Dados do Trabalho


Título

PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA AVALIAÇAO DA TAXA EQUIVALENTE DE INDISPONIBILIDADE FORÇADA PARA SISTEMAS FOTOVOLTAICOS

Palavras Chave

O Brasil possui um mercado de energia solar fotovoltaica (FV) consolidado para sistemas de geração distribuída e geração centralizada conectados ao sistema de transmissão. Os sistemas de geração centralizados possuem uma parcela de sua instalação associada aos leilões de energia promovidos pelo governo brasileiro por meio da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). De acordo com (EPE, 2020), desde 2013 foram submetidos ao cadastro para participação em leilões de energia 5.400 projetos de geração centralizada FV.
O cadastramento de projetos para participação nos leilões deve seguir as diretrizes descritas por (EPE, 2021), em que se destaca a necessidade dos projetos apresentarem o cálculo de garantia física (GF) baseado na produção anual de energia certificada (P50ac) e nos índices de Taxa Equivalente de Indisponibilidade Forçada (TEIF), Indisponibilidade Programada (IP), e Estimativa Anual de Consumo Interno e Perdas Elétricas até o Ponto de Medição Individual (ΔP). Enquanto que a P50ac é obtida conforme descrito pela EPE, a ΔP é obtida a partir das características de eficiência dos equipamentos, perdas no sistema de cabeamentos e uso de equipamentos, e a IP é obtida pelos tempos de parada estipulados pelo planejamento de operação da usina FV, o índice TEIF possui uma descrição genérica, sem uma definição clara sobre a sua caracterização ou mesmo valores de referência.
Ainda sobre a GF e os valores apresentados pelos projetos FV que foram instalados a partir dos leilões de energia, segundo (EPE, 2020) e (EPE, 2021) foi necessária a revisão das GF informadas durante o cadastramento dos projetos em leilão. Essa revisão deu-se devido a mudanças nas características técnicas dos projetos instalados, tendo sido apresentados novos valores de P50ac, TEIF, IP e ΔP para os novos projetos. Porém, nos documentos não constam premissas utilizadas para os novos valores de TEIF e IP, sendo abordadas apenas premissas relativas aos valores de P50ac e ΔP. Dessa forma, este trabalho tem como foco a caracterização do índice TEIF, a fim de fornecer um melhor entendimento sobre este índice por meio de aplicação de uma metodologia simplificada para seu cálculo e analise dos valores que possam ser obtidos em sistemas de geração FV.
O trabalho está organizado em seis seções, com a segunda seção apresentando a equação utilizada pela EPE para o cálculo da GF, a terceira apresentando uma metodologia simplificada para o cálculo da TEIF, a seção quatro uma revisão dos valores base para cálculo da TEIF, a cinco mostrando o cálculo da TEIF para diversos sistemas de geração FV e uma análise da variação dos valores base, e a seção seis finalizando com as conclusões obtidas no trabalho.

Área

Conversão fotovoltaica

Instituições

Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

JOSE CESAR DE SOUZA ALMEIDA NETO, ALEX RENAN ARRIFANO MANITO, ROBERTO ZILLES, JOÃO TAVARES PINHO