Datos del trabajo


Título

EDUCAÇAO EM SAUDE AS PESSOAS COM DIABETES COM PE DIABETICO: PRODUÇAO E AVALIAÇAO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA

Introdução

O diabetes mellitus é uma doença crônica com alta incidência nos tempos atuais, que vem preocupando e exigindo ações específicas na Rede de Atenção à Saúde. A preocupação envolve a progressão da doença com suas complicações, uma delas é o pé diabético, que pode levar à amputação e incapacidades. Assim, as pessoas com diabetes precisam de atenção especializada, de forma continuada, mas, principalmente de educação em saúde para controle da doença. Em um hospital universitário do sul do Brasil, referência para o atendimento de complicações vasculares, observou-se a necessidade de elaboração de manual educativo para pessoas com diabetes com pé diabético.

Objetivos

Construir um manual educativo para pessoas com diabetes mellitus com pé diabético.

Método

Estudo metodológico realizado em seis etapas. Na primeira etapa do estudo definiu-se a questão norteadora da revisão narrativa, a qual investigou as informações e os principais cuidados que devem compor um manual educativo para pessoas com diabetes e pé diabético. Na segunda etapa, realizou-se a revisão propriamente dita, segundo protocolo de busca. As buscas das publicações ocorreram na Scientific Eletronic Library Online, Biblioteca Virtual em Saúde. Foram também incluído no corpus da investigação um Caderno da Atenção Básica, um manual e uma diretriz do Ministério da Saúde, uma diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes, sete cartilhas de orientação de autocuidado para pessoa com DM com diabetes e pé diabético de diferentes instituições brasileiras, um livro de enfermagem clínico cirúrgico e três artigos científicos. Os descritores utilizados nas buscas nas bases de dados foram diabetes, diabetes mellitus, pé diabético, manual. O período do estudo de revisão ocorreu em julho de 2016. A terceira etapa do estudo configurou a seleção dos estudos. Foram incluídas neste estudo somente as publicações que apresentassem conteúdos vinculados à educação em saúde de pessoas com diabetes, abrangendo as seguintes temáticas: fisiopatologia do diabetes mellitus, autocuidado do diabético, pé diabético, cuidados com os pés, higiene dos pés, complicações do diabetes, cuidados pós-cirúrgicos, cuidados pós-alta hospitalar. Na quarta etapa do estudo realizou-se a leitura exaustiva das publicações incluídas no estudo e a extração dos conteúdos para composição do manual, objeto deste estudo. Os conteúdos selecionados foram devidamente arquivados. Na quinta etapa efetivou-se a sumarização dos dados, com a transformação da linguagem, dos conteúdos da forma literária para linguagem acessível ao público alvo. Além disso, foram definidas as ilustrações (56 ilustrações) relacionadas aos conteúdos definidos para composição do manual educativo, de forma a facilitar a compreensão do texto e foi definida a diagramação. Na sexta etapa realizou-se a consulta (entre outubro e nobembro de 2016) com experts e interessados para avaliação dos conteúdos e diagramação do manual educativo. Os experts (profissionais com um ano ou mais de experiência no atendimento de pessoas com diabetes) foram sete enfermeiras assistenciais atuantes na unidade de internação cirúrgica, uma professora de ensino superior de enfermagem, uma enfermeira atuante em ambulatorial para atendimento de pessoas com diabetes, um professor do ensino superior de medicina, um médico cirurgião vascular, três pacientes (diabéticos com pé diabéticos internados em unidade cirúrgica) com e seus acompanhantes (presentes no momento da coleta de dados). A consulta aos experts foi realizada por rodadas de avaliação dos conteúdos, por meio de formulário encaminhado via online. A cada encaminhamento os experts avaliavam por meio de escala Likert os conteúdos do manual construído e registravam suas sugestões de mudanças. A cada rodada de avaliação calculou-se o percentual de concordância total dentre todas as respostas obtidas com os experts, conteúdos com 70% ou mais de concordância foram mantidos no texto como valor mínimo para permanência do conteúdo no manual. Todos os ajustes recomendados foram incluídos no texto. Com os pacientes e acompanhantes o manual foi impresso e apresentado fisicamente junto a uma ficha avaliativa para registro da impressão dos mesmos sobre o manual, quanto ao conteúdo e aparência do texto.

Resultados

A literatura existente e a consulta aos interessados permitiram a elaboração de um manual educativo para uso na educação em saúde dos pacientes do cenário do estudo e, principalmente, para uso no cuidado domiciliar pós-alta-hospitalar. Na primeira rodada de consulta com experts, dos 21 conteúdos construídos, a partir do estudo de revisão, oito não atingiram 70% de concordância. Os percentuais oscilaram entre 45% e 90%. Na segunda rodada, todos os conteúdos foram considerados pertinentes. As pessoas com diabetes consideraram que o manual estava adequado e de fácil compressão. Os conteúdos do manual avaliados e que compõem a versão final abrangeram: pequena introdução sobre o tema, conceitua o diabetes e seus principais tipos, apresenta a ação da insulina, os sinais e sintomas da doença e suas complicações, destacando o pé diabético, como realizar o autoexame, a higiene e os cuidados com os pés, orientações para compra dos sapatos e tratamento do pé diabético, orientações para alta e para controle do tabagismo, locais e sites informativos.

Considerações Finais

A construção do manual envolvendo conteúdos disponibilizados em publicações científicas, associada à avaliação de experts e usuários (diabéticos e seus acompanhantes) possibilitou a construção de uma tecnologia educativa e de cuidado que atenda a necessidade do diabético.

Palavras Chave

Diabetes mellitus; Manuais; Cuidados de enfermagem.

Area

Informação e Tecnologias da Informação em Saúde

Instituciones

Universidade Federal de SAnta Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Luciana Martins Rosa, Ana Paula Padilha, Melissa Orlandi Honório Locks, Laura Cavalcanti de Farias Brehmer, Amanda Espíndola Andrade, Soraia Dornelles Schoeller, Gisele Martins Miranda