Dados do Trabalho
Título
Púrpura de Henoch-Schönlein com injuria renal aguda em paciente de meia idade: um relato de caso
Introdução
A púrpura de Henoch-Schonlein (PHS) é uma vasculite de pequenos vasos caracterizada pela presença de púrpura não plaquetopênica, com alterações cutâneas e viscerais, de mecanismo imunológico mediado por IgA. Imunocomplexos de anticorpos IgA formados a partir da exposição a algum antígeno específico se depositam nos pequenos vasos de estruturas como rim, pele e articulações, produzindo uma resposta inflamatória responsável pelo quadro clínico. É mais comum no sexo masculino e entre 3-10 anos de idade.
Método
Trata-se de um relato de caso, observacional e retrospectivo. Dados obtidos através da coleta em prontuário do serviço de clínica médica de um hospital do estado de Santa Catarina.
Descrição do Caso
Masculino, 56 anos, em tratamento de neoplasia de trato gastrintestinal e encaminhado para avaliação devido a aparecimento de púrpuras em membros inferiores (MMII), há 9 dias, associado à febrículas e poliartrite de grandes articulações. Sem uso de medicações recentes e sem sintomas semelhantes previamente. Sorologia para dengue não reagente.
Ao exame físico apresentava púrpuras palpáveis, não pruriginosas, sem desaparecimento à digitopressão, em MMII. Iniciado prednisona (10mg/dia). A hipótese de vasculite por IgA surgira devido às características das lesões de pele, artralgia e alteração dos exames laboratoriais com IgA e provas inflamatórias aumentadas, relação albumina/creatinina 1.259, complemento normal e FR negativo. Prescritos diurético tiazídico e inibidor da enzima conversora de angiotensina, além de pulsoterapia devido a lesão renal (proteinúria, hemoglobinúria e hiperuremia). Anatomopatológico de pele realizado na internação sugeriu vasculite leucocitoclástica, típico da PHS, e então foi solicitada biópsia renal. Paciente evoluiu com melhora clínica e laboratorial, recebendo alta e orientado retorno com resultado de biópsia renal. O exame evidenciou glomerulonefrite proliferativa difusa com necrose fibrinóide de alças capilares, compatível com vasculite por IgA e imunofluorescência positiva com predomínio de IgA, policlonal, em glomérulos e pequenos vasos.
Conclusão
Este caso destaca a relevância de considerar PHS no diagnóstico de púrpuras em adultos, embora seja mais comum em crianças. O quadro clínico típico, associado às provas laboratoriais, indicam a necessidade de tratamento imediato, mesmo que de forma empírica, sem confirmação anatomopatológica.
O imunossupressor foi essencial para a melhora do paciente, evitando a progressão da lesão renal.
Bibliografia
Kidney Disease: Improving Global Outcomes (KDIGO). Glomerular Diseases Work Group. KDIGO 2021 Clinical Practice Guideline for the Management of Glomerular Diseases. Kidney Int. 2021; 100(4S):S1-276.
Bonetto C, Trotta F, Felicetti P, et al. Vasculitis as an adverse event following immunization - Systematic literature review. Vaccine. 2016; 34(51):6641-6651.
Kang Y, Park JS, Ha YJ, et al. Differences in clinical manifestations and outcomes between adult and child patients with Henoch-Schönlein purpura. J Korean Med Sci. 2014; 29(2):198-203.
Área
Clínica Médica
Categoria
Caso Controle
Instituições
Hospital Santa Isabel - Santa Catarina - Brasil, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil
Autores
STEPHANIE PIANARO DE CASTRO, Lucas Restelli, Ana Julia Lemkuhl Longen