Datos del trabajo


Título

ENDOMETRIOSE X INFERTILIDADE: REPERCUSSOES RELATADAS EM BLOGS PUBLICOS DE MULHERES PORTADORAS

Introdução

A endometriose é uma doença ginecológica comum entre mulheres em idade reprodutiva, caracterizada pelo crescimento de tecido endometrial fora da cavidade uterina, induzindo uma reação inflamatória crônica. E, a maioria das mulheres apresenta sintomas, muitas vezes incapacitantes, que repercutem na vida da mulher em muitos aspectos, como biológicos, psicológicos, sociais e econômicos. Dentre as principais repercussões associadas a endometriose é a infertilidade e essa dificuldade para engravidar pode afetar emocionalmente as portadoras de endometriose. Uma grande parte das mulheres acredita que estar grávida é uma questão essencial, que deve ser vivida. Em razão disso, podem surgir dúvidas em relação a percepção dessa mulher como ser sexual. Além disso, pode gerar outras diversas repercussões como isolamento social, alto índice de faltas no trabalho e dificuldades de relacionamento. Diante desta situação, um meio que se mostra eficaz para que essas mulheres consigam lidar com a patologia, são os blogs. Estes são os diários virtuais onde as pessoas podem compartilhar suas vivências ou somente ler e se identificar com as histórias relatadas. A interação entre essas mulheres e a troca de experiências é um meio muito eficiente para que elas lidem de forma melhor com essa condição, compartilhando dificuldades e mudanças físicas e emocionais acarretadas pela endometriose.

Objetivos

Descrever a vivência de mulheres portadores de endometriose em relação a infertilidade relatadas em blogs públicos.

Método

Trata-se de um estudo do tipo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa. Como fonte de pesquisa, foram utilizados os 16 blogs públicos, encontrados em um famoso site de pesquisa da internet. Na pesquisa, foram incluídos depoimentos de mulheres que tivessem publicado em blogs abertos, no período de 2010 até novembro de 2017, a sua vivência em relação a endometriose. Os blogs foram selecionados de acordo com os seguintes critérios: Blogs com fácil acesso, sem que houvesse a necessidade de conter senha ou login; Blogs que conseguissem expressar diretamente a vivência da mulher portadora de endometriose e infertilidade; Blogs que tivessem depoimentos de mulheres, e, que esses depoimentos pudessem ser analisados e interpretados, de acordo com o objetivo do estudo. A organização do material par análise foi realizada através das seguintes etapas: Os blogs foram procurados pelos termos: “endometriose” e “blog” e “vivência da endometriose em blog”; Os blogs encontrados foram salvos através de seus links em arquivos; os textos dos blogs foram extraídos e salvos em um arquivo separado e organizados desde a sua primeira publicação até novembro de 2017; Apenas foram extraídos para a análise dos dados, os depoimentos das mulheres com diagnóstico de endometriose. Os comentários de outras pessoas não foram utilizados no estudo. O tratamento dos dados seguiu os pressupostos da análise de conteúdo temática de acordo com a sistematização proposta por Oliveira. Nesta método, as seguintes etapas foram seguidas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação.

Resultados

“Vivenciando a dificuldade para engravidar” – as mulheres descrevem em seus depoimentos sobre o desejo de engravidar. Inclusive, muitas delas faziam planos e imaginavam que conseguiriam engravidar rapidamente, porém se depararam com as dificuldades em relação a fertilidade como consequência da endometriose. Isto provoca uma série de reações emocionais negativas e relatam uma sensação de incapacidade e de imperfeição. Durante a análise dos dados, surgiu de maneira importante o diagnóstico tardio da endometriose e a sua descoberta como portadora por conta da dificuldade em engravidar. Diante das muitas tentativas sem sucesso, essas mulheres buscam por medidas alternativas, como chás e medicina oriental. Referem ansiedade e marcação constante de consultas médicas. Além disso, começam a buscar por procedimentos como a Fertilização in Vitro, inseminação artificial e tratamentos hormonais para vivenciarem a maternidade. Nesse contexto, as blogueiras sempre manifestaram atitudes e expectativas positivas quanto aos tratamentos que foram realizados para conseguir a tão esperada gravidez. A fé é bastante citada pelas autoras dos blogs, sendo o suporte nos momentos de desânimo. Assim, para elas, o blog é considerado uma ferramenta de rede de apoio para enfrentar estas dificuldades. Relatam que descrevem suas angústias, dúvidas e medo, interagem com as seguidoras e auxiliam outras pessoas que vivenciam a mesma situação.

Considerações Finais

Conclui-se que as repercussões da endometriose no que tange a infertilidade dificulta a vivência da maternidade. Os dados mostraram que, diante desta situação, as blogueiras buscam diversas alternativas para conseguir engravidar. Neste período de busca e angustia, os diários eletrônicos (blogs) auxiliam no enfrentamento da endometriose e promovem exteriorização de seus anseios, limitações e fragilidades. Com isso, criam uma rede de apoio com suas seguidoras. Diante disso, os profissionais de saúde podem se utilizar destes relatos e do uso de redes sociais de internet para se instrumentalizarem sobre as vivências das mulheres portadoras de endometriose afim de valorizar a iniciativa dessas mulheres e incluir no cuidado a discussão sobre a experiência de relatar em blogs.

Palavras Chave

Endometriose; saúde da mulher; rede social; enfermagem

Area

Saúde da Mulher

Instituciones

Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

CARLA MARINS SILVA, Jaqueline de Barros Freitas, Vanessa Bellatrix Gomes de Almeida Feitosa, Nayara Rosa Vieira, Octavio Muniz da Costa Vargens