Datos del trabajo


Título

COMPETENCIAS BIOETICAS EM SITUAÇOES CLINICAS DE ENSINO ODONTOLOGICO

Introdução

O ensino da Ética e da Bioética nos cursos da saúde tem o papel de estimular a problematização sobre intervenções profissionais, individuais e/ou coletivas. É eixo central para a compreensão da dignidade do viver e da valorização da vida, enquanto aspectos básicos da formação do profissional de saúde. Formando um agir em competência para desenvolver o acolhimento e o vínculo com a pessoa.

Objetivos

Analisar as competências bioéticas de estudantes nos processos de acolhimento no atendimento odontológico nas clínicas da Faculdade de Odontologia da UFRGS.

Método

Estudo de caso holístico do campo da educação onde se desenvolveu uma abordagem qualitativa. Os dados foram produzidos por meio do uso de uma entrevista semi-estruturada com cinco categorias de análise: conceito ampliado de saúde e doença, intersubjetividade, autonomia, corresponsabilidade e beneficência e não maleficência. As entrevistas (gravadas e transcritas) foram realizados com usuários nas salas de espera das clínicas de ensino odontológicas. A análise do discurso objetivou trabalhar o sentido e não apenas o conteúdo do texto. Um sentido que não é traduzido, mas produzido, e articula o linguístico com o social e o histórico.

Resultados

Os usuários acreditam que o estudante possui conhecimento sobre a sua situação de saúde, mas menos sobre suas condições sócio-culturais e como elas podem interferir no processo terapêutico. Associam o vínculo com o tempo de tratamento, sendo esta relação intensificada com o passar dos meses, porém relatam mudanças de estudantes na condução dos casos. Afirmam sentirem-se livres para opinar no decorrer do tratamento, ainda que não julguem necessário fazê-lo por compreenderem que não possuem o devido conhecimento técnico e confiarem nas decisões. A própria contribuição para o tratamento seguir as instruções. Alegam terem sido informados sobre os procedimentos realizados, mesmo que de forma vaga.

Considerações Finais

A formação em saúde deve proporcionar vivências, estimular a compreensão das escolhas e do comportamento dos estudantes em consonãncia com as diretrizes de humanização na saúde que visam o resgate da singularidade e da autonomia do usuário provendo o respeito às suas reais necessidades e criação de vínculo.

Palavras Chave

BIOÉTICA, COMPETENCIAS, ENSINO

Area

Ética, Bioética e Filosofia em Saúde

Autores

Luísa Lapenta da Cunha, Fabiana Pires Schneider, JULIO BALDISSEROTTO, Cristine Maria Warmling