Dados do Trabalho


Título

Caracterização dos pacientes com Acidente Vascular Cerebral atendidos em um hospital do Sul de Santa Catarina

Introdução

O termo "Acidente Vascular Cerebral" (AVC) refere-se a uma síndrome neurológica súbita com duração dos sintomas de 24 horas ou mais, caracterizada pela rápida evolução dos sinais clínicos e resultando em mudanças cognitivas, sensoriais e motoras, dependendo do tipo, duração, extensão e área cerebral afetada. De acordo com a Organização Mundial de AVC, uma em cada seis pessoas terá um AVC ao longo da vida, destacando a importância de ações de vigilância e cuidados de saúde para reabilitação e prevenção. Dessa forma, o presente estudo propôs caracterizar o perfil dos pacientes atendidos em um hospital do Sul de Santa Catarina entre os anos de 2020 e 2022.

Método

Trata-se de um estudo transversal o qual avaliou 125 pacientes atendidos em hospital do Sul de Santa Catarina. A coleta de dados ocorreu entre outubro e dezembro de 2022, por meio um instrumento de coleta de dados próprio, os quais foram coletados via pesquisa em prontuários.

Resultados

A maioria dos pacientes atendidos são do sexo masculino, com faixa etária média de 66,8 anos e prevalência de AVC isquêmico. O fator de risco mais associado aos pacientes foi a hipertensão arterial sistêmica, seguida por diabetes mellitus. A maior parte dos pacientes estudados tiveram alta. A complicação mais prevalente foi infecção.

Conclusão

A partir dos resultados deste estudo, se torna crucial que medidas urgentes de prevenção e controle sejam tomadas para reduzir o número de pessoas afetadas pelo AVC realizando melhor educação e controle dos fatores de risco cardiovascular, principalmente hipertensão, sobrepeso, obesidade e diabetes mellitus tipo 2.

Bibliografia

Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Acidente Vascular Cerebral. Brasília, DF: [s.n.].
BENSENOR, I. M. et al. Prevalence of stroke and associated disability in Brazil: National Health Survey - 2013. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 73, n. 9, p. 746-750, 2015.
ROLIM, C.; MARTINS, M. Qualidade do cuidado ao acidente vascular cerebral isquêmico no SUS. Cadernos de Saúde Pública. Cadernos de Saúde Pública, v. 27, p. 2106-2116, 2011.

Área

Clínica Médica

Categoria

Transversal

Instituições

Hospital Nossa Senhora da Conceição - Santa Catarina - Brasil, Universidade do Sul de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

EDUARDA SANT'ANA, Ana Carolina Goulart Fernandes, Eliane Mazzuco Santos, Lorenzo Nunes Angioletti, Hugo Amorim Farias