Dados do Trabalho


Título

Síncope durante teste ergométrico: uma busca causal.

Introdução

A síncope é um quadro de déficit brusco, temporário e total da consciência, com disfunção na manutenção do tônus postural e rápida recuperação. Por ser de difícil caracterização, pode ser subdiagnosticada.

Método

Relato de caso.

Descrição do Caso

G.D, masculino, 61 anos, casado, pedreiro, internado devido síncope durante realização de teste ergométrico (TE) em abril de 2024. Encontrava-se na fase de recuperação do TE quando apresentou tontura e fraqueza, evoluindo com síncope, que teve duração de alguns segundos, com retorno total da consciência, sem déficits neurológicos; negou precordialgia durante o exame. Foi transferido à Emergência do hospital, onde relatou ser portador de fibrilação atrial paroxística e fazer uso regular de Amiodarona, Bisoprolol e Rivaroxabana. Ao exame físico apresentava apenas sopro telessistólico em foco mitral. Eletrocardiograma (ECG) da admissão, apresentava ritmo sinusal, com FC de 70 bpm e sinais de sobrecarga de átrio esquerdo e ventrículo esquerdo. Nos traçados de ECG do TE evidenciou-se uma interrupção por taquicardia ventricular não sustentada (TVNS). Ecocardiograma Transesofágico (ECOTE) de 2019 identificava prolapso mitral com insuficiência mitral moderada, levando-se ao questionamento da possibilidade de disjunção anular mitral como fator desencadeante do evento arrítmico. Realizado novo ECOTE e Ressonância Magnética Cardíaca, com esta descrevendo área de fibrose miocárdica de padrão não isquêmico e valva mitral com sinais de prolapso de seu folheto posterior, associada a refluxo excêntrico importante, e sinais de disjunção anular mitral significativa. Após discussão interdisciplinar com Equipe da Arritmia e Heart Team, foram indicadas ablação para fibrilação atrial, valvoplastia mitral devido insuficiência mitral importante e implante de cardioversor desfibrilador implantável (CDI) unicameral para prevenção primária de morte súbita.

Conclusão

Este caso destaca um quadro atípico de síncope, no qual a correta correlação entre a história e os exames de imagem, bem como a integração das equipes, destacam a importância dos mesmos para o diagnóstico correto e manejo adequado na prática clínica.

Bibliografia

GNAN, M. M. O impacto da fisioterapia cardiovascular no tratamento da síncope vasovagal: revisão de literatura. Revista Uningá Edição Especial Fisioterapia, 56, n. S4, p. 104 - 115, 2019.
MORAG, R. Syncope. Medscape. Retrieved September 2, 2021.
BRIGNOLE, M. et al. Diretrizes ESC 2018 para o diagnóstico é tratamento da síncope. Eur. Heart J., v. 39, n. 21, p. 1883-948, 2018.

Área

Clínica Médica

Instituições

Instituto de Cardiologia de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) - Santa Catarina - Brasil

Autores

CAROLINA NARLOCH TEIXEIRA, Melina Soares Grangeiro, Gabriel Henrique Silva Moreira