Dados do Trabalho


Título

Relato de caso: Piúria estéril por Candida glabrata em idoso

Introdução

A piúria é a presença de 10 ou mais leucócitos por milímetro cúbico em uma amostra de urina, sendo estéril se houver a ausência de bactérias, definido por testes laboratoriais¹. É visto em 13,9% das mulheres e 2,6% dos homens². As causas possíveis são infecções sexualmente transmissíveis, tuberculose geniturinária, fungos, parasitas, inflamações e doenças autoimunes¹.

Método

Relato de caso de paciente internado em hospital particular de Balneário Camboriú-Santa Catarina.

Descrição do Caso

Paciente masculino, 87 anos, diabético insulino-dependente, com Doença de Alzheimer, em uso de medicações para controle das comorbidades. Internado por queda do estado geral, sonolência e febre 38,2ºC, iniciados há 5 dias, associado à urina leitosa. Com histórico de infecção urinária de repetição, sendo a última há 20 dias, com urocultura negativa e tratada com nitrofurantoína.
Exames iniciais evidenciaram leucócitos de 9260 mm³, lactato de 2,7 mmol/L e função renal preservada. A análise quantitativa de urina apresentou >1.000.000 leucócitos (>70% neutrófilos) e 250.000 hemácias. Iniciou-se ceftriaxona, e a tomografia de abdome indicou sinas de bexiga esforço, dois volumosos divertículos parietais e borramento dos planos adiposos adjacentes. Urocultura e hemocultura negativas. 
O paciente permanecia febril e a urina com aspecto piúrico (piúria estéril), o antibiótico foi escalonado para meropenem. Foi solicitado sorologias do Vírus da imunodeficiência humana, Sífilis, Hepatite B e C, pesquisa de baciloscopia, duas amostras de Proteína C reativa para tuberculose na urina, sendo todos negativos, além de urocultura para tuberculose e fungos. A ressonância magnética do abdome não teve achados adicionais.
No 38º dia de internação a cultura para fungos positivou para Candida glabrata Multi sensível, sendo iniciado o antifúngico micafungina. Paciente apresentou melhora clínica e no 5º dia normalização do aspecto da urina, completando 14 dias do tratamento.

Conclusão

A fungúria é comum em pacientes internados e geralmente benigna³. Porém, o relato evidenciou um acometimento não usual, determinando repercussão clínica importante (sepse), com alteração importante no aspecto da urina e da conformação da bexiga. Como fator de risco, há a idade avançada, uso prévio de antibiótico e diabetes mellitus³. 
Assim, nota-se a importância de considerar a fungúria como diagnóstico diferencial em casos de infecção urinária de repetição e sem crescimento bacteriano nas culturas.

Bibliografia

1. WISE, G. J.; SCHLEGEL, P. N. Sterile pyuria. The New England journal of medicine, v. 372, n. 11, p. 1048–1054, 2015.
2. ALWALL, N.; LOHI, A. A population study on renal and urinary tract diseases: II. Urinary deposits, bacteriuria and ESR on screening and medical examination of selected cases. Acta medica Scandinavica, v. 194, n. 1–6, p. 529–535, 1973.
3.  COX, G.M. Candida infections of the bladder and kidneys. UptoDate, 2024. Disponível em: https://www.uptodate.com/contents/candida-infections-of-the-bladder-and-kidneys. Acesso em: 28/08/2024

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Unimed Litoral - Santa Catarina - Brasil, Universidade do Vale do Itajaí - Santa Catarina - Brasil

Autores

LIARA BORDIN, VANESSA BORDIN, MARIA FERNANDA VICTORINO