Datos del trabajo


Título

EFETIVIDADE DA INTEGRAÇAO ENSINO-SERVIÇO: ELEMENTOS E INDICADORES DE AVALIAÇAO NO OLHAR DOS ENVOLVIDOS

Introdução

No Brasil os últimos anos evidenciaram políticas públicas educacionais e de saúde que estimulam e induzem a educação permanente e a formação acadêmica no e para o SUS. Neste sentido, a integração ensino-serviço tem como pressuposto colaborar com a formação acadêmica, o aperfeiçoamento profissional da rede e a qualidade das ações em saúde.

Objetivos

Este estudo tem como objetivos identificar os elementos fundamentais para a efetividade da integração ensino serviço (IES) e seus indicadores de avaliação, a partir da percepção dos indivíduos envolvidos no processo.

Método

Trata-se de pesquisa exploratória, que utilizou entrevistas e questionários, aplicados aos representantes da gestão, da universidade, dos profissionais do serviço e da comunidade.

Resultados

Após análise e categorização foram identificados como condicionantes para uma efetiva integração: a institucionalização; longitudinalidade da atenção; compromisso com o SUS; estrutura, planejamento e avaliação permanente. Os questionários perguntavam sobre nove indicadores e sua força em relação a IES. Sobre os resultados foi aplicado o teste de Kruskal – Wallis e a prova de Dunn, identificando que a motivação para o trabalho em equipe, a satisfação e a ampliação do conceito de saúde dos envolvidos são os indicadores mais fortes de avaliação.

Considerações Finais

Conclui-se que os elementos e indicadores identificados contribuem para avaliação do processo.

Palavras Chave

serviços de integração docente-assistencial. avaliação. saúde coletiva. atenção primária a saúde. efetividade.

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Instituciones

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil, Universidade Regional de Blumenau - Santa Catarina - Brasil

Autores

José Francisco Gontan Albiero, Sérgio Fernando Torres Freitas