Datos del trabajo


Título

O PROFISSIONAL DE SAUDE NA DETECÇAO PRECOCE DO CANCER DE MAMA: FAZENDO O POSSIVEL MESMO SABENDO O QUE DEVE SER FEITO

Introdução

O câncer de mama é o tipo de câncer mais presente entre mulheres em todo o mundo. A detecção precoce das lesões tumorais é essencial para a definição da conduta terapêutica e do prognóstico para a mulher. O acometimento por dessa patologia repercute em vários aspectos e situações de vida das mulheres. Os profissionais que atuam na atenção primária têm a possibilidade e a responsabilidade de detectar precocemente as lesões e com isso contribuir para a melhora das condições de tratamento e redução das repercussões para a vida das mulheres.

Objetivos

Identificar os significados atribuídos à detecção precoce do câncer de mama pelos profissionais de saúde e Analisar o processo de interação dos profissionais de saúde com a detecção precoce do câncer de mama a partir de suas ações no âmbito da Rede Básica de Saúde.

Método

Estudo de natureza qualitativa, do tipo descritivo. Utilizou-se o referencial teórico-metodológico o Interacionismo Simbólico e a Grounded Theory para subsidiar uma interpretação da ação e das relações dos profissionais de saúde em busca da detecção precoce do câncer de mama, baseados na definição e interpretação de significados por eles atribuídos. Foram informantes no estudo 20 profissionais de saúde de nível superior, com idade superior a 18 anos, que trabalham na Rede Básica de Saúde. Foram critérios de inclusão: ser aptos a suspeitar do diagnóstico de câncer de mama em consulta especializada (ginecológica, de enfermagem, saúde da família), a partir de histórico de saúde da mulher, suas queixas ou de um exame (clínico ou de imagem). Atenderam a esses critérios 10 médicos e 10 enfermeiros, identificados pela letra E (entrevistado) e da sequência numérica da ordem das entrevistas. As entrevistas foram realizadas em hora e local indicados pelos participantes, em locais propícios dentro dos Centros de Saúde e com a anuência das respectivas diretoras das Unidades. O projeto foi apreciado e aprovado por Comitê de Ética em pesquisa e foram observadas todas as exigências da Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde.

Resultados

Da análise comparativa constante dos dados emergiram quatro categorias: Querendo detectar o nódulo precocemente; Refletindo sobre o que é ideal no atendimento à Saúde da Mulher e as falhas dos profissionais de saúde; Percebendo e enfrentando as dificuldades da Atenção Primária para a detecção precoce do câncer de mama e Construindo a identidade profissional através de sua formação e interpretando a própria atuação profissional. Pelo conteúdo dessas categorias evidenciou-se que o profissional de saúde sabe que o ideal é detectar nódulos impalpáveis ou pequenos e entendem que fazem a sua parte ao solicitar exames de imagem, realizar Exame Clínico das Mamas, rastrear a partir dos grupos de maior risco e orientar a mulher quanto ao cuidado de si. Acreditam que há fatores que dificultam a realização de ações que consideram ideais, tornando-se obstáculos para a detecção precoce. A formação profissional influencia, pois a graduação e a pós-graduação não são suficientes para todo conhecimento que esperam obter, além de possuírem uma formação baseada no modelo tecnocrático, mais voltada ao tratamento do que preventiva, que não os prepara para uma perspectiva ampliada da saúde. O processo de interação do profissional com a detecção precoce indicou que há elementos que dependem dele e outros fora de seu controle, e embora queira fazer o ideal muitas vezes faz somente o que é possível.

Considerações Finais

Apesar das adversidades da Atenção Primária à Saúde, o profissional precisa ter consciência do seu papel pelo funcionamento das políticas de saúde e não negligenciar o cuidado ou transferir a responsabilidade de suas ações. A detecção precoce do câncer de mama depende mais da atitude responsável do profissional que tem a oportunidade com a mulher do que da disponibilidade de recursos tecnológicos avançados. Estes são importantes, pois amplificam as capacidades humanas de rastrear as alterações que se procura; contudo é o comprometimento do profissional com a vida das mulheres que vai determinar o grau de esforço que ele faz para ser um bom rastreador. Neste sentido, as competências técnicas não são suficientes para o bom profissional, pois o cuidado é uma atitude interativa que inclui o envolvimento e o relacionamento entre as partes, compreendendo acolhimento, empatia, escuta do sujeito e respeito pelo seu sofrimento e pelas suas histórias de vida. Para o enfermeiro, que tem o cuidado como a base de suas ações, compreender as proposições aqui formuladas, incorporando-as em seu self profissional possibilitará mudanças para o alcance da detecção precoce do câncer de mama. Um avanço pode ser obtido a partir da mudança de perspectiva sobre o papel do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde e da forma de perceber e realizar o processo de interação com a mulher que procura este serviço. Este estudo aponta que há muito conteúdo a aprofundar nas questões da formação acadêmica como um agente mediador de transformação da realidade da Atenção Primária à Saúde. O desenvolvimento de pesquisas que associem os achados aqui descritos com a reavaliação dos currículos para os cursos de graduação e pós-graduação de enfermagem podem ser úteis quando se pensa em formar profissionais mais integrados com as políticas públicas de saúde. É urgente que o meio acadêmico se preocupe não só de formar profissionais tecnicamente competentes para identificar os problemas de saúde, mas que os cursos na área de saúde tenham base humanista, o que seria mais condizente com as propostas das políticas de saúde. Estas são formuladas cada vez mais com os preceitos da autonomia dos sujeitos, integralidade, equidade, humanização. Para que haja uma plena integração das ações com a elaboração dessas políticas, os profissionais necessitam ser preparados para atuar neste sistema, definindo para si que são os principais responsáveis pelo sucesso das propostas das políticas de saúde.

Palavras Chave

Saúde da mulher. Neoplasias da mama. Detecção precoce de câncer. Atenção primária à saúde.

Area

Saúde da Mulher

Autores

Octavio Muniz da Costa Vargens, Carolina de Mendonça Coutinho Silva, Carla Marins Silva