Datos del trabajo


Título

MODELO PARA AVALIAÇAO DA INTEGRAÇAO ENSINO-SERVIÇO EM UNIDADES DOCENTES ASSISTENCIAIS NA ATENÇAO BASICA

Introdução

No Brasil os últimos anos evidenciaram políticas educacionais e de saúde que estimulam e induzem a educação permanente e a formação acadêmica no e para o SUS. Neste sentido, a integração ensino-serviço tem como pressuposto colaborar com a formação acadêmica, o aperfeiçoamento profissional da rede e a qualidade das ações em saúde.

Objetivos

A pesquisa objetivou elaborar um modelo para avaliação da efetividade da integração ensino-serviço na atenção básica à saúde.

Método

O modelo foi elaborado com base na literatura, consulta aos atores envolvidos na integração (gestão, ensino, serviço e comunidade) e técnicas de consenso com discussão de especialistas para validação. O modelo teórico-lógico foi construído com suporte na legislação da saúde e educação.

Resultados

A matriz avaliativa proposta é composta por quatro dimensões (gestão –serviço – comunidade – ensino) e dez indicadores (ampliação do acesso – resolubilidade da AB – motivação para o trabalho em equipe – aperfeiçoamento profissional – frequência a grupos – satisfação do usuário – fortalecimento do controle social – ampliação do conceito de saúde – ampliação do conhecimento do SUS – adequação e reforma dos currículos).

Considerações Finais

Posteriormente o modelo proposto será utilizado no intuito de verificar sua aplicabilidade, a necessidade de ajustes e a possibilidade de replicação em diferentes contextos.

Palavras Chave

serviços de integração docente-assistencial, avaliação, saúde pública

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Instituciones

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil, Universidade Regional de Blumenau - Santa Catarina - Brasil

Autores

Jose Francisco Gontan Albiero, Sergio Fernando Torres Freitas