Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA NEOPLASIA MALIGNA DE TRAQUEIA, BRÔNQUIOS E PULMÕES NA REGIÃO SUL BRASILEIRA DE 2019 A 2023.

Introdução

A neoplasia de pulmão é a principal causa de mortalidade por câncer no mundo. No Brasil, é o segundo tipo de neoplasia de maior incidência em homens e o quarto em mulheres, e a principal causa de mortalidade por câncer. Este estudo tem como objetivo analisar o perfil epidemiológico das internações por neoplasia maligna de traqueia, brônquios e pulmões na população sul brasileira no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2023.

Método

Estudo epidemiológico descritivo de caráter quantitativo com dados obtidos no Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS), através da plataforma do DATASUS, referente ao período de 2019 a 2023. Analisou-se a Região Sul e seus respectivos Estados, além da faixa etária, sexo e raça/cor mais acometida pela doença.

Resultados

Foram registrados 130.374 casos de internações no país por neoplasia maligna de traqueia, brônquios e pulmões de 2019 a 2023. Dentre esses casos, a Região Sul apresenta-se em segundo lugar, com 33.732 internações, representando 25,88% das internações, com o Rio Grande do Sul sendo o maior da região, registrando 16.883 internações (50,05%), seguido pelo Paraná com 9.204 internações (27,29%) e em terceiro Santa Catarina com 7.645 internações (22,66%). Em relação à faixa etária a neoplasia é mais prevalente entre 60 a 69 anos, apresentando um total de 12.894 (38,22%). Em relação ao sexo, percebe-se uma predominância do sexo masculino, representando 55,16% dos casos. Por fim, observa-se maior incidência nos indivíduos que se declaram brancos (83,4%).

Conclusão

A partir dos resultados analisados da Região Sul, podemos concluir que a neoplasia maligna de traqueia, brônquios e pulmões afeta todas as idades, com maior incidência após os 60 anos e no sexo masculino. Tal fato pode ser correlacionado ao tabagismo, uma vez que o Sul possui o maior percentual de fumantes do país - segundo a Pesquisa Nacional de Saúde. Ademais, o tabaco possui impacto em âmbito ocupacional, posto que o Brasil é o quarto produtor de fumo do mundo, com o maior dossel de plantações no Rio Grande do Sul. Ainda, devido à localização da Região Sul e sua baixa incidência de radiação ultravioleta B tem-se a predisposição à incidência dessa neoplasia pela ausência do fator protetor contra o câncer exercido pela absorção de colecalciferol (vitamina D3). Logo, a adoção de medidas preventivas e o diagnóstico em estágios iniciais ampliam o alcance a serviços de saúde, melhoram o prognóstico e diminuem a mortalidade.

Bibliografia

ALUZIMAR OLIVEIRA CRUZ, K. A.; LIMA DA SILVA, M. L.; SALES SILVA, T. S. Impacto da vitamina D na prevenção do câncer pulmonar e brônquico. Revista de enfermagem UFPE on line, p. 880-888, 2018.

DE SANTANA, J. R. C., DE SOUZA BRANDÃO, L. M., SILVERIO, A. M., & LIMA, A. G. D. Efeitos dos agrotóxicos na saúde ocupacional do agricultor brasileiro: uma revisão integrativa. Observatório De La Economía Latinoamericana, v. 22, n. 5, p. e4520-e4520, 2024.

DUTRA, R. M. S., & DA SOUZA, M. M. O. Impactos negativos do uso de agrotóxicos à saúde humana. Hygeia: Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, v. 13, n. 24, p. 127, 2017.

LEOPOLDO, A. G. S., VIEIRA, J. T. S., DOS SANTOS, R. C., SANTANA, F. F., VASCONCELOS, S. A., SILVA, S. D. O. N. & SANTIAGO, J. C. S. Risco de câncer de pulmão na população geral. Revista CPAQV-Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, v. 16, n. 2, 2024.

RIBEIRO, W. A., FASSARELLA, M. B., DE OLIVEIRA, S. L., DE SOUZA MACHADO, G. R., CIRINO, H. P., DA COSTA, S. S., DE OLIVEIRA NEVES, F. G. Conhecimentos, atitudes e práticas na prevenção e progressão do câncer de pulmão e pâncreas, embasado nos hábitos de vida. Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, v. 5, n. 5, p. 1291-1309, 2023.

Área

Clínica Médica

Categoria

Prevalência

Instituições

Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC - Santa Catarina - Brasil

Autores

ISADORA MOCELIN CARDEAL, MYLENA GOMES, DANIELA APARECIDA DE OLIVEIRA, JESSICA EVELIN PEREIRA MUNIZ