Datos del trabajo


Título

FAZENDO A DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL NA ESTRATEGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Introdução

No Brasil, a capacidade do Estado em responder às necessidades de saúde da população se manifesta por meio das ações e serviços ofertados no âmbito do Sistema Único de Saúde. Nesse contexto, a implantação do modelo de atenção, baseado na Estratégia Saúde da Família (ESF) inclui o desenvolvimento de ações educativas que possam interferir no processo saúde-doença, para que a atuação no território seja resolutiva. Da mesma forma, o processo de trabalho da equipe de saúde bucal na ESF deve incluir práticas educativas que forneçam instrumentos para fortalecer a autonomia dos usuários e a condução de hábitos saudáveis, especialmente no cuidado à saúde bucal.

Objetivos

Compreender os significados da educação em saúde, atribuídos por gestores de nível central e profissionais de equipes que atuam na Estratégia Saúde da Família e analisar como estes significados influenciam nas práticas educativas desenvolvidas.

Método

Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e analítico, de abordagem qualitativa, fundamentado no referencial metodológico da Teoria Fundamentada nos Dados. Foi realizado no município de Florianópolis, sul do Brasil. Os dados foram coletados em 2013 e 2014, por meio de entrevista semiestruturada, com duas questões norteadoras. Participaram 25 profissionais de saúde e gestores, distribuídos em três grupos amostrais. Os dados foram analisados em 2014 e 2015 e constantemente comparados entre si, seguindo o processo de codificação e organização em categorias que relacionadas compuseram o modelo teórico. [Macro projeto aprovado em CEPSH - 422188/2011]

Resultados

O fenômeno central emergente foi denominado “Educação em saúde bucal na Estratégia Saúde da Família: o significado das práticas educativas”. A categoria central do modelo foi “Fazendo a diferença na educação em saúde bucal” e as demais categorias “Motivação empática na educação em saúde bucal”, “Planejando ações de educação em saúde bucal” e “Estratégias adotadas nas práticas de educação em saúde bucal”. Os resultados apontam que fazer a diferença na educação em saúde bucal significa estar alinhado às práticas participativas de educação em saúde, sendo estas guiadas por valores, e seu impacto monitorado por meio de evidências científicas. Os profissionais membros das equipes de saúde bucal e gestores municipais procuravam fazer a diferença na educação em saúde, sentindo-se valorizados e reconhecidos; demonstravam motivação empática perante as ações na educação em saúde bucal e procuravam desenvolver habilidades para contribuírem com a redução das desigualdades, por meio do empoderamento dos usuários. Entretanto, as ações em educação em saúde ainda necessitam de um planejamento mais participativo, mediante a reflexão contínua acerca dos valores que conduzem à promoção da saúde, considerando o mundo social dos envolvidos; contemplando as relações do processo saúde-doença no contexto em que vivem.

Considerações Finais

O modelo teórico reconhece que as opções por estratégias de educação em saúde bucal estão vinculadas às escolhas que permeiam o planejamento e as abordagens adotadas, sendo mediadas pelo mundo social. Acredita-se que estes resultados podem ser mais significativos quando for valorizada a motivação empática, que emerge da conexão entre os conhecimentos e os sentimentos das pessoas envolvidas.

Palavras Chave

educação em saúde; saúde bucal; teoria fundamentada nos dados; atenção primária à saúde.

Area

Saúde Bucal

Instituciones

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Patricia Melo Biondi Andrade, Mirelle Ana Lúcia Schaefer Finkler, Daniela Lemos Carcereri, Ana Lucia Schaefer Ferreira Mello