Datos del trabajo


Título

HUMANIZAÇAO DO CUIDADO EM FISIOTERAPIA: FORMAÇAO PROFISSIONAL NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES E ALUNOS DE UM CURSO DE GRADUAÇAO

Introdução

Este resumo trata-se de uma pesquisa referente ao trabalho de conclusão de curso da autora na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. A temática da Humanização tem sido frequentemente abordada no contexto de práticas de saúde, a qual considera as circunstâncias sociais, psíquicas e físicas inerentes ao indivíduo, fundamentando-se no modo de fazer saúde explorando o campo da subjetividade implícita no processo saúde-doença-cuidado. Contudo ainda é pouco abordada como parte do processo de ensino-aprendizagem na formação acadêmica. E neste sentido, entende-se que, para conquistar a melhoria e qualidade dos serviços através da humanização, necessita-se de profissionais competentes a partir desta proposta para oferecer esse cuidado, e para ter esses profissionais com tal competência, é preciso formá-los.

Objetivos

Assim, o objetivo desta pesquisa consistiu em investigar como que essa temática é abordada na formação acadêmica e como é compreendida por professores e alunos do curso de Fisioterapia.

Método

Trata-se de um estudo misto, qualitativo e quantitativo, classificado como observacional de caráter exploratório do tipo de caso. O mesmo fora realizado no primeiro semestre de 2015 e contou com uma amostra intencional de alunos do primeiro ao décimo semestre curricular, professores e gestor do curso de Fisioterapia de uma Instituição de Ensino Superior situada na região da grande Porto-Alegre (POA/RS), totalizando 189 participantes. O procedimento de coleta dos dados ocorreu através da aplicação de um questionário aos 189 participantes e entrevista semiestruturada contanto com 29 entrevistados. Os dados dos questionários foram planificados em tabela do programa da Microsoft Office Excel 2007 e analisados no programa SPSS versão 22.0, IBM, utilizando-se valores absolutos e proporções. Já os dados das entrevistas foram interpretados a partir de três categorias: 1) definição geral de humanização, 2) concepção da humanização na atenção em saúde, 3) percepção dos sujeitos sobre o tema no processo de ensino-aprendizagem. O trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade, sob resolução 068/2015.

Resultados

A concepção geral sobre a temática é muito semelhante entre os alunos, professores e gestor, onde todos reconhecem a humanização com o paciente no âmbito do atendimento, definindo-a como um olhar global sobre o ser biopsicossocial e espiritual, a qual significa ver além da doença, tratar bem, saber conversar e escutar, acolher, cuidar, se aproximar e ajudar, se colocar no lugar do outro, ter um lado mais humano, ter ética. Segundo os participantes, através da humanização se consegue ter uma visão além da reabilitação, sendo essa uma característica do curso e um diferencial dos egressos da Instituição. Referente ao cuidado ao paciente, os alunos dos primeiros semestres (1º - 4º) falam sobre o tema num tom vago e teórico, devido à falta de conhecimento sobre o assunto ainda nos semestres iniciais. Em contrapartida, os alunos do meio de curso (5º - 7º), os quais estão ingressando nas práticas de ensino-serviço, percebem a humanização na relação que haviam estabelecido com usuários nas atividades acadêmicas voltadas para educação em saúde e afirmam que a temática pode ser aplicada na realidade diária do fisioterapeuta, mas garantem que precisariam vivenciar mais. E os alunos no final da graduação (8º-10º) conseguem articular claramente suas definições de humanização com suas experiências acadêmicas, trazendo o assunto com maior domínio e clareza citando exemplos vivenciados em atendimentos nos estágios curriculares. Segundo os professores, é no cuidado assistencial que todo conhecimento científico se une aos aspectos relacionais, onde a técnica é mediada pela relação, e as duas são indispensáveis, uma complementa a outra para a resolutividade do caso clínico. A respeito da percepção sobre o tema no processo de ensino-aprendizagem, 88,76% (158) dos informantes estudantes acreditam que a humanização se constitui nas relações entre professor-aluno e entre colegas, e 98,87% (176) afirmam que o assunto faz parte do ensino do cuidado em saúde, entretanto pouquíssimos conseguem visualizar a temática como parte de sua formação profissional. Alunos acreditam que a humanização no ensino constitui-se em ensinar as técnicas referentes ao conhecimento científico conciliado com o ensinar a abordar o paciente, no que se refere ao conhecimento relacional, onde o professor é exemplo do que ensina. Mas para alguns professores somente a formação superior não dá conta de formar esse profissional na perspectiva da humanização, visto que cada um é singular e traz consigo uma bagagem de experiências. Nessa perspectiva, alunos apontam que a formação acadêmica é complementar as suas primeiras formações educativas como ser humano.

Considerações Finais

Diante disso, a humanização do cuidado em Fisioterapia implica na valorização da subjetividade dos sujeitos envolvidos nas relações acadêmicas e de cuidado em saúde, visto que cuidar não se limita à atenção, mas se estende ao ensino e sua gestão. Contudo, para os informantes desta pesquisa a temática é fortemente percebida nos serviços de saúde, através de um amplo olhar sobre o ser biopsicossocial e espiritual, que vê além da doença, mas ainda pouco concebida como parte da sua própria formação acadêmica. Tanto docentes como discentes acreditam que este seja um tema que faz parte do ensino, porém os mesmos não conseguem de fato visualizar isso em suas realidades acadêmicas, pois o assunto é enfático na relação com o usuário em âmbito de intervenção fisioterapêutica.

Palavras Chave

Ensino, Humanização, Cuidado, Fisioterapia

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Autores

Priscila Pereira Lopes, Mauro Antônio Félix