Datos del trabajo


Título

PERFIL ESPERADO DO PROFISSIONAL DE SAUDE DO SUS: EXPERIENCIA DO PET-SAUDE GRADUASUS

Introdução

O Sistema Único de Saúde (SUS) instituído pela Constituição Federal de 1988 representou um avanço na Saúde Pública brasileira, entre outras coisas, como proposta de mudança para um modelo de atenção à saúde integrado, descentralizado e de cobertura universal, voltado às necessidades da população. O profissional idealizado pelo SUS é generalista, humanista, capaz de trabalhar em equipe e voltado à integralidade da atenção à saúde. Apesar do preconizado pelas diretrizes curriculares nacionais e pelas políticas públicas de saúde, a formação atual dos profissionais de saúde ainda tem um predomínio do modelo biomédico, especializado e tecnicista, os modelos curriculares são fragmentados, não inseridos nos serviços públicos de saúde e divididos em ciclos básico e profissional, a inserção do aluno é tardia no mundo do trabalho e as metodologias utilizadas são tradicionais baseadas em transmissão de conhecimentos. Buscando romper com essa realidade foi criado O Programa de Educação pelo Trabalho na Saúde - PET-Saúde, como instrumento de qualificação de profissionais de saúde tendo as necessidades do serviço como fonte de produção de conhecimento e pesquisa nas instituições de ensino.

Objetivos

Identificar o conhecimento e expectativas dos participantes das oficinas sobre as habilidades e competências necessárias ao profissional de saúde que presta serviços ao Sistema Único de Saúde e sobre o papel da parceria ensino-serviço-comunidade na sua formação.

Método

Trata-se de um estudo descritivo exploratório em uma abordagem qualitativa no tratamento e análise dos dados, tendo como público-alvo profissionais de saúde, docentes e discentes, membros dos conselhos locais e municipal de saúde e comunidade geral. Os participantes foram aleatoriamente alocados em três grupos: o primeiro discutiu sobre a situação atual e as perspectivas da saúde pública, o segundo grupo discutiu sobre a percepção e as expectativas sobre o perfil do profissional de saúde que presta serviço ao SUS e o terceiro grupo discutiu sobre o papel da parceria ensino-serviço-comunidade na formação do profissional de saúde. Foram utilizadas perguntas norteadoras das discussões. O produto foi registrado em folhas de papel e posteriormente apresentados para todos os participantes. As oficinas foram gravadas e o material em áudio juntamente com o material escrito foi analisado utilizando-se Análise de Conteúdo na modalidade temática proposta por Bardin e adaptada por Deslande, Gomes e Minayo. Foram considerados todos os procedimentos éticos e a pesquisa teve parecer favorável do CEP nº 2.084.291.

Resultados

Foram identificados pelo grupo pontos positivos como acesso universal a saúde, presença de equipe multiprofissional, acesso a medicamentos de alto custo, acesso aos programas ministeriais bem como as doações de dietas e insumos a população em tratamento. Porém, foram observadas algumas dificuldades no serviço como a falta de capacitação dos servidores para o acolhimento da população, unidade sucateadas, déficit de recursos humanos no âmbito municipal, déficit de especialistas e insumos nas unidades de saúde, desconhecimento do funcionamento da rede por parte de servidores, pouco investimento na prevenção em saúde e maior foco no atendimento emergencial. Quanto à percepção e as expectativas sobre o perfil do profissional de saúde que presta serviço ao SUS o grupo apontou que o profissional encontra-se em sobrecarga e desvalorização profissional, provocando estresse e mau rendimento profissional, refletindo na realidade do serviço. Essa situação poderia ser atenuada com o aumento do número de profissionais na rede que diminuiriam a demanda, além do maior reconhecimento profissional, sistematização do trabalho e humanização iriam diminuir o estresse e refletir na qualidade do serviço oferecido pelos profissionais da saúde. Segundo o grupo, do profissional de saúde se espera o acolhimento humanizado, a escuta qualificada, a atenção integral e resolutiva e a capacidade de tomar decisões baseadas nas necessidades da população. O terceiro grupo reforçou que a parceria ensino-serviço e comunidade é fundamental para a formação do profissional com o perfil esperado para o SUS, mas que essa parceria entre as instituições de ensino superior, o serviço e a comunidade tem que ser melhor estruturada e que os currículos sejam repensados para que introduzam os profissionais de forma precoce em campo de práticas

Considerações Finais

Na opinião do grupo a política de saúde propicia o acesso a serviços e medicamentos de forma universal, por outro lado o despreparo dos funcionários para o acolhimento, o desconhecimento das redes, assim como a falta de recursos humanos e de investimentos com sobrecarga de trabalho, refletem na qualidade do serviço prestado. Na percepção do grupo o profissional de saúde deve ser melhor qualificado para o acolhimento humanizado e à atenção integral à saúde dos pacientes. A parceria entre as instituições de ensino superior e o serviço deve ser fortalecida e devem ser feitas mudanças no currículo das instituições formadoras que propiciem uma introdução cada vez mais precoce dos alunos dos cursos de saúde nos campos de prática no SUS para que vivenciem desde o começo do curso as realidades do serviço, e que sejam capazes de pensar criticamente, analisar os problemas e procurar soluções para as demandas da comunidade, adquirindo as habilidades e competências necessárias para o desempenho da função.

Palavras Chave

Participação social, formação em saúde, promoção da saúde

Area

Democracia, Participação e Controle Social na Saúde

Autores

Aída Bruna Quilici CAMOZZI, Aline Alves Brasileiro, Alinne Braga Mascarenhas, Lívia Vieira Queiroz, Rafaella Souza, Isabella Melo Pereira