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Título

EMPREENDEDORISMO SOCIAL DA ENFERMAGEM EM UMA ASSOCIAÇÃO DE MATERIAS RECICLAVEIS: SIGNIFICADOS E TRASNFORMAÇÕES

Introdução

As Diretrizes Curriculares nacionais para cursos de graduação em Enfermagem incentivam, crescentemente, metodologias que fomentam o protagonismo social dos estudantes, a partir de processos crítico-reflexivos. Para tanto, é necessário desenvolver habilidades e competências emancipadoras e empreendedoras durante a formação acadêmica.

Objetivos

Objetivou-se, com este estudo, conhecer o significado de atividades socialmente empreendedoras realizadas em uma Associação de Materiais Reciclagem, na perspectiva do empreendedorismo social.

Método

A Grounded Theory foi o método utilizado neste estudo. A coleta de dados foi realizada entre agosto de 2016 e novembro de 2017, por meio entrevistas com estudantes e profissionais que trabalhavam em uma Associação de Materiais Recicláveis, localizada na região central do estado do Rio Grande do Sul. Esta Associação existe desde 2009 com o objetivo de proporcionar trabalho e renda a um grupo de cerca de 30 pessoas que garantem a subsistência de suas famílias por meio da reciclagem. A renda mensal de cada família, composta por cerca de oito integrantes, é de aproximadamente um salário mínimo. O primeiro grupo amostral foi criado com 15 acadêmicos do segundo ao quinto semestre do curso de graduação em enfermagem, os quais haviam participado ativamente das diferentes atividades empreendedoras realizadas na Associação de Reciclagem, sistematizadas em um cronograma específico semestral, conforme às necessidades dos associados. Destacam-se, dentre as atividades, a organização do brechó solidário, o dia do voluntariado, as oficinas de customização e outras. As entrevistas basearam-se nas seguintes questões: O que as atividades empreendedoras na Associação de Reciclagem significaram para você? Quais foram as vantagens e dificuldades que você encontrou? A análise dos dados coletados no primeiro grupo amostral permitiu identificar as propriedades e hipóteses iniciais, as quais orientaram a formação do segundo grupo, composto por dez alunos do último semestre do curso de graduação em enfermagem. Esses alunos foram selecionados aleatoriamente e entrevistados, com base nas seguintes questões: Qual a contribuição das atividades práticas em uma Associação de Reciclagem para sua formação profissional? Estas atividades fizeram alguma diferença em sua formação acadêmica? Com base na análise dos dados anteriores foi formado um novo grupo amostral com quatro trabalhadores da Associação, a partir dos questionamentos: Quais foram as contribuições das atividades práticas dos alunos para sua vida profissional? Quais foram as contribuições para a implementação de estratégias de promoção da saúde? Os dados empíricos foram analisados com base no processo de codificação aberta, axial e seletiva. Os códigos foram organizados de acordo com suas respectivas semelhanças e diferenças, e foram agrupados em categorias e subcategorias. A categoria central foi definida com base na análise das relações entre as categorias. Depois de estruturar o modelo teórico, que representou a conexão entre as categorias e subcategorias, foi validado. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Franciscana (Protocolo nº 1.641.967/2016).

Resultados

O modelo teórico do significado de atividades socialmente empreendedoras em uma Associação de Materiais Recicláveis, realizadas por estudantes de enfermagem, pode ser caraterizado como processo (des)construtor e (re)construtor de saberes e práticas. O efeito dessas atividades periódicas e contínuas na Associação transcende limites pessoais, profissionais e sociais. Inicialmente, os estudantes demonstraram distanciamento e preconceito, na sequência indignação e inconformidade e, por fim, mudança na forma de pensar e agir. Assim, o fenômeno “Experienciando um processo (des)construtor e (re)construtor de saberes e práticas” resultou da integração de três diferentes aspectos, quais sejam: (I) (Des)construindo preconceitos, (II) (Re)construindo saberes e práticas, e (III) Promovendo transformações. O conteúdo de cada uma dessas três categorias resultantes da organização e do agrupamento de seus respectivos códigos e subcategorias serão apresentados a seguir. Os resultados deste estudo demostram, em síntese, que tanto os estudantes como os integrantes da Associação de Materiais Reciclável se transformaram neste movimento de (des)construções e (re)construções dialógicas e emancipadoras. Enquanto os integrantes sentiram-se prestigiados e valorizados em sua função, aparentemente invisível aos olhos da sociedade, os estudantes sentiram-se desafiados, encorajados e corresponsáveis com a melhoria da qualidade de vida dos associados. Por meio desse processo interativo e associativo, todos os envolvidos, isto é, alunos e trabalhadores da Associação se empoderaram como protagonistas de uma experiência inovadora e transformadora da vida de uma comunidade real em processo de conquista de direito e emancipação.

Considerações Finais

O significado de atividades socialmente empreendedoras em uma Associação de Materiais Recicláveis configura-se como processo (des)construtor e (re)construtor de saberes pré-concebidos. O seu significado transcende limites pessoais e sociais e possibilita um movimento de aproximação, identificação e translação de conhecimentos e práticas. Além disso, resulta em mudança de hábitos e atitudes, na ampliação de conceitos e no repensar de condutas cotidianas que não se esgotam na acepção científica.

Palavras Chave

Pesquisa em Enfermagem; Educação em Enfermagem; Enfermagem comunitária em saúde; Empreendedorismo Social.

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Autores

Dirce Stein Backes, Amanda Schneider Weissheimer, Lenise Dutra da Silva, Marcelo Junior Toson, Guilherme dos Santos Lopes, Bethânia Haag, Martha Helena Teixeira de Souza