IX Congresso Catarinense de Obstetrícia e Ginecologia, IV Congresso Catarinense de Perinatologia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTANCIA DO TRABALHO MULTIPROFISSIONAL EM UNIDADE DE ATENÇAO GINECOLOGICA EM UM HOSPITAL UNIVERSITARIO: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

Uma equipe multiprofissional é um grupo formado por diferentes áreas do conhecimento, que trabalha de forma coletiva para alcançar um objetivo comum de forma a dar mais sentido à conexão entre prática e teoria, ampliar a compreensão dos problemas e resoluções sobre saúde, bem como solidificar, de forma qualificada, a concepção ampliada de saúde. O trabalho de cada área profissional é compreendido como conjunto de atribuições necessárias em todos os aspectos, onde se praticam ações que visam melhorar a qualidade de saúde e de vida das mulheres. O presente estudo, tem como objetivo principal compreender a relevância do trabalho como equipe multiprofissional em uma unidade de internação ginecológica.

Métodos

Trata-se de relato de experiência, a partir da vivência dos profissionais envolvidos no cuidado e na assistência multiprofissional na saúde da mulher, que objetiva o cuidado seguro e de qualidade, atendendo as políticas públicas que envolvem a saúde da mulher.

Resultados

O trabalho multiprofissional engloba três fatores de abordagem: capacitação; interface do trabalho; e a autonomia dos profissionais, não podendo ser tutorado ou comandado por outra especialidade . É o chamado: inter-relação das ações. É notório que a obtenção de melhores resultados requer mudanças assistenciais muitas vezes complexas, mas possíveis, e dependem de esforços contínuos de todos os profissionais envolvidos. A resolução de problemas, dificuldades, dúvidas e necessidades, não é uma realidade plena, mas há uma melhora significativa nesta demanda, a partir de programas que possibilitem este cuidado.

Conclusões

Conclui-se que o trabalho em equipe multiprofissional consiste uma modalidade de trabalho coletivo que se configura na relação recíproca entre as múltiplas intervenções técnicas e a interação dos agentes de diferentes áreas profissionais, com o objetivo de garantir os direitos e buscando responder às demandas específicas da mulher.

Área

Ginecologia e Obstetrícia

Autores

Adnairdes Cabral de Sena, Carmel Capitani Giongo, Miriane Pereira Drews, Rosa Mendes Cardoso