Datos del trabajo


Título

Adolescentes usuários de drogas e suas dificuldades de adesão ao tratamento: metodologia do caso único

Introdução

Em 2018 concluiu-se uma pesquisa de doutorado, desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Psicologia da PUC MINAS, Brasil, que teve o objetivo geral de pesquisar o que podem ensinar as dificuldades dos adolescentes usuários de drogas para aderirem ao tratamento que lhes é oferecido nos serviços públicos de saúde mental, os Centros de Atenção Psicossocial infanto-juvenil (CAPSi), do estado de Minas Gerais.

Objetivos

Circunscrever, no campo da atenção psicossocial, o surgimento dos CAPSi, seus antecedentes históricos e seu mandato psicossocial, interrogando sobre os casos de uso de droga na adolescência; identificar, a partir da escuta dos jovens usuários de drogas de cinco CAPSi de Minas Gerais, questões que favoreceriam responder ao problema de pesquisa; estabelecer as especificidades das dificuldades de adesão ao tratamento dos jovens; abordar a clínica psicanalítica do sujeito adolescente, interrogando sobre o encontro com o objeto droga; problematizar as questões relativas à toxicomania e ao uso de drogas na adolescência, no âmbito do tratamento; refletir sobre os impasses e possibilidades intrínsecos ao tratamento de adolescentes usuários de drogas, tendo em vista o mandato psicossocial dos CAPSi

Método

O método utilizado, consonante com os objetivos e com a hipótese de que as dificuldades de adesão dos jovens no serviço, veiculadas pelo uso de drogas, não implicariam, propriamente, na impossibilidade de tratamento e seriam, ainda, capazes de ensinar sobre suas possibilidades no campo da atenção psicossocial, baseia-se na noção de caso único, proposta pelo psicanalista francês, de orientação lacaniana, Jacques Alain Miller, em texto de 2006, intitulado “O Rouxinol de Lacan”. Ali ele enfatiza que a produção de conhecimento de uma pesquisa se dá a partir de duas vertentes: a da acumulação e a da investigação. A primeira supõe conhecimento do já existente, favorecendo o enfrentamento do novo, mas com risco de reprodução através de repetições. Na segunda há a possibilidade da novidade, no cuidado com o caso único que lança o pesquisador no campo do imprevisto, ou seja, fora da segurança da repetição. Dessa forma, pesquisar considerando as orientações psicanalíticas sempre supõe incertezas, na certeza de que nunca se pode dominar completamente um caso, mas na possibilidade de um percurso exitoso no respeito às diferenças próprias de cada sujeito, na realidade social em que vive. E aqui foi importante considerar o campo das políticas públicas de saúde mental do Brasil e em Minas Gerais. A característica de exceção, trazida pelo caso único, sustenta a perspectiva em que o sujeito é constituído como aquele que faz exceção à regra das classificações e das generalizações e contribui para a construção de novas intervenções em casos que apresentam problemáticas semelhantes, permitindo a transferibilidade de informações, nunca as generalizações. A escolha dos casos a serem estudados se deu por meio de um pedido feito aos cinco CAPSi que aceitaram participar do estudo: cada um deveria indicar um caso que considerasse paradigmático das dificuldades de adesão ao tratamento na prática com adolescentes usuários de drogas. As entrevistas semiestruturadas, por também permitirem que a livre associação aconteça, foram realizadas com os jovens e também com os profissionais que os atenderam nos CAPSi, e ainda se fez o estudo de seus prontuários. O roteiro das perguntas feitas aos adolescentes buscava saber como havia sucedido o encaminhamento ao serviço e o motivo do mesmo, o conhecimento que tinham do serviço, suas primeiras impressões acerca do serviço, a opinião sobre a adequação do serviço para atender casos como os deles, o motivo da interrupção do tratamento e, finalmente, como pensavam que deveria ser o tratamento em um CAPSi. As perguntas orientadoras da entrevista com os trabalhadores consistiram em saber como o adolescente chegou ao serviço, suas primeiras impressões sobre o caso, as primeiras condutas, as medidas que o caso exigiu do profissional e da equipe, os aspectos que destacariam no caso, e o que entendiam haver contribuído para as dificuldades de adesão ao tratamento do adolescente. A análise das informações contou com o estabelecimento de algumas categorias, tal como orienta Jacques Alain Miller, em 2001, no livro “De la naturaleza de los semblantes”, ou seja, uma qualidade atribuível a um objeto, convertendo-o em uma classe onde é possível colocar objetos de igual natureza, construindo um princípio de classificação, neste caso, que possa permitir a transferibilidade das informações. No contexto da pesquisa elas foram apresentadas da seguinte forma: toxicomania, desinserção, adolescência e desamparo.

Resultados

A pesquisa permitiu avançar na abordagem das dificuldades de adesão ao tratamento de adolescentes usuários de drogas no âmbito da atenção psicossocial, mostrando que estes jovens têm encontrado importante desassistência no campo das políticas públicas. Apesar disso, os CAPSi se mostraram como serviços que, potencialmente, podem implementar ações específicas de cuidados a estes adolescentes, quando conseguem não fazer série ao desamparo que vivenciam, frente as dificuldades de adesão ao tratamento que apresentam. Os princípios e diretrizes da política brasileira de Saúde Mental, para Crianças e Adolescentes, se mostraram importantes recursos para a implementação destas ações.

Considerações Finais

A pesquisa também mostrou que quando o CAPSi consegue se fazer exceção para o sujeito, possibilita a construção de um tratamento possível, mesmo na presença das dificuldades de adesão que a toxicomania e o uso de drogas implicam. É possível falar de adolescentes usuários de drogas, bem como dos impasses que apresentam para o tratamento, sem que, para isso, seja necessário convocar a droga ao centro das discussões. A leitura psicanalítica a respeito do tema possibilitou reconhecer, nos recursos próprios ao campo da Saúde Mental para Crianças e Adolescentes, em seus princípios e diretrizes propositivas, vigorosos meios para que a singularidade dos casos possa dar a direção de trabalho. Obviamente, é preciso construir um saber-fazer a partir daí.

Palavras Chave

Adolescência. Toxicomania. Psicanálise. Metodologia. Saúde Mental.

Area

Saúde Mental

Autores

Ilka Franco Ferrari Ilka Ferrari, Mônica Eulália da Silva Mônica Eulália