeiros sobre sua iniciação na docência ter ocorrido de maneira inesperada, sem preparo específico, muitas vezes como oportunidade de trabalho ou como complementação de renda.(3-5-6)
Neste contexto, o enfermeiro que segue a carreira docente passa a buscar habilidades pedagógicas e didáticas, mesmo que inconscientemente, em experiências vivenciadas ao longo de seu percurso formativo enquanto estudante. Assim, o trabalho docente é diretamente influenciado pelos conhecimentos e possibilidades pedagógicas que lhes foram apresentados ao longo de sua formação.(7) O que nos interessa nesse estudo, é conhecer de que forma essas experiências têm configurado o trabalho docente, no que se refere às práticas pedagógicas na formação em Enfermagem.

Objetivos

Evidenciar como o trabalho docente é influenciado por modelos de ensino utilizados por seus professores enquanto discentes.

Método

Recorte da revisão de literatura que identificou elementos presentes durante a formação do enfermeiro que influenciam o trabalho docente. Foram selecionados artigos disponíveis na íntegra, a partir dos descritores Enfermagem, Ensino ou Educação Superior, Docência ou Formação, entre 2001 e 2016. De um total de 2.226 estudos, 281 foram selecionados por meio da leitura dos títulos e resumos. Desses, 93 eram repetidos. Os 188 restantes foram dispostos em tabelas no Microsoft Word 2013 e submetidos a leitura flutuante. Aqueles que não possuíam relação com os objetivos deste estudo foram excluídos, resultando em 26 estudos, desses, 17 artigos referiram modelos de ensino dos professores como elemento influenciador da atuação docente.(8)

Resultados

De acordo com os artigos selecionados, os enfermeiros docentes são influenciados por modelos de ensino utilizados por seus professores, presentes em percurso formativo. Nesse sentido, são poucos aqueles que tiveram experiências pedagógicas inovadoras, se sobressaindo a educação transmissiva e centralizada no professor.(8)
A transmissão é uma das principais estratégias utilizadas pela pedagogia tradicional, a qual promove passividade e baixa atitude crítica do estudante; hábitos de anotar e memorizar; baixo questionamento das fontes e informações; pouca aproximação com a prática; preferência pela especulação teórica e tendência ao racionalismo radical; individualismo e competitividade, entre outros.(9)
Neste contexto, metodologias transmissivas não satisfazem as orientações para formação do enfermeiro descritas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Enfermagem (DCNs), que têm como perfil um profissional: generalista, humanista, crítico e reflexivo; qualificado para o exercício da profissão com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos; que seja capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde doença de seu contexto, capaz de atuar com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.¹
Este aspecto representa uma problemática, se considerarmos o ciclo vicioso instalado: enfermeiros docentes com formação baseada essencialmente na educação tradicional formarão enfermeiros nesta mesma perspectiva e, caso em sua trajetória formativa ele não tenha oportunidades de conhecer e vivenciar estratégias inovadoras de ensino, reproduzirá a mesma conduta de seus professores enquanto docente, o que não corresponde as necessidades de ensino e tampouco da atenção à saúde.
Por outro lado, estudantes de enfermagem que tiveram experiências com metodologias ativas de ensino aprendizagem tiveram promovidas suas habilidades de reflexão, crítica, autonomia e comunicação; além disso, algumas iniciativas geraram afetividade pelo dinamismo das aulas e pela relação dialógica e horizontal com o docente.(8)
Metodologias ativas se baseiam em formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, por meio da problematização, visando identificar condições para solucionar os desafios advindos das atividades que estão presentes no contexto social do estudante. Elas contribuem para o engajamento do estudante em relação à novas aprendizagens, pela compreensão, pela escolha e pelo interesse, dando condições para que ele exercite a liberdade, a autonomia e a corresponsabilidade, o que contribui em sua preparação para o exercício profissional futuro.(10)
Tais aspectos são fundamentais, se considerarmos a inconclusão do ser humano.(11) Diante da velocidade da produção do conhecimento e das demandas do mercado de trabalho, a formação, que antes ministrava um conjunto de conceitos inquestionáveis e infalíveis, precisa se flexibilizar, ao ponto de permitir que o estudante desenvolva, por ele próprio, as habilidades que o trabalho lhe requer.(12)
No entanto, mesmo que as estratégias de ensino inovadoras possibilitem uma formação com essas características e sejam coerentes com a legislação(1-13) sua implementação enfrenta inúmeros desafios devido o despreparo dos docentes que não tiveram a oportunidade de se apropriar de conhecimentos e habilidades requeridos para sua prática e movimentos de resistência advindos da educação tradicional expressados pelos próprios professores, estudantes e instituições de ensino que não fornecem amparo necessário para sua implementação.

Considerações Finais

Percebemos como urgente a sensibilização das instituições de ensino superior para as metodologias ativas de ensino aprendizagem, bem como a flexibilização e comprometimento dos professores e estudantes para novas estratégias de ensino, já que elas promovem habilidades para além do exercício profissional, através do diálogo, da construção conjunta do conhecimento, do incentivo a autonomia contribuindo para uma formação coerente com o perfil profissional previsto nas DCNs.
Ressaltamos também a importância da educação permanente e da pós graduação no processo de continuidade da formação docente, sendo espaços fundamentais não só para a apropriação de conhecimentos relacionados as metodologias ativas bem como para o desenvolvimento de outras competências necessárias para o trabalho docente, de maneira geral.

Palavras Chave

Enfermeiro; Formação; Docência

Area

Educação popular e saúde

Autores

Maria Eduarda De Carli Rodrigues, Maria Elisabeth Kleba