Datos del trabajo


Título

NECESSIDADES DE SAUDE DE MULHERES NA ATENÇAO BASICA: DEMANDAS PARA O CUIDADO DE ENFERMAGEM

Introdução

A compreensão das necessidades de saúde das mulheres que buscam o serviço na atenção básica pode contribuir para a revisão das consultas de enfermagem voltadas para a saúde da mulher, como subsídio para o fortalecimento da educação permanente dos trabalhadores e como indicadores para a busca de recursos para a melhoria das condições de trabalho no que se refere aos recursos físicos, estrutura e recursos humanos, especialmente na área da saúde das mulheres. Neste sentido, ouvir as usuárias atendidas nesse cenário contribuiu para conhecer e problematizar as aproximações e distanciamentos entre o que é proposto nas políticas e programas dirigidos à saúde das mulheres e o cuidado realizado nas Consultas de Enfermagem na Atenção Básica. Investigar as necessidades de saúde de mulheres atendidas no contexto da Atenção Básica significa compreender que uma vez identificadas, se tornam um instrumento de grande importância para análise das práticas de saúde possibilitando uma melhor compreensão e possíveis medidas organizacionais para que o serviço de atenção básica possa atender às necessidades trazidas pelas usuárias do Sistema Único de Saúde.

Objetivos

Identificar necessidades de saúde apresentadas pelas mulheres atendidas na atenção básica em saúde; analisar as necessidades de saúde de mulheres no contexto da atenção básica e discutir a contribuição do profissional do enfermeiro para a atenção às necessidades de saúde da mulher no contexto da atenção básica.

Método

Caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa, com abordagem apoiada no método fenomenológico e na fenomenologia sociológica de Alfred Schutz. O estudo foi desenvolvido na cidade do Rio de Janeiro, em unidades básicas de saúde, no período de 2016 a 2017. Os participantes da pesquisa foram mulheres atendidas nestas unidades. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado um roteiro de entrevista abordando a situação biográfica das entrevistadas e duas perguntas fenomenológicas: “Qual é o seu propósito ao procurar a atenção básica de saúde?”, e “O que você espera procurar atendimento voltado para a saúde da mulher na Unidade Básica de Saúde?” A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde e de Defesa Civil do Rio de Janeiro

Resultados

Identificou-se que o significado da ação das mulheres em procurar a atenção básica e em procurar atendimento voltado para a saúde da mulher foram respectivamente: se cuidar e realizar exames. Da análise dos motivos-para emergiram duas categorias concretas do vivido que permitiu identificar que o típico da ação da mulher que é atendida na atenção básica é cuidar da saúde mediante realização de exames. A realização do exame citopatológico e a realização do exame de mamografia foram as necessidades de saúde que emergiram das falas das mulheres. Evidenciou-se, nesse sentido, que o processo decisório de cuidar da saúde mediante realização de exames, está fundamentado pelo conceito proposta por Heller de necessidades naturais necessárias. A identidade da mulher em procurar atendimento voltado para a saúde da mulher na atenção básica está ancorada na realização de exames, sendo tal característica identitária sedimentada no seu mundo social. Tal compreensão evidencia a forte influência do modelo medicalizado de atenção à saúde predominante no âmbito do Sistema Único de Saúde. Enquanto o conceito de necessidade de saúde que fundamenta as ações das equipes de saúde da atenção básica for pautado em agravos e demandas por serviços especializados, tendo como pano de fundo a concepção de saúde como ausência de doença, influenciará constantemente a percepção pelas mulheres quanto a estrutura da realidade social da atenção básica, traduzido como o típico da ação procurar atendimento na atenção básica para cuidar da saúde mediante realização de exames. Trazer para a prática assistencial da atenção básica os conceitos fundamentais de necessidades de saúde é uma forma de sustentar e impulsionar as políticas e programas de atenção básica que tem como preceito superar o modelo biomédico hegemônico. O conceito ampliado de necessidades de saúde permitirá não somente atender as necessidades de saúde das mulheres atendidas na unidade básica, como também reiterá-las ou ampliá-las, o que exigirá a instauração de um novo processo de trabalho.

Considerações Finais

A fenomenologia de Alfred Schutz permitiu desvelar o fenômeno estudado, com destaque para os motivos existenciais que fundamentaram a decisão da mulher em ser atendida no âmbito da Atenção Básica de Saúde. Aponta, portanto, que as necessidades de saúde das mulheres que chegam aos serviços de saúde são apresentadas como demandas. As necessidades de saúde podem funcionar como analisadoras das práticas em saúde, considerando que seu reconhecimento e enfrentamento estão vinculados aos princípios do Sistema Único de Saúde o que implica por parte das equipes de saúde, em esforço de tradução e atendimento às necessidades trazidas pela população. A categoria concreta do vivido que emergiu nesta pesquisa é uma resposta ao desafio de implementação para a prática profissional do conceito ampliado a saúde presente na nossa constituição e nos princípios do Sistema Único de Saúde.

Palavras Chave

Atenção Primária a Saúde, Saúde Pública, Saúde da Mulher, Enfermagem.

Area

Saúde da Mulher

Autores

Octavio Muniz da Costa Vargens, Ana Luiza Barreto Zapponi, Carla Marins Silva