Dados do Trabalho


Título

Avaliação de gestantes com sífilis e histórico de reação alérgica a penicilina – resultados do NARTAD

Introdução

Gestantes com sífilis e alérgicas à penicilina merecem atenção especial. O risco materno-fetal de uma reação de hipersensibilidade, como anafilaxia, deve ser suplantado para se promover o benefício do tratamento de uma infecção congênita. Esse é um dos papeis do Núcleo de Avaliação de Reações do Tipo Alérgico a Drogas (NARTAD), o qual atende pacientes com história de alergia à penicilina, entre os quais, gestantes com sífilis. Nenhuma avaliação do perfil dessas pacientes tinha sido ainda realizada. Isso tem relevância por destacar a problemática da alergia à penicilina nesse grupo específico.

Método

Este é um trabalho retrospectivo, que se baseou em consulta de registros médicos e prontuários de pacientes atendidas no NARTAD, subsequente compilação de dados em base informatizada e análise descritiva. O estudo foi aprovado no CEPSH da UFSC.

Resultados

Foram atendidas 24 gestantes com sífilis e história de alergia à penicilina. A média de idade foi 27,01 anos e de idade gestacional foi 17,05 semanas. História não sugestiva de hipersensibilidade foi relatada por 14 delas, e 23 apresentaram testes cutâneos negativos. Apenas uma teve testes cutâneos inconclusivos, necessitando ser dessensibilizada. Todas receberam a primeira dose de penicilina de forma segura e eficaz.

Conclusão

Gestantes com sífilis e história de alergia à penicilina foram na maioria adulto-jovens, brancas, procedentes de Florianópolis, antes do terceiro trimestre de gestação. Todas tiveram testes cutâneos e/ou dessensibilização negativos e obtiveram desfecho favorável com aplicação da primeira dose de penicilina.

Bibliografia

Har D, Solensky R. Penicillin and Beta-Lactam Hypersensitivity. Immunol Allergy Clin North Am. 2017 Nov;37(4):643-62.
Drug allergy: An updated practice parameter. Annals Allergy Asthma and Immunology. 2010;105(4):259-73
Shenoy ES, Macy E, Rowe T, Blumenthal KG. Evaluation and Management of Penicillin Allergy. JAMA. 2019;321(2):188-99

Área

Clínica Médica

Categoria

Prevalência

Instituições

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

ALESSANDRO VALERIO DE CARVALHO JUNIOR, Luis Vanderlei Rigol Junior¹, Jane da Silva