Datos del trabajo


Título

ESTRATEGIAS DE OTIMIZAÇAO DA ASSISTENCIA A SAUDE BUCAL COLETIVA

Introdução

O Glossário Temático Economia da Saúde registra que a acessibilidade aos serviços de saúde se relaciona ao estado econômico ou localização geográfica, status legal ou educacional e organizativo que uma população possui para assistência em uma instituição de saúde. Com ênfase às dimensões geográficas de nosso país e aumento da demanda populacional, percebe-se uma defasagem da produção de serviços de saúde bucal, uma vez que políticas públicas no país focalizam prevenção e tratamento somente no período escolar até a adolescência, sendo que a odontologia curativa, por seu caráter privado individualista e de alto custo, tornou-se inacessível a uma significativa parcela da população brasileira. Portanto, o cuidado em saúde bucal passou a exigir a conformação de uma equipe de trabalho que se associe aos usuários e participe da gestão dos serviços para dar resposta às demandas e ampliar o acesso às ações e serviços de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal por meio de medidas de caráter coletivo e com vínculo territorial. Entendendo que intervir nestas demandas reprimidas pressupõe que o setor publico de saúde tem o papel principal no planejamento e execução das práticas em saúde, visando uma melhor condução do processo de consolidação do Sistema Único de Saúde na esfera local, o presente estudo tem como cenário o serviço de saúde bucal no município de Divino-MG que atualmente possui uma população de 20.074 habitantes e quadro equipes de saúde bucal vinculadas as Equipes de Saúde da Família ESF.

Objetivos

Propor estratégias para implantação de novas práticas em saúde bucal visando uma melhor condução do processo de consolidação do serviço a partir da identificação de fragilidades e inconsistências, tendo a unidade odontológica móvel como meio de fortalecimento e promoção da acessibilidade.

Método

Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa constituído de duas etapas distintas: 1 - realização de um diagnóstico de necessidades em saúde bucal, por meio da aplicação de um questionário estruturado. Os sujeitos da pesquisa foram 80 usuários cadastrados na unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) da área rural do município de Divino-MG que receberam tratamento odontológico nas unidades públicas de saúde no município. Como estratégia para a coleta dos dados foi empregado um questionário, contendo os dados de identificação e as perguntas discursivas referentes ao tema proposto. Os dados foram categorizados (05 categorias) e organizados para identificar prioridades no serviço e perspectivas dos usuários. Em seguida, foram analisados para levantamento de propostas de ações estratégicas em saúde bucal. Este trabalho foi desenvolvido observando as determinações contidas na Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde que dispõe sobre pesquisas envolvendo seres humanos principalmente as medidas que garantam a liberdade de participação, a integridade do participante da pesquisa e a preservação dos dados que possam identificá-lo, garantindo, assim, privacidade, sigilo e confidencialidade os quais serão mediado por meio do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Considerando ainda, a apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde de Divino-MG. A análise dos dados se dará à luz da Teoria das Representações Sociais.

Resultados

A pesquisa encontra-se na fase de análise de dados os quais sinalizam para um maior aprofundamento e discussão dos resultados obtidos. Todavia, alguns dados são passiveis de apresentação e interpretação como a formação de cinco (05) categorias iniciais dentre as quais: Renda familiar 60% dos usuários possuem renda de ate dois salários mínimos; Necessidade de novas tecnologias houve 82% de conformidade entre os entrevistados no que tange a necessidade de implementação de novas tecnologias leves-duras no cuidado em saúde bucal; A categoria acessibilidade demonstrou um índice considerável de dificuldades ao obter tratamento odontológico referido por 70% dos usuários; A categoria benefícios da implantação de uma unidade odontológica móvel teve 95% dos usuários referindo que uma unidade odontológica móvel promoveria diminuição das filas de espera no atendimento e também menor deslocamento; 80% dos entrevistados avaliam como positivo o tratamento dispensado por profissionais de saúde bucal ligado a Estratégia Saúde da Família (ESF).Outras categorias, bem como, uma interpretação mais intrínseca dos dados serão obtidos a partir da análise a luz dos referenciais teóricos a serem consultados.

Considerações Finais

Para permitir acessibilidade dos usuários ao sistema de saúde bucal, a Unidade Odontológica Móvel é elencada como uma ação estratégica por percorrer áreas rurais do município. Assim, o usuário terá o atendimento próximo ao seu local de residência o que contribuirá para redução das taxas de abandono ao tratamento, fortalecimento do vinculo com a equipe de saúde bucal, efetividade das ações de atenção à saúde bucal e menor custo para a saúde pública deste município. Este estudo contribuirá para o diagnostico situacional e levantamento de iniciativas que visem acessibilidade, economia institucional para reestruturação de serviço e incorporação de novas práticas nos processos de trabalho. É imprescindível a necessidade de novas tecnologias no trabalho em saúde que direcionam para uma saúde pública resolutiva e de baixo custo.

Palavras Chave

saúde bucal, saúde coletiva, unidade odontológica móvel.

Area

Gestão de Serviços de Saúde

Autores

Toni Adriano Martins, Fabrícia Conceição de Carvalho , Christie Anne Ferreira de Jesus Braun, Cristiano Inácio Martins