Datos del trabajo


Título

Mapeamento conceitual novakiano na análise e síntese de estudo de casos múltiplos

Introdução

Analisar e sintetizar dados oriundos de pesquisas qualitativas exigem um comprometimento com a transparência e o rigor metodológico. Buscar por novas estratégias para garantir a compreensão do objeto estudado e a visualização dos processos investigativos realizados deve integrar uma das competências dos investigadores no campo das Ciências Humanas e Sociais, em especial, na sua interface com a área da Saúde e da Educação.

Objetivos

Refletir sobre o mapeamento conceitual novakiano na análise e na síntese de dados qualitativos em estudo de casos múltiplos.

Desenvolvimento

O presente trabalho deriva de uma Tese de Doutorado referente à construção de indicadores qualitativos relacionados ao processo de translação do conhecimento para a promoção do desenvolvimento infantil à luz da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A Translação do Conhecimento é uma teoria que engloba a aplicabilidade das evidências científicas e a interação entre atores estratégicos na realização de mudanças individuais, coletivas e institucionais. Projetos de intervenção local, desenvolvidos por uma Fundação do Terceiro Setor e relacionados à promoção da saúde na primeira infância, identificaram e problematizaram boas práticas na saúde de gestantes e de crianças de zero a três anos, sem desconsiderar suas famílias e comunidades. Os prefeitos de municípios paulistas, que aderiram a tais projetos, envolveram secretários de Saúde, Educação e Assistência Social, assim como representantes de Instituições de Ensino Superior. Para realizar a avaliação translacional de evidências com foco na promoção do desenvolvimento infantil, participaram responsáveis pelos cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Pedagogia, Psicologia e Terapia Ocupacional de três Instituições de Ensino Superior partícipes. No período de 2010 a 2012, foram entrevistadas duas coordenadoras de uma Universidade Pública Federal (UPF), seis de um Centro Universitário Comunitário (CUC) e duas de uma Fundação Educacional Privada (FEP) e foram analisadas 26 ementas de disciplinas e 4 unidades integradoras com foco na saúde da criança, mulher, família e comunidade. O emprego do mapeamento conceitual novakiano permitiu avaliar os processos de mudança ocorridos nos currículos, no ensino, nas atividades de pesquisa e de extensão na graduação durante estes dois anos. Ressalta-se que o primeiro autor realizou a disciplina intitulada “Aprendizagem Colaborativa e Mapas Conceituais: Fundamentos, Desafios e Perspectivas” na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), subsidiando o embasamento teórico-metodológico para o mapeamento conceitual criado por Joseph Donald Novak. Com base na triangulação do material empírico coletado nas entrevistas dos coordenadores, na análise documental dos relatórios produzidos pelos consultores dos projetos de intervenção local, na análise das ementas de disciplinas/unidades integradoras e do grupo focal para validação dos dados. Adotou-se o método de estudo de caso múltiplo proposto por Robert K. Yin para subsidiar a construção de um modelo de avaliação da extensão com foco na translação de conhecimento e composto por mapas conceituais de cada Instituição de Ensino Superior e, posteriormente, integrá-los entre si a fim de ampliar a síntese cruzada de casos múltiplos incorporados. Adotou-se o software livre Cmap Tools®, na versão 5.05.01 para construir e armazenar todos os mapas conceituais produzidos. Utilizaram-se os princípios propostos por Joseph Novak para a confecção de mapas conceituais, a saber: o estacionamento de conceitos-chave, a questão focal, a hierarquia entre conceitos e a recursividade proposicional. Para os conceitos-chave primaram-se os substantivos e os adjetivos colocados em retângulos em branco para demonstrar conceitos que pertenciam aos cursos de graduação analisados até 2009, enquanto que os retângulos em cinza claro representaram a participação nos projetos de intervenção local e os círculos em cinza claro ilustraram as mudanças na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão nos núcleos acadêmicos no período de 2010 a 2012. Cada mapa conceitual apresentava uma questão focal autoexplicativa: “Como o curso de (__________) da (__________) incorporou os elementos dos projetos de intervenção local no ensino, pesquisa e extensão?”. No tocante à rede proposicional, preferiram-se termos de ligação baseados em verbos e locuções verbais, associados a numerais e advérbios e evitaram-se preposições e conjunções isoladas. Por último, para garantir uma maior fluidez e entendimento na leitura dos mapas conceituais, escolheram-se setas com direção única e estrutura hierárquica descendente entre os elementos dos casos analisados. Com base nisso, construiu-se um roteiro para o mapeamento conceitual novakiano como estratégia de análise do estudo de casos múltiplos a fim de garantir a síntese do processo realizado pelos pesquisadores e a reprodutibilidade do processo de avaliação da incorporação das evidências científicas. Os mapas conceituais novakianos representam ferramentas de visualização potentes para demonstrar aspectos qualitativos dos processos de mudança ocorridos na CUC, FEP e UPF. Para assegurar a sistematização proposta para os estudos de casos múltiplos, adotaram-se os seguintes princípios: a validade de constructo, a validade interna, a validade externa e a confiabilidade. Para a validade interna, utilizaram-se múltiplas fontes de evidências empíricas e seu encadeamento lógico; e a revisão dos relatórios, em 2013 e 2014, pelas informantes-chave da CUC e da UPF; as participantes da FEP não revisaram, pois não trabalhavam mais na instituição. A validade interna envolveu a padronização do levantamento de semelhanças e diferenças, pontos fortes e nós críticos presentes nos cursos de graduação estudados durante toda a análise e a síntese dos dados no roteiro dos mapas conceituais. No que concerne à validade externa, fundamentou-se na replicação literal, resultados similares, e na replicação teórica para trabalhar com os resultados contraditórios do material empírico analisado. Por último, a confiabilidade implicou no refinamento dos instrumentos de coleta de dados; na sistematização do protocolo do modelo de avaliação da extensão nas IES; na questão focal e na matriz de elaboração para a construção dos MC; e, na organização de arquivos eletrônicos para armazenamento e recuperação de dados.

Considerações Finais

Entende-se que o mapeamento conceitual novakiano possibilitou complementar a análise temática originada na triangulação do material empírico derivado do estudo de casos múltiplos e contribuiu sobremaneira para a síntese do complexo processo de translação do conhecimento ocorrido em dois anos de participação de coordenadores, docentes e discentes em ações de extensão inovadora, sem prescindir do ensino e da pesquisa.

Palavras Chave

Pesquisa qualitativa. Educação superior. Avaliação de programas e projetos de saúde. Promoção da saúde. Desenvolvimento infantil.

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Instituciones

Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil, Universidade Guarulhos - São Paulo - Brasil

Autores

Alfredo Almeida Pina-Oliveira, Anna Maria Chiesa