IX Congresso Catarinense de Obstetrícia e Ginecologia, IV Congresso Catarinense de Perinatologia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES IDENTIFICADAS POR PUERPERAS E SEUS ACOMPANHANTES EM RELAÇAO OS CUIDADOS RCEBIDOS NA MATERNIDADE

Introdução

Considerar a satisfação materna e de seus acompanhantes com o cuidado recebido na maternidade é um indicador para qualificar a atenção obstétrica e neonatal.¹ Este fato demonstra a importância do desempenho da equipe de saúde durante o trabalho de parto, parto e nascimento que poderá repercutir positivamente ou não na vida da mulher e do recém-nascido.² Este estudo teve como objetivo compreender a percepção das puérperas e seus acompanhantes sobre os cuidados de enfermagem recebidos na maternidade.

Métodos

Pesquisa de abordagem qualitativa baseada nos princípios da Teoria Fundamentada nos Dados conforme a vertente Straussiana. A coleta dos dados correu através de 12 entrevistas com puérperas e seus acompanhantes, no período de fevereiro a julho de 2016, em dois alojamentos conjuntos de hospitais da região sul do Brasil. A análise dos dados foi realizada através de codificação aberta e axial. O estudo respeitou os aspectos éticos e foi aprovado pelo comitê de ética sob o número de parecer: 1.148.080/2016 e CAEE: 43112415.5.0000.0121.

Resultados

A partir da análise dos dados emergiu a categoria: Percepção sobre os cuidados recebidos na Maternidade e as subcategorias: O cuidado no trabalho de parto e parto no Centro Obstétrico; Cuidando da Puérpera no Alojamento Conjunto e Cuidando do Recém-nascido no Alojamento Conjunto.

Conclusões

A maioria das puérperas e seus acompanhantes ficaram satisfeitos com os cuidados recebidos na maternidade, mas sugeriram melhorias para a assistência prestada. Contudo, se evidenciou a falta de preparo das puérperas e de seus acompanhantes durante o pré-natal sobre o trabalho de parto, parto, nascimentos e cuidados com o recém-nascido.

Área

Ginecologia e Obstetrícia

Instituições

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Karina Graziela Jochem Marques, Marli Terezinha Stein Backes, Pattrícia Rosa Damiani