Dados do Trabalho
Título
Um trauma torácico: relato de caso de derrame pericárdico por ferimento de arma branca
Introdução
O derrame pericárdico por ferimento de arma branca causa acumulação de sangue ou outro líquido no espaço pericárdico. Essa condição pode levar a uma compressão do coração, conhecida como tamponamento cardíaco, que compromete a capacidade de bombear sangue adequadamente (MACHADO et al, 2020).
Dessa forma, é de emergência médica a descompressão cardíaca, sendo a pressão pericárdica maior que intracardíaca levando à diminuição do enchimento ventricular com queda do volume sistólico e débito cardíaco. Assim, intervenções cirúrgicas devem ser efetuadas para estabelecer a hemodinâmica do paciente.
Método
Compreende um relato de caso de prevalência no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen em Itajaí/SC no período de 30/10/2023. São descritos os dados essenciais da anamnese, condutas de emergência, exames complementares, seguidos pelas condutas cirúrgicas.
Descrição do Caso
Homem, CIS, 17 anos, branco, vítima de ferimento por arma branca (FAB) em tórax anterior a esquerda com drenagem torácica em UPA Cordeiros, no qual foi drenado 1200ml de líquidosanguinolento. Paciente evolui com Parada Cardiorrespiratória (PCR) sendo reanimado pela equipe do SAMU e transferido ao Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. No hospital foi realizado FAST confirmando o diagnóstico de derrame pericárdico com hematoma pericárdico e após isso, como encontrava-se hemodinamicamente instável, foi sedado, entubado e utilizado noradrenalina. Como conduta, foi realizado uma exploração do orifício de entrada com transfixação de caixa torácica e visualizado provável acometimento do pericárdio o qual demandou uma punção do líquido pericárdico para melhora hemodinâmica do paciente. Depois, foi optado pela realização de uma toracotomia exploradora de emergência com diagnóstico de lesão sangrante e ventrículo direito, levando à sutura direta e revisão exaustiva de hemostasia. Além disso, foi evidenciado pequena lesão pulmonar não sangrante, sem conduta. Finalizou-se com fechamento da toracotomia por planos e reposicionamento do dreno torácico. Paciente evolui bem hemodinamicamente após toracotomia com boa evolução clínica.
Conclusão
Infere-se, portanto, a complexidade do caso e a importância da agilidade do profissional, bem como a conduta de emergência e conhecimento técnico cirúrgico e exames cardiológicos. Por fim, ressalta-se o êxito cirúrgico e profissional sendo capaz de avaliar, realizar e conduzir o caso para melhor recuperação pós-cirúrgica do paciente.
Bibliografia
FAUCI, Anthony S.; KASPER, Dennis L.; HAUSER, Stephen L.; LONGO, Dan L.; JAMESON, J. Larry; LOSCALZO, Joseph (Org.). Princípios de Medicina Interna. 21. ed. Porto Alegre: Artmed, 2022.
Koganti, D., Beekley, A.C. (2018). Fundamentals of Exploratory Thoracotomy for Trauma. In: Palazzo, F. (eds) Fundamentals of General Surgery. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-75656-1_21
MACHADO, G. G. C.; NEVES, A. S. (Org.). Tratado de Cirurgia. 10. ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2023.
Yıldız Potter, İ., Leo, M.M., Vaziri, A. et al. Automated detection and localization of pericardial effusion from point-of-care cardiac ultrasound examination. Med Biol Eng Comput 61, 1947–1959 (2023). https://doi.org/10.1007/s11517-023-02855-6
Área
Clínica Médica
Categoria
Prevalência
Instituições
UNIVALI - Santa Catarina - Brasil
Autores
TALIA SILVANO