Datos del trabajo


Título

O USO DOS DIARIOS ELETRONICOS COMO ESTRATEGIA DE ENFRENTAMENTO DO CANCER DE MAMA POR MULHERES JOVENS ACOMETIDAS

Introdução

Este estudo trata do uso dos diários eletrônicos (blogs), como estratégia de enfrentamento do câncer de mama por mulheres jovens acometidas. O tema constitui-se como de grande relevância social pois aborda aspectos relacionados ao atual contexto tecnológico vivenciado pela sociedade, como amplo uso das mídias digitais para diversos fins, entre eles o de estratégia terapêutica para enfrentamento de doenças e adversidades. Sabe-se que a ocorrência de câncer de mama em mulheres jovens (abaixo dos 40 anos), está crescendo cada vez mais. A modernidade e os avanços tecnológicos disponíveis possibilitam o diagnóstico e tratamento precoces, gerando bom prognóstico em relação aos casos, bem como auxiliam nas questões pessoais em com as estratégias de enfrentamento do câncer. Vale ressaltar que o trabalho aqui apresentado, emerge da dissertação de mestrado defendida em fevereiro de 2018 na Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e apresenta uma nova e atual vertente de estudo, que em muito contribui para o aprimoramento da assistência, baseada no atual contexto social em que vivemos.

Objetivos

Os objetivos do trabalho foram: descrever a vivência de mulheres jovens acometidas por câncer de mama, conforme seus relatos em diários eletrônicos; e analisar o uso dos diários eletrônicos (blogs) como estratégia de enfrentamento do câncer de mama por mulheres jovens acometidas

Desenvolvimento

Com esta proposta, optou-se por desenvolver este estudo utilizando-se a abordagem descritivo-exploratória e para coleta de dados, utilizou-se dezoito blogs de perfis na Internet, escritos por mulheres jovens que vivenciaram o câncer de mama. Os relatos do vivido por elas foram extraídos e categorizados. Foi utilizada a estratégia intencional para selecionar inicialmente mulheres jovens que atendiam aos seguintes critérios de inclusão: mulheres com idade entre 20-39 anos no momento do diagnóstico e tratamento, e que tenham relatado em um blog aberto, as suas experiências pessoais a respeito de sua vivência do câncer de mama. Diante do exposto, podemos compreender o quão importante se faz a elaboração deste estudo, voltado para uma temática atual e multifacetada, capaz de abranger diversos fatores sociais e que impactam diretamente nos determinantes de saúde da população, sendo, portanto, um estudo bastante relevante no que tange a atual realidade digital da sociedade. Estabeleceu-se um desenho de como ocorre para as mulheres, o desencadeamento das idéias e processos de conceituação pessoal, interação dos conceitos pessoais com os conceitos sociais, em relação ao câncer de mama, bem como a reação oriunda dessa catarse como produto exposto para a sociedade através da exibição de sua experiência nos diários eletrônicos, demonstrado na delimitação das categorias originadas com o os relatos. Para interpretação dos achados, utilizamos o Interacionismo Simbólico, e de modo a ratificar a missão científica da Enfermagem, delineamos os achados e fizemos uma conjunção com a Teoria Interacionista do Cuidado de JOHAN RIEHL-SISCA, o que contribuiu em muito para a aplicabilidade das ferramentas/midias digitais no cuidado direcionado aos pacientes, em nossa realidade assistencial.

Considerações Finais

O relato do vivido por parte das mulheres que passaram pela experiência do câncer de mama constitui-se como um dado de extremo valor científico, no que tange a perspectiva de um cuidado capaz de atender às necessidades expostas por parte de quem a vivenciou. Isto promove a oferta de um cuidado sensível e integral, baseado na compreensão da singularidade de cada indivíduo e de como este interage com o meio no qual está contido. Além disso, no contexto atual, extremamente voltado para as mídias eletrônicas e redes sociais, trata-se de uma nova vertente de estudo, com caráter atual, e que visa utilizar a tecnologia a favor do cuidado às mulheres que vivenciam o câncer de mama na juventude.Entende-se que os processos sociais aos quais as mulheres estão submetidas e ao mesmo tempo são atuantes, constituem-se como de grande importância em relação ao modo como elas enfrentam o câncer de mama e influenciam diretamente nas tomadas de decisões que dizem respeito a este assunto tão peculiar e de infinitos significados e simbolismos.
O estudo apontou que o uso dos diários eletrônicos auxilia as mulheres jovens no enfrentamento do câncer de mama, ao promover a exteriorização de seus medos, dúvidas, anseios, limitações e fragilidades, a partir da escrita terapêutica. A escrita promove a livre expressão do que por elas é sentido, de forma que esta ocasiona a sensação de alívio das tensões oriundas do processo terapêutico necessário para a cura do câncer, que ultrapassa os aspectos clínicos e necessita de exteriorização do que é sentido.

Palavras Chave

Saúde da mulher. Neoplasias da mama. Rede social. Teoria de enfermagem

Area

Saúde da Mulher

Instituciones

Faculdade de Enfermagem UERJ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Gabriella Novaes de Andrade, Octavio Muniz da Costa Vargens, Carla Marins Silva