Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico dos pacientes com Covid-19 na UTI e os impactos da pandemia no sistema de saúde no Sul do Brasil.

Introdução

O estudo do perfil epidemiológico dos pacientes com COVID-19 internados em UTIs é crucial para entender a evolução da pandemia e identificar fatores de risco para desfechos graves. Analisar preditores como idade avançada, comorbidades e características sociodemográficas permite estratégias de prevenção e tratamento mais eficazes (Giordano et al., 2020). Esses dados epidemiológicos fornecem uma base sólida para decisões em políticas públicas, ajudando a mitigar os efeitos da COVID-19 e aprimorar a resposta do sistema de saúde em crises públicas (CDC, 2020).

Método

Este estudo é uma pesquisa de natureza retrospectiva e descritiva, adotou uma abordagem quantitativa para analisar dados secundários do Ministério da Saúde sobre casos de Covid-19 na região Sul do Brasil. A pesquisa focou no perfil epidemiológico dos pacientes internados em UTIs devido à Covid-19 e avaliou os impactos no sistema de saúde. Os dados foram selecionados com base em critérios predefinidos, considerando o período de maior incidência da doença, e tratados estatisticamente para identificar padrões e tendências relevantes.

Resultados

O estudo analisou dados do período de março de 2020 a dezembro de 2021 de pacientes com Covid-19 em UTI no Sul do Brasil. Foi analisada a média de idade dos pacientes e a predominância da doença entre os sexos.
A maioria dos pacientes apresentaram ao menos uma comorbidade, e os com múltiplas comorbidades tiveram uma taxa de mortalidade significativamente maior em comparação aos que não tinham nenhuma. A taxa geral de mortalidade foi de 281,74 a cada 100 mil habitantes nesse período. Durante os picos da pandemia, observou-se uma sobrecarga significativa no sistema de saúde, aumentando as taxas de ocupação das unidades de terapia intensiva, resultando na necessidade de expansão emergencial de leitos, aumento na carga de trabalho dos profissionais de saúde, e escassez de recursos críticos. Com isso, fica evidente os impactos da pandemia no sistema de saúde e a necessidade de se preparar para futuros problemas de saúde pública. 

Conclusão

Este estudo destacou a relevância da análise epidemiológica dos pacientes internados com Covid-19 em UTIs na região Sul do Brasil. A identificação de fatores de risco e a compreensão dos impactos no sistema de saúde fornecem uma base sólida para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para desenvolver planos de ações futuros.

Bibliografia

CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Implementation of mitigation strategies for communities with local transmission COVID-19. Atlanta, GA: CDC, 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Boletim Epidemiológico Covid-19. 2021

MATTEO, A.; COLANERI, M. Modelling the COVID-19 epidemic and implementation of population-wide interventions in Italy. Nature Medicine, v. 26, n. 6, p. 855-860, 2020.

Área

Clínica Médica

Categoria

Prevalência

Instituições

Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - Santa Catarina - Brasil

Autores

JOANNA ROCHA DA SILVA, Adalri Antonio Sabadin, Amanda Bruna Sabadin