Datos del trabajo


Título

O PROTAGONISMO DOS PARTICIPANTES DO ESTUDO NAS METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS: O CASO DA PESQUISA CONVERGENTE-ASSISTENCIAL

Introdução

O método utilizado foi o da Pesquisa Convergente-Assistencial, comumente usada na assistência de enfermagem por estar comprometida com a melhoria direta de um determinado contexto social para encontrar soluções para os problemas identificados nessa realidade. Este método se apresenta como uma alternativa para solucionar ou minimizar problemas do cotidiano em saúde e renovar ou introduzir mudanças nas práticas assistenciais podendo levar a construções teóricas. Apresenta como característica principal a articulação do exercício da pesquisa com a prática assistencial, sendo um processo dinâmico e flexível, um alimentando o outro, mas cada um mantendo e sustentando as suas especificidades, tendo como objetivo final indicar inovações e alternativas para amenizar ou resolver problemas e dificuldades do cotidiano dos profissionais da saúde. A metodologia convergente-assistencial nos leva a reflexão da prática profissional desenvolvida na assistência de enfermagem, visando aprimorar esta prática e diminuir a lacuna existente entre a teoria e a mesma.Desse modo, o presente trabalho teve o intuito de avaliar a participação do participante da pesquisa de forma ativa no movimento de proximidade e afastamento diante do saber-fazer e do saber-pensar assistencial.

Objetivos

Identificar os possíveis benefícios e malefícios da utilização da Pesquisa Convergente-Assistencial como uma metodologia participativa.

Método

Os participantes foram seis profissionais de enfermagem do setor de Clínica Médica de um hospital universitário e federal e nove pacientes que realizam diálise peritoneal ambulatorial continua de um hospital público e estadual, ambos no município do Rio de Janeiro. As técnicas de produção dos dados foram a entrevista semiestruturada e o grupo de convergência. Ambas consideraram as etapas denominadas Quatro Erres: reconhecimento, revelação, repartir e repensar e seguiram as fases propostas pelo método: concepção, instrumentação, perscrutação, análise e interpretação. A presente pesquisa teve como característica refletir sobre o trabalho que foi desenvolvido, ou seja, como foi utilizar o método da PCA; onde os participantes apresentaram como foi ser integrante ativo da pesquisa, as suas vantagens, desvantagens e sugestões para os futuros trabalhos. O que está relacionado especificamente com a fase do repensar. As pesquisas foram aprovadas pelos Comitês de Ética em Pesquisa dos respectivos hospitais. Os direitos dos participantes foram respeitados de acordo com a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde.

Resultados

Os profissionais reconheceram que o método é um importante instrumento que proporcionou o diálogo, de modo que eles puderam expor seus pensamentos, sentimentos e identificaram o que o outro estava fazendo e assim compartilharam saberes e fazeres. Demonstraram não conhecer o método utilizado, mas gostaram e o acharam interessante. Tal comportamento pode ser explicado pela Pesquisa Cconvergente-Assistencial ter uma aproximação direta com a situação a ser pesquisada, com o intuito de buscar e promover transformações na realidade. Além disso, utilizar a Pesquisa Convergente-Assistencial indica que o produto de pesquisa foi construído a partir da realidade assistencial, relacionando pragmatismo e cientificismo. Para os pacientes, a oportunidade de terem participado da pesquisa, em todas as etapas, principalmente na atividade dos Grupos de Convergência, foi avaliada de forma positiva por todos. A atividade em grupo permitiu que refletissem a respeito de questões importantes relacionadas com os temas abordados, facilitando o ganho de informações por meio das discussões e ampliando, também, os seus conhecimentos. Na metodologia convergente-assistencial, os participantes não foram apenas informantes, foram protagonistas e integraram a pesquisa, o que promoveu comprometimento e engajamento com a investigação. Tal fato contribuiu para sanar problemáticas assistenciais e produzir mudanças na prática de ambos cenários, pois contou com a participação e o envolvimento dos pacientes no processo construtivo. A possibilidade da participação dos pacientes de forma ativa no seu tratamento, respeitando a sua autonomia, seus saberes, a troca de conhecimentos e experiências que poderão influenciar suas práticas, também foram vistas como ponto positivo, pois nesse momento, eles deixaram sua postura passiva de lado e passam a assumir seu cuidado com mais consciência.

Considerações Finais

O método alcançou seu objetivo como metodologia participativa ao proporcionar uma maior inserção do pesquisador na prática assistencial em saúde, com consequente interação efetiva com os participantes e os cenários das pesquisas; de modo que alcançou uma cooperação mútua entre eles e os levaram a refletir acerca das suas realidades, o profissional a melhor compreender o paciente e a atender as suas reais necessidades e os pacientes a compreender os seus problemas e a encontrar alternativas para lidar com eles. Durante a fase do repensar, proposta pelo método, ocorreu à reflexão dos grupos quanto aos trabalhos desenvolvidos nas pesquisas, aproveitando para apresentar as vantagens, desvantagens e sugestões para futuros trabalhos, formando um elo de confiança entre os profissionais e pacientes, permitindo a reconstrução dos processos de assistência e educação em saúde pautados na metodologia Convergente-Assistencial.

Palavras Chave

Enfermagem; Assistência; Metodologia.

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Autores

Priscilla Valladares Broca, Joyce Martins Arimatea Branco Tavares, Eric Rosa Pereira, Rosnilson Rocha Gonçalves , Márcia Teresa Luz Lisboa, Márcia de Assunção Ferreira