Dados do Trabalho
Título
Pneumonia Adquirida na Comunidade Complicada por Necrose Pulmonar: um diagnóstico raro
Introdução
A pneumonia necrosante é uma rara e grave complicação da pneumonia adquirida na comunidade (PAC), que requer antibioticoterapia prolongada com acompanhamento clínico e de imagem.
Método
Relato de caso.
Descrição do Caso
Feminino, 54 anos, tabagista, com diagnóstico prévio de diabetes mellitus tipo 2 e fibromialgia. Paciente foi admitida no hospital com quadro de dor em hipocôndrio direito e região torácica esquerda de início súbito com náusea e dispneia associadas. Ao exame físico, paciente apresenta-se em regular estado geral, taquicárdica, hipertensa, com dor intensa à palpação de tórax, hipocôndrios e epigástrio, além de murmúrios vesiculares (MV) diminuídos em base esquerda com presença de sibilos difusos. No raio x (RX) de tórax, consolidação em base à esquerda, com seios costofrênicos livres. Alterações em exames laboratoriais com leucocitose sem desvio à esquerda, trombocitose e PCR elevado. Paciente com diagnóstico de PAC firmado por RX de tórax, classificada como CURB 0. Iniciado antibioticoterapia e alta. Teve um primeiro retorno depois de 3 dias por dor em região intercostal à esquerda, recebeu alta com cetoprofeno e mantido antibiótico inicial. No dia seguinte retornou por piora progressiva dos sintomas, com MV abolido em base esquerda, saturando 92%. Solicitado RX de tórax que mostrou aumento da consolidação em base esquerda até terço médio associado a cavitação e apagamento de seio costofrênico ipsilateral. Internada para tratamento da PAC complicada e admitida na UTI após 1 semana da internação por piora clínica e laboratorial. Submetida a decorticação pulmonar e drenagem pleural por empiema em fase fibrinopurulenta com encarceramento parcial do pulmão. Nos exames complementares: RX de tórax: piora do infiltrado bilateral; laboratoriais: PCR 112, Ur 15, Crea 0.52, Hb 8.7, Ca 4.3, K 3. O esquema terapêutico desde a admissão no hospital foi, respectivamente: PAC não complicada: levofloxacino; PAC com abscesso e derrame pleural associado: ceftriaxona + azitromicina; Pneumonia necrosante: tazocin. Melhora clínica, laboratorial e radiológica após 9º dia de UTI, com desmame progressivo de O2 e alta em 48 horas.
Conclusão
Este caso relata rara complicação da PAC e demonstra a importância de reavaliar adequadamente paciente com PAC com queixa de piora dos sintomas. Demonstra também a importância de manejo multidisciplinar em casos complexos, especialmente diante de uma evolução desfavorável.
Bibliografia
CORREIA, R. Necrotizing pneumonia in intensive care unit. BMC Pediatric, v.45, p.496, 2024.
TSAI, Y. et al. Necrotizing pneumonia: a rare complication of pneumonia requiring special consideration. Current Opinion in Pulmonary Medicine, v.18, p.246-252, 2012.
GRIEF, N. et al. Guidelines for the Evaluation and Treatment of Pneumonia. Primary Care: Clinics in Office Practice, v. 45, p.485-503, set. 2018.
Área
Clínica Médica
Instituições
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) - Santa Catarina - Brasil
Autores
LAURA ROSIN CEZAR, RONAN MATHEUS BAIRROS SILVA, RAÍ JEAN NORBERTO DA COSTA E SILVA