Dados do Trabalho


Título

Glomerulonefrite Mesangioproliferativa cronificada por IgA e ANCA – p positivo

Introdução

A nefropatia por IgA (NIgA) é uma das glomerulopatias primárias mais comuns, caracterizada pelo depósito de imunocomplexos de IgA no glomérulo renal. No entanto, a sua associação com o ANCA-p (anticorpo anti-citoplasma de neutrófilos) é rara (0,2%) (HAAS, et al 2000). A presença de ANCA é fortemente associada a glomerulonefrites rapidamente progressivas (GNRP), condição grave que pode levar à perda acelerada da função renal (FALK, et al 1997).

Método

Este relato de caso transversal descreve uma rara associação entre nefropatia por IgA e alterações na dosagem do ANCA, que pode evoluir para GNRP. Dados de prontuários médicos e exames laboratoriais foram coletados, incluindo informações de consultas após a alta.

Descrição do Caso

Masculino, 82 anos, hipertenso, com angioplastia, internado após astenia, perda ponderal e queda do estado geral. Queixava-se de edema nos pés, noctúria e esforço para iniciar jato urinário. Negava oligúria, doença renal prévia, dosagem de creatinina (Cr) prévia 0,93mg/dL, ou demais queixas. Entretanto, informou ter realizado TC de tórax, com achado sugestivo de empiema crônico. Ao exame físico, hipertenso, com edema ++/4+ em membros inferiores. Na admissão com Cr em 4,5mg/dl e proteinúria de 3831mg/24h classificado como IRA KDIGO III não oligúrica e GNRP.
Outros resultados: hematúria e ANCA-p reagente (1:160). Sorologias e fator reumatoide negativos, Complemento sérico normal. Perda de diferenciação corticomedular a ultrassom renal. Realizou-se pleurostomia com isolado de Staphylococcus sp, e biópsia renal resultada em glomeruloesclerose mesangioproliferativa em cronificação por IgA, escore de cronicidade 8, sem achados de crescentes ou GN necrotizante. Após, seguiu ambulatorialmente controlando diurese e pressão arterial, prescrito eritropoetina e redução de anlodipina. O paciente está em melhora da função renal e eritropoiese, mantendo acompanhamento ambulatorial.

Conclusão

A nefropatia por IgA geralmente está relacionada a infecções de vias aéreas superiores, podendo quando relacionada a infecções por Staphylococo assumir um aspecto distinto e ter ANCA positivo com espectro clínico de GNRP. Neste caso não houve padrão habitual de NIgA, e sim a forma relacionada infecção por estaphylococo, destacando-se a melhora infecciosa e, consequentemente renal após a pleurostomia. Quanto ao ANCA positivo, neste caso não houve lesões compatíveis com quadro de vasculite e crescentes característicos. (Johnson, 2023, p. 684)

Bibliografia

Comprehensive Clinical Nephrology, 7th Edition, autor Richard J Johnson.

DIAS, C B, et al. Nefropatia por IgA em pacientes coma anticorpo anticitoplasma de neutrófilo positivo: série de casos. Braz. J. Nephrol., [s. l.], 2022.

FALK, R J; JENNETTE, J C. ANCA small-vessel vasculitis. J Am Soc Nephrol, [s. l.], 1997.

HAAS, M et al. ANCA-associated crescentic glomerulonephritis with mesangial IgA deposits. American Journal of Kidney DISEASES, [s. l.], 2000.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital e Maternidade OASE - Santa Catarina - Brasil, Universidade Regional de Blumenau - FURB - Santa Catarina - Brasil

Autores

LARYSSA APARECIDA RUEDIGER, Felipe Eduardo de Oliveira, Ian Robert Rehfeldt