IX Congresso Catarinense de Obstetrícia e Ginecologia, IV Congresso Catarinense de Perinatologia

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

RESULTADOS EM FERTILIZAÇAO IN VITRO POR INJEÇAO INTRACITOPLASMATICA DE ESPERMATOZOIDE (ICSI).

Introdução

A ICSI é a técnica mais comumente utilizada em reprodução assistida na atualidade devido seus resultados satisfatórios em relação à fertilização e desenvolvimento embrionário inicial em laboratório. Neste contexto, o presente estudo objetivou avaliar os resultados provenientes de ciclos de fertilização in vitro da Clínica Fecondare, localizada em Florianópolis/SC, no primeiro bimestre de 2019.

Métodos

Foram coletados a partir dos prontuários laboratoriais das pacientes de janeiro a março de 2019 dados relacionados à qualidade do desenvolvimento embrionário em laboratório e presença ou não de gestação e/ou aborto, tanto em ciclos com transferência embrionária a fresco ou de embriões descongelados em ciclos posteriores. Estes dados foram tabelados no programa Microsoft Excel e, com isso, foram calculadas: média de idade das pacientes, média de oócitos captados através de punção ovariana, taxa de oócitos maduros, taxa de fertilização, taxa de blastocisto, taxa de gestação e taxa de aborto.

Resultados

Foram analisados ciclos de 89 pacientes, numa média de idade de 36,2 anos. A média de oócitos captados através de punção ovariana foi de 7,7, sendo uma taxa de 88% de oócitos maduros MII. A taxa de fertilização foi de 78%, e a taxa de blastocisto de 42%. A taxa de gestação geral por transferência embrionária foi de 52%, com uma taxa de aborto geral de 22%. Quando se estratificou por tipo de transferência, a taxa de gestação por transferência a fresco foi de 57%, com uma taxa de aborto de 25%. Já a taxa de gestação por transferência de embrião descongelado foi de 51%, com uma taxa de aborto de 22%.

Conclusões

Os resultados do laboratório de fertilização in vitro da Clínica Fecondare estão de acordo com o descrito na literatura e confirmam a eficiência da técnica de injeção intracitoplasmática de espermatozoide como ferramenta médica para o tratamento da infertilidade.

Área

Ginecologia e Obstetrícia

Instituições

Fecondare - Santa Catarina - Brasil

Autores

Fernanda Souza Peruzzato, Vanessa Mesquita Prada, Jean Louis Maillard, Marcelo Costa Ferreira, Ana Lucia Bertini Zarth, Ricardo Nascimento