Dados do Trabalho
Título
Êmbolos sépticos causados por endocardite complicada: um relato de caso
Introdução
A endocardite é uma doença onde os agentes infecciosos produzem inflamações e danos as superfícies endocárdicas. Frequentemente, essa infecção produz vegetações, que resulta em uma mobilidade diferente da mobilidade das superfícies que estão aderidas. A taxa de mortalidade hospitalar varia de 8 a 40% entre alguns países. As complicações podem envolver embolias para o sistema nervoso central (SNC), em 20 a 40% dos pacientes com endocardite. Além disso, os êmbolos podem causar isquemia nas extremidades dos membros, rins, olhos, baço e pulmões.
Método
Descrição do prontuário de caso do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen com posterior revisão de literatura.
Descrição do Caso
R.C, 52 anos, feminina, tabagista 30 anos/maço, encaminhada ao pronto-socorro por suspeita de obstrução arterial aguda em MID, com necrose em 5° e 4° dedo de pé direito. Suspeita de fenômeno tromboembólico por fibrilação atrial. Realizado então embolectomia por cateter de Fogarty. Na internação evoluiu com episódios de febre e dispneia. EcoTE com imagens compatíveis de vegetação em válvula aórtica medindo 0.3mm e sinais de extenso derrame pleural à direita, seguido de drenagem de tórax com conteúdo purulento, com lavagem brônquica. Cultura de material: Klebsiella pneumoniae, sensível a poliB e a amicacina, iniciado tratamento guiado. Evoluiu com sintomas de disartria e hemiplegia à direita. TC de crânio com áreas isquêmicas difusas em hemisfério esquerdo. Mesmo com tratamento guiado, paciente apresentou piora clínica progressiva e evoluiu à óbito.
Conclusão
A endocardite bacteriana tem complicações graves quando associadas ao desprendimento dos fragmentos acometidos pela vegetação bacteriana, principalmente por via hematogênica. Caso transitem por MI, pode causar necrose nas extremidades. Se transitar pelas artérias pulmonares, pode causar embolia pulmonar com formação de abscessos, podendo também, causar AVC caso percorra as artérias cerebrais.
Bibliografia
Barbosa, M. M. (2004). Endocardite infecciosa: perfil clínico em evolução. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 83(3), 189–190. https://doi.org/10.1590/s0066-782x2004001500002 Sousa, C., & Pinto, F. J. (2022). Endocardite Infecciosa: Ainda mais Desafios que Certezas. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 118(5), 976–988. https://doi.org/10.36660/abc.20200798 ([S.d.]). Recuperado 23 de agosto de 2024, de http://file:///C:/Users/natha/Downloads/Artigo+Revisado+para++publicar+-ITALO+BOIBA+R.pdf CORDEIRO FERNANDES, J. R. et al. ENDOCARDITE INFECCIOSA. Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, v. 32, n. 2, p. 183–194, 1 jun. 2022.
Área
Clínica Médica
Categoria
Transversal
Instituições
UNIVALI - Santa Catarina - Brasil
Autores
NATHALIE ARAUJO PEZZARICO, Letícia Maria Furlan, João Pedro Berardi Passos