Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: SALMONELOSE EM PACIENTE COM MÚLTIPLAS COMORBIDADES

Introdução

As bactérias do gênero Salmonella são causa comum de infecções alimentares e podem ser ingeridas por meio de água e alimentos contaminados. A infecção entérica pode ser de intensidade variável, tendendo à gravidade em crianças menores de 12 meses, adultos maiores de 50 anos e imunossuprimidos.

Método

As informações contidas nesta descrição de caso clínico foram obtidas por meio de revisão de prontuário, entrevista e análise de exames diagnósticos.

Descrição do Caso

Paciente R.R., masculino, 55 anos, com diagnóstico prévio de hipertensão, diabetes tipo 2, gota, esteatose hepática e cálculo renal coraliforme à esquerda, foi admitido no Pronto Socorro com dor abdominal difusa acompanhada de náusea e vômitos, 6-8 episódios diários de diarreia, mialgia, febre não aferida e anúria. A esposa relatava ainda um episódio de fezes pretas, compatível com melena. Os laboratoriais evidenciavam creatinina de 9,1mg/dl e o paciente persistia anúrico mesmo após passagem de sonda vesical
de demora. Foi levantada a hipótese de leptospirose, iniciada Ampicilina + Sulbactam e precedida internação. O paciente evoluiu com leucocitose com desvio à esquerda, hipocalcemia, hiperuricemia, hiperfosfatemia, hiperlactatemia e elevação de CPK, caracterizando um quadro de rabdomiólise. A nova dosagem de creatinina foi de 10,7mg/dl, sendo diagnosticado com lesão renal aguda KDIGO III. Uma tomografia de abdome realizada mostrou alterações compatíveis com quadro inflamatório ou infeccioso. Dentre os demais exames, destaca-se exame parasitológico de fezes negativo e pesquisa de leucócitos fecais positiva. Os resultados da coprocultura e hemoculturas indicaram a presença de Salmonella sp. Assim, guiada pelo antibiograma, a antibioticoterapia foi substituída por Ceftriaxona. O paciente seguiu sem melhora significativa do quadro diarreico, sendo associado Metronidazol ao tratamento, com boa resposta e evolução clínica.

Conclusão

O caso relatado trata de um paciente com mais de 50 anos e múltiplas comorbidades que apresentou quadro grave de salmonelose e lesão renal aguda associada. A infecção por Salmonella tende a ser autolimitada, mas devido às comorbidades e idade do paciente, foi necessária internação hospitalar para manejo da doença e controle das complicações.

Bibliografia

1. N KOTTON, K. Nontyphoidal Salmonella: Epidemiology, microbiology,
and pathogenesis. Disponível em: n o n t y p h o i d a l - s a l m o n e l l a - e p i d e m i o l o g y - m i c r o b i o l o g y - a n d -
pathogenesis#topicContent>. Acesso em: 14 ago. 2024.
2. BALASUBRAMANIAN, R. The global burden and epidemiology of
invasive non-typhoidal Salmonella infections. Disponível em: pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30081708/>. Acesso em: 14 ago. 2024.
3. BRASIL. Manual técnico de diagnóstico laboratorial de Salmonella spp.:
diagnóstico laboratorial do gênero Salmonella. Secretaria de Vigilância em Saúde,
Fundação Oswaldo Cruz. Laboratório de Referência Nacional de Enteroinfecções
Bacterianas. Instituto Adolfo Lutz. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011, 60 p.

Área

Clínica Médica

Categoria

Caso Controle

Instituições

Universidade de Caxias do Sul (UCS) - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

LIVIA BALLARDIN ARCARO, RAFAELA BASSO, FELIPE SCHIRMER BOFF