Dados do Trabalho
Título
TRATAMENTO DE MALFORMAÇÕES VENOSAS COM INJEÇÃO PERCUTÂNEA DIRETA DE AGENTE ESCLEROSANTE
Introdução
As malformações venosas são lesões que causam problemas estéticos, dor e limitações funcionais na área afetada. Geralmente não são detectadas logo ao nascimento e não apresentam características clínicas imediatamente, surgindo dias ou meses depois. Elas afetam principalmente a cabeça e o pescoço, às vezes atingindo órgãos internos como o fígado e a coluna vertebral de forma menos comum. Essas malformações costumam apresentar uma coloração azulada na pele e mucosas subjacentes, podendo envolver também a fáscia e os músculos da região afetada. O tratamento inclui a remoção cirúrgica e/ou escleroterapia utilizando líquidos esclerosantes, como o Etanol a 100% e a Bleomicina, que são substâncias eficazes com resultados excelentes. Diante disso, trabalho tem como objetivo analisar as características epidemiológicas das malformações venosas e seu tratamento com injeção percutânea direta com agente esclerosante em um serviço de Neurocirurgia de referência.
Método
Trata-se de um estudo retrospectivo observacional realizado a partir da análise de banco de dados de um serviço de Neurocirurgia em Santa Catarina do período de agosto de 2006 a dezembro de 2023.
Resultados
Foram realizados 97 procedimentos. Com relação ao gênero, 68 foram do sexo feminino (70,1%) e 29 do sexo masculino (29,8%), sendo a faixa etária média de 21 anos (1 – 78 anos). Do total, 75 casos correspondiam a hemangiomas faciais (77,4%), 4 em região cervical (4,1%), 3 em região torácica (3,0%), e os demais em outras regiões (15,5%). Das lesões faciais, os locais mais acometidos foram a região malar com 39 casos (52,0%), região labial com 34 (45,33%). Desconforto estético antes do procedimento, esteve presente em todos os pacientes. Do total de embolizações realizadas, em 27 (27,8%) casos foi necessário uma segunda sessão sendo realizado uma média de 2 sessões terapêuticas por paciente. O volume de Etanol e Bleomicina variou de acordo com o tamanho da lesão.
Conclusão
A escleroterapia percutânea é uma técnica eficaz e segura para tratar estas lesões faciais, podendo levar à cura ou à redução significativa da lesão antes da cirurgia. A combinação de Etanol e Bleomicina demonstra resultados superiores quando comparada ao uso desses agentes separadamente.
Bibliografia
Léauté-Labrèze, Christine et al. “Infantile haemangioma.” Lancet (London, England) vol. 390,10089 (2017): 85-94. doi:10.1016/S0140-6736(16)00645-0 Zheng JW, Zhou Q, Yang
XJ, Wang YA, Fan XD, Zhou GY et al (2010) Treatment guideline for hemangiomas and vascular malformations of the head and neck. Head Neck 2(8):1088–1098
Área
Clínica Médica
Categoria
Transversal
Instituições
Hospital Santa Isabel - Santa Catarina - Brasil, Universidade Regional de Blumenau - Santa Catarina - Brasil
Autores
AMANDA JUNGES DERLAM, Ana Luiza de Moraes Golineli Boaventura, Brenda Wiggers , Eduarda Alves , Leandro José Haas