IX Congresso Catarinense de Obstetrícia e Ginecologia, IV Congresso Catarinense de Perinatologia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

CARCINOMA BASOCELULAR EM TOPOGRAFIA GENITAL

Relato de Caso

Paciente feminina, 74 anos, procura atendimento por prurido vulvar e fissura em grande lábio esquerdo de difícil cicatrização apesar de diversos cremes locais há 1 ano. Relata uso de vários tratamentos tópicos como corticóide e creme antifúngico sem resultado. Ao exame de vulvoscopia, observa-se vulva com características senis com área de ulceração na face interna do pequeno lábio com extensão de aproximadamente 1 cm no eixo longitudinal. Nega outras queixas ginecológicas.
Diante do exposto, por se tratar de uma paciente septuagenária, onde o risco de neoplasias é maior e por não haver diagnostico clínico que possibilitasse tratamento efetivo, optou-se por biópsia excisional. O resultado anatomopatológico descreve a lesão como carcinoma basocelular ulcerado variante nodular sem sinais detectáveis de invasão vascular e perineural tendo margens cirúrgicas livres.
O carcinoma basocelular (CBC) é uma neoplasia maligna de células basais da epiderme ou da bainha externa do folículo piloso e é relacionada a fotoexposição. Por essa associação, CBC da região perineal-genital é bastante raro. Sendo diagnosticado em 51 pacientes dentre 18.943 casos de CBC (0,27%) de série de casos estudados em 2001, nos Estados Unidos. Entretanto, há um risco referido de maior chance de metástases aos CBC incidentes nessa região anatômica. A apresentação clínica predominante da região perineal-genital foi de lesão em placa eritematosa ou de lesão nodular e, menos frequentemente, de lesão ulcerada. Esse caso reitera a importância de realização de biópsia em toda lesão ulcerada com mais de 3 meses de evolução sem sinais de cicatrização para estabelecer um diagnóstico acurado e ofertar o seu tratamento adequado.

Área

Ginecologia e Obstetrícia

Autores

Margot Marrie Martins, Luiz Fernando Sommacal, Margel Pivetta Cantarelli, Eimi Nascimento Pacheco, Mariana Mariko Nakasono Molin, Alessandra Portella Martins, Amanda Roepke Tiedje, Luciano Brasil Graziottin Rangel, Alberto Trapani Jr