Datos del trabajo


Título

SEXUALIDADE, SEXO E SAÚDE: DILEMAS E DESAFIOS PARA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

Introdução

O fenômeno da população de rua agrega uma série de dimensões sociais da vida cotidiana dentre as quais estão as questões relacionadas a identidade, sexo e sexualidade. O que se destaca aqui são as condições dos homossexuais e das mulheres. Estes dois grupos são atingidos de forma latente e explícita por múltiplas camadas de preconceito, estando mais susceptíveis à vitimização por violências intencionais. .

Objetivos


Analisar a constituição da identidade, orientação sexual e práticas sexuais da população em situação de rua, este estudo focalizou mulheres e homossexuais masculinos e os problemas enfrentados nas relações sexuais comerciais, bem como o modo como as violências repercutem nas condições de saúde do grupo

Método

O estudo, de natureza etnográfica, teve como espaços para coleta de informações quatro instituições que atuam na assistência às pessoas em situação de rua. Nestas, o grupo costumam buscar algum tipo de apoio: alimentos, roupas, medicação (principalmente para o HIV/AIDS), fazer curativos em cortes/feridas, buscar intermediação para internamentos em casos de maior complexidade, denunciar violações de direitos etc. Realizou-se observações diretas, registro em diário de campo, aplicação de roteiro de entrevistas semi-estruturada, diálogos informais com colaboradores das instituições (cenários do estudo). Também foram realizadas observações em praças e locais de concentração do grupo.

Resultados

Para a população em situação de rua, o corpo é uma fonte inesgotável de fomento ao estigma. No caso das mulheres e dos homossexuais ele se constitui ao mesmo tempo num “território” que exibe “atratividade oportuna”, ódio e rejeição. Nele se carregam as marcas da trajetória de rua. Os dois grupos sofrem com intensidade a violência física e psicológica não apenas relacionadas às relações de intimidade. Os atos de violência sofridos e os consequentes agravos à precária condição de saúde, emergem de toda parte. Os relatos revelam que a sexualidade é recheada por abusos, que associados ao uso de substâncias psicoativas, torna-se um gatilho para o desencadear de situações que podem levar à morte.

Considerações Finais

Dentro do engenhoso e tortuoso processo de sociabilidade entre as pessoas em situação de rua as dimensões relativas à identidade, sexo e sexualidade são ainda mais complexas, devido à “flexibilidade de normas de condutas” impostas pela repressão, medo, e forma de gerir a sobrevivência. Ademais, o grupo enfrenta a violência urbana difusa, seja de natureza endógena ou institucional. Conclui-se que são rotineiros e sistemáticos os atos de agressão advindos de grupos sociais distintos, inclusive a repressão por parte dos agentes públicos, o que é legitimado por ampla parcela da sociedade.

Palavras Chave

POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA, SEXUALIDADE, SEXO E SAÚDE

Area

Gênero, Sexualidade e Saúde

Instituciones

Universidade Federal da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

Maria Fátima Cardoso, Ceci Vilar Noronha