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Título

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM E SUA IMPLICAÇAO PARA NA PRAXIS DE ENFERMAGEM

Introdução

No cenário atual, destacam-se as transformações de ordem econômica, política, socioambiental e cultural, que influenciam e interferem no modo de vida e no contexto saúde-doença dos indivíduos e coletividades. A ampliação dos mecanismos de comunicação e a utilização em larga escala das redes socioculturais alteram a compreensão do processo saúde-doença e enaltecem o modelo assistencial biomédico, ainda hegemônico no ideário das pessoas, o que tem se configurado como um importante desafio a ser superado pelas profissões da área da saúde, em especial a enfermagem. Isso instiga os profissionais na busca por novos métodos de ensinar e aprender, e configura uma necessidade crescente no que diz respeito à formação de recursos humanos altamente qualificados e a produção de saúde através de um processo de trabalho democrático, ancorado em valores éticos, humanistas e igualitários. Nessa perspectiva, considerando que a enfermagem é contingente de maior expressão nas instituições que compõem a Rede de Atenção à Saúde, é necessário romper com práticas não sistematizadas nessa profissão e ampliar o julgamento crítico das equipes de enfermagem. Por isso, os enfermeiros precisam desenvolver habilidades e competências para a tomada de decisão em situações complexas, orientados por evidências científicas, com o potencial de viabilizar soluções criativas, eficazes e de baixo custo para o enfrentamento das demandas de saúde. Os Mestrados Profissionais (MP) emergem no cenário do ensino na área da saúde como estratégia inovadora de transformação das práticas, visto que instiga nos profissionais movimentos de ação-reflexão-ação sobre seu cotidiano de trabalho. Os MP têm como objetivo principal desenvolver a capacitação para a prática avançada e transformadora de procedimentos e processos aplicados, por meio da incorporação do método científico, habilitando o profissional para atuar em atividades técnico-científicas e de inovação. Podem constituir-se em ferramentas úteis no fomento à profissão da enfermagem, tendo em vista importância deste profissional nos serviços de saúde, quer seja na gestão ou na assistência direta ao usuário.

Objetivos

Provocar a reflexão a partir da experiência de um Mestrado Profissional, em relação à integração ensino-pesquisa-gestão em Enfermagem, no cotidiano da prática, no Oeste de Santa Catarina.

Desenvolvimento

Trata-se de uma reflexão teórica, a partir da vivência oportunizada com a criação e desenvolvimento do MP em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde e sua imbricação na prática profissional de enfermagem, no segundo semestre de 2017. O ingresso no MP em Enfermagem é um passo importante com vistas ao aperfeiçoamento profissional do enfermeiro. Em uma turma de dez profissionais, atuantes em diferentes cenários da prática em saúde e enfermagem, a problematização da prática e os desafios enfrentados em cada realidade surgiram desde o primeiro encontro. Desafiadas pelos professores (mediadores do processo de aprendizagem) a desenvolver a reflexão crítica sobre o contexto vivenciado por cada uma, em relação as suas práticas diárias, e, após a identificação de situações limite para o bom desenvolvimento da práxis de enfermagem, propõe-se o desenvolvimento de intervenções no local de trabalho, pautadas em evidências científicas e, quando possível, mediante utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Os MP surgem no Brasil no final dos anos 1990, especificamente na Enfermagem sua expansão ocorre a partir de 2010, tendo como principal diferença dos mestrados acadêmicos o produto final, ou seja, o resultado pretendido. Nesta reflexão, toma-se por base um MP na sua fase inicial, passando ainda por adaptações e mudanças, características dos processos de ensino-aprendizagem recentes. No entanto, já se observam impactos, como por exemplo, o despertar de um novo olhar do profissional para sua prática diária, a reflexão crítica sobre a gestão e o cuidado de enfermagem, o desenvolvimento da habilidade para pesquisa e busca por evidências científicas que ampliem o escopo de conhecimento e sobretudo, a integração da pesquisa com a prática de enfermagem. Cabe salientar que conciliar o tempo entre trabalho, mestrado e família é, sem dúvida, desafiador. Entretanto, ao buscar por um MP, o profissional, na maioria das vezes, apresenta perfil diferenciado, sente a necessidade de se aperfeiçoar, participa de eventos e cursos, é adepto a leituras de artigos científicos e livros correspondentes à área em que atua, além de possuir experiência prática. Se percebe que os problemas do cotidiano inquietam os enfermeiros, os quais não se conformam mais com determinadas situações, passando de uma consciência ingênua, que passa pela compreensão da realidade e, desta, para a consciência crítica e a tomada de decisão. Os resultados desse processo de conscientização implicam na mudança, na necessidade de identificar os problemas e buscar dados científicos para a melhor resposta possível e novas sugestões de intervenção. As produções oriundas do MP vêm para coroar o processo de ensino-aprendizagem e se apresentam como publicações técnico-científicas, configurando-se como trabalhos apresentados em congressos, produtos técnicos e artigos científicos. Os MP instigam e aprimoram o saber fazer, fomentando a práxis do enfermeiro no sentido das boas práticas de enfermagem, estimulando o trabalho interprofissional nos diferentes níveis de atenção à saúde, com alta resolutividade e que, para tal, precisa se alicerçar na busca da produção científica, no estímulo a pesquisa e no consumo do que está sendo produzido em nível de informação e conhecimento na área da saúde, instrumentalizando e consolidando a prática profissional do enfermeiro.

Considerações Finais

O MP é um novo modelo de formação em nível de pós-graduação constituído por atores e instituições, compromissado com as experiências provenientes dos cenários de prática, propondo a reflexão e a construção de novos conhecimentos, buscando a melhoria, a qualidade e resolutividade da assistência à saúde de determinadas instituições. Os resultados obtidos durante as vivências do MP em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde evidenciam aspectos positivos no cotidiano dos profissionais, como maior reconhecimento profissional e financeiro, o despertar da visão crítica sobre os processos e produtos de trabalho e, principalmente, benefícios quanto a qualidade da atenção ao usuário da rede de atenção. Os programas de MP representam uma alternativa para oxigenar e reavivar as práticas, por vezes, ultrapassadas, com vistas às boas práticas, pautadas em evidência científica. Cumpre destacar que esses são os preceitos básicos para se alcançar uma enfermagem sólida e construir um corpo de conhecimento científico próprio.

Palavras Chave

Ensino em enfermagem
Formação de recursos humanos
Atenção primária à saúde

Area

Políticas e processos de formação de profissionais e pesquisadores

Autores

Carine Vendruscolo, Mônica Ludwig Weber, Edlamar Kátia Adamy